segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ANALISANDO A EQUIPE DE GOVERNO ANTÔNIO FRANÇA

Parte superior: Habnyesley Carvalho, Ernesto Basílio, Alexandre Assaiante, Alex Pedrosa, Natinho, Fifa, Paulo Henrique, Antônio França (Prefeito eleito), Cacimbão, Simão Reis, Galileu Fraga, - Parte abaixo: Jorge Henrique, Everson Veloso (Vice-prefeito), Pedro Edílson, Luciana de Castro, Milena Krause (sec. França), Sangela Medeiros, Conceição Cunha, Jéssica Curvina (advodaga), Valdete Cruz, Socorro Almeida e Vinicius Costa

   Administração: Paulo Henrique da Silva – Conheço Paulo desde 1986, época que entramos para serviço público, na antiga SUCAM, através da Portaria Ministerial nº 852. Um excelente profissional. Pessoa de boa índole e bom “camarada” como colega de trabalho tanto na Sucam como na Prefeitura Municipal de Pedreiras, até a data de 14 de outubro, último dia de nossa prestação de serviço por essa municipalidade. Extremamente organizado e um profundo conhecedor de Leis e Administração Pública. Tais conhecimentos de teoria e prática não lhe permite ser soberbo e arrogante. Uma pessoa que está sempre a postos para orientar os companheiros sobre o que deve e o que não deve ser feito na administração pública. Os meus questionamentos, embora sendo seu amigo, são os seguintes: Paulo está governo. É o gestor da Secretaria de Controladoria do Município. E, como tal, tudo que se passa na administração Totonho Chicote, é do conhecimento dele, pois ele precisa dessa informação para poder pensar a máquina administrativa. Ele é o cérebro da Prefeitura. Ou seja, ele é na qualidade de um profundo conhecedor de Administração Pública é quem vai determinar o que o Gestor Municipal deve ou não fazer. Então, os meus questionamentos são na linha de qual política Paulo Henrique da Silva vai adotar para o novo Prefeito não incorrer nos mesmos erros que levaram Totonho Chicote ao fracasso e até mesmo ao seu afastamento do cargo, correndo o risco ainda de responder processos administrativos mesmo depois que deixar o cargo. E, na hora de fazer a transição, Paulo vai passar o governo para ele mesmo já que ora está Controlador do Município de Pedreiras? Bom, eu teria muito mais questionamentos para fazer ao meu leitor sobre essa escolha, mas com a preocupação de deixar de lado que eu tenho a maior admiração e respeito pelo futuro Secretário de Administração já que somos amigos e até dias atrás colegas de trabalho. Obs: os processos que levaram ao afastamento do Prefeito Totonho Chicote não foram no período da gestão de Paulo Henrique.    

   Planejamento: Habnyesley Carvalho – Já o conheço há um bom tempo. Tive a oportunidade de trabalhar com ele na Faculdade de Educação São Francisco quando estive à frente do Departamento de Marketing daquela Casa de Ensino Superior. Muito sério e comprometido com o trabalho que conhece e faz. Na qualidade de planejador do município tem tudo para dar certo, uma vez que se trata de um profissional extremamente perfeccionista e organizado. Embora seja tímido e de poucas palavras, mas em público ele cresce, tem uma boa oratória. A sua personalidade introspectiva faz jus à pasta a qual lhe fora conferido. Tem uma qualidade que poucas pessoas têm: é discreto.  

      Saúde: Valdete Maria Cruz – Essa ninguém tinha dúvida. Foi uma boa escolha e o prefeito Antônio França está de parabéns pela escolha. Dra. Valdete Cruz já tem serviços prestados nessa cidade não só na saúde, mas no próprio social e na vida cultural, religiosa e histórica da cidade. Se aliar a competência com o carisma que tem, vai fazer um excelente trabalho. Poderia me alongar mais ainda falando dessa mulher, mas só em saber que foi uma boa escolha, isso já nos tranquiliza.

    Educação: Maria da Conceição Cunha – Perdão em dizer-lhes que essa eu não conheço. Mas ouvi o prefeito Antônio França dizer no programa Tribuna 101, que a mesma é uma indicação da Dona Aldenôra Velôso. E, se é uma indicação da nossa maior referência de Educação da Região, então, sábio o prefeito que acatou, pois jamais Dona Aldenôra Velôso iria indicar uma pessoa sem ter competência.  

  Assistência Social: Maria do Socorro Leite – Dentre os escolhidos podemos dizer que é a mais experiente pelos seus anos de vida, pelo tempo que milita na política, pelo respeito e respaldo que sempre teve de emprestar o seu nome em prol de várias candidaturas de sucesso. Dona Socorro Leite pode ser o grande diferencial desse governo, pelo conhecimento que ela tem com a realidade do nosso município. Embora represente a camada da sociedade favorecida devido ao poder aquisitivo que tem, Dona Socorro Leite sempre foi uma pessoa de ação, e o social é uma marca em sua vida. Sendo bem assessorada por uma equipe que conheça os caminhos das pedras, aliando a sua popularidade e carisma, a cidade vai poder ganhar muito com essa escolha.

   Infraestrutura: Francisco Flávio (Cacimbão) – Outro que já estava na cara, que no meu ponto de vista era certo para tal pasta. E, se não fosse ele, quem seria? Certas funções estão impregnadas na alma do perfil de cada pessoa. Meu amigo Cacimba (é assim que eu o chamo), eu tenho certeza que ele não vê a hora de assumir essa Secretaria e partir para cima. Ele tem traquejo nessa área, conhece o povo, as ruas e toda a cidade. Cacimbão é povo e o povo já o conhece. Uma cousa eu digo: o rapaz vai ter que trabalhar muito para dar uma visão melhorada a essa cidade. Avante e boa sorte, amigo!

    Agricultura: José Wilson (Fifa) – Algumas funções no serviço público não precisa a pessoa ter o conhecimento teórico para assumir, pois com os dias, aprende-se e se chega à perfeição. O que mais se precisa de um gestor à frente de uma pasta é honestidade e humildade. E, isso, o meu compadre Fifa tem de sobra. Esse eu conheço há 35 (trinta e cinco) anos. Sei da sua capacidade de trabalho e de poder crescer aonde chega. Já tem experiência na pasta, pois sou testemunha do seu trabalho ainda no governo Lenoilson.

    Esporte: Raimundo Nonato de Moura (Natinho) – Eu costumo dizer que em Pedreiras têm algumas pessoas que mesmo que elas não tenham um cargo público no alto escalão da Prefeitura, ela bem antes já desenvolve o seu papel como tal. É caso desse cidadão, o Natinho. Mesmo sem apoio de ninguém, ele sempre mexeu com o esporte aqui na cidade de Pedreiras. Agora, com a oportunidade de estar à frente da Secretaria de Esporte é a oportunidade que tem de fazer um bom trabalho para o nosso esporte tão carente de apoio.

    Meio Ambiente: Simão Cirineu – Esse já é bem conhecido pela população de Pedreiras e é outro que conheço desde 1986, no mesmo ano que entramos para o serviço público, na antiga SUCAM, no mesmo tempo de Paulo Henrique. Já tem militância de Sindicato e Conselhos Municipais. Tem sido presente nos debates não só da questão ambiental, mas dos problemas da cidade em geral. Como mestre de cerimônias nas diversas conferências que já apresentei, sempre vejo Simão Cirineu dando a sua parcela de contribuição e colocando suas ideias em questão. Jeito aparentemente durão, serio e muito “caxias” quando o assunto é trabalho. Vai ter muitos problemas pela frente na questão ambiental no município. Se já tem a fama de duro, vai ter que ser mais ainda, pois governar é contrariar os que infligem as leis e, aqui nessa cidade, ninguém respeita Lei Ambiental. Se não se impuser, se não se revestir de xerife, não vai conseguir fazer as coisas andarem.

   Finanças: Eliud Santos – É sempre uma honra inarrável poder falar da pessoa desse cidadão que entrou e saiu da política sem nada que manchasse a sua conduta e personalidade. Já esteve vereador e foi bastante combatente e ativo no exercício de seu mandato. Bacharel em História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, foi professor da rede estadual de ensino e por muitos anos trabalhou no Colégio Olindina Nunes Freire. Esse eu conheço. É sério e muito honesto. Fundador do Partido dos Trabalhadores em Pedreiras, mas o tempo que esteve filiado na sigla jamais se deixou levar por atos que pudesse colocar o seu nome em dúvida. Boa escolha do prefeito Antônio França. Para mexer com dinheiro a pessoa além de parecer tem que ser honesta.

   Assessoria Especial: Ernesto Basílio – Foi meu professor de uma disciplina na Faculdade de Educação São Francisco – FAESF. Muito inteligente e competente. Tem tudo para ser uma das cabeças pensantes desse governo.

    Assessoria Especial: Alexandre Assaiante – Pela afinidade que tenho com a família Assaiante e Marinho, sou suspeita a tecer comentários sobre Dr. Alexandre. Uma cousa eu tenho certeza: quando um governo é formado por pessoas humanas e de bom coração, é possível que se faça um bom trabalho.

   Presidente da CPL: Galileu Fraga – Para ser sincero, não o conheço na intimidade. Nunca trocamos um “oi”, bom dia, boa tarde ou boa noite. Sei que se trata de uma autoridade de segurança pública paga para defender o cidadão de bem. Vi-o várias vezes nos corredores da Prefeitura de Pedreiras, na qual mantém um contrato de prestação de serviço de internet.

    Pregoeiro: Alex Pedrosa – Apesar de já ter trabalhado no governo Totonho Chicote, eu não me lembro dessa pessoa.

   Assessoria Jurídica: Pedro Bezerra de Castro – É outro que devido a nossa amizade e os longos anos de conhecimento, também sou suspeito a falar desse grande profissional. Uma cousa eu não omito: Pedro Edilson é um dos grandes advogados da nossa cidade, é filho de Pedreiras e ama essa terra como ninguém.

   Instituto de Previdência: Luciana de Castro – Com toda certeza e com conhecimento de causa, pois eu já passei por lá, foram 10 anos. É o maior abacaxi que existe na Prefeitura de Pedreiras. Como dizem por aí, é uma “bomba-relógio” que pode explodir ou quebrar a qualquer hora. Que a nova gestora do Instituto, juntamente com o novo prefeito possam encontrar soluções para salvar o salário garantido daqueles que por muitos anos se doaram ao serviço público.





2 comentários:

  1. Sobre o presidente da CPL, o mesmo já desempenhou esta função em outras oportunidades e tem como prioridade a eficiência no uso dos recurso. Busca o melhor, dentro do que tem a disposição. Sou suspeito, mas acredito na competência do mesmo, pois falo com conhecimento de causa.

    ResponderExcluir
  2. Aos demais dou um voto de confiança, acreditando que suas escolhas foram por mérito.

    ResponderExcluir