quinta-feira, 17 de novembro de 2016

MOTOTAXISTAS: QUEM SE IMPORTA COM ELES?

COTIDIANO 
("Louro e Eliésio) 

Há anos que todos os dias ao passar pela Rua das Laranjeiras, precisamente no espaço que compreende Praça Dr. Laguinho e o Fórum de Pedreiras, no bairro do Goiabal, na cidade de Pedreiras-MA, um detalhe me chama atenção e, sempre que passava, pensava em parar e conversar com dois mototaxistas que ficam fazendo ponto na referida praça.

Hoje, quinta-feira (17), de forma natural, nada marcado e combinado, resolvi parar e conversar um pouco com os dois mototaxistas, que se chamam Antônio Regino Rodrigues da Cunha (Louro) e Eliésio Rodrigues Moreira, conhecido como Moreira; e, procurei dar destaque às conversas de cada um. 

("Louro")

Baseado com o que ouvi de Antônio Regino Rodrigues da Cunha, ele é conhecido na cidade com o apelido de “Louro”, e, há 18 anos, desde 1998, exerce a profissão de mototaxista; e, sempre, durante todo esse tempo, fez ponto em frente ao Fórum da cidade de Pedreiras.

“Louro” é casado e sua esposa está gestante de 5 (cinco) meses, uma criança que está sendo esperada com muita alegria pelo casal. Quando perguntei o nível de escolaridade de “Louro”, ele me disse que estudou só até o primeiro ano do ensino médio e lamenta não ter dado prosseguimento. 

Quando toquei na parte que se refere à sua categoria, ele, de forma triste, disse que a sua profissão não é muito valorizada pelas pessoas, pelo poder público local que nunca deu apoio e nem mesmo os próprios companheiros se organizam no sentido de que a categoria tivesse seus direitos até mesmo quando fosse se aposentar, mas infelizmente, nem sequer, um sindicato tem para organizar e orientar a classe.

Disse que mora na Rua São Raimundo, no bairro São Francisco e, enquanto não aparecer um trabalho melhor, não larga de ser mototaxista, pois é a única fonte de ganhar seu dinheiro e manter a sua família. Falou que a esposa trabalha quando aparece um contrato, mas no momento está desempregada.

Está torcendo para que o novo prefeito eleito Antônio França possa cumprir o que prometeu, que é olhar para a cidade e o seu povo que está a mercê do desespero devido tanto abandono e desemprego.


(Eliésio)

Já do outro motototaxista, o Eliésio Rodrigues Moreira, apelidado de “Moreira, eu consegui registrar na memória que o mesmo já tem 15 anos como mototaxista; e, todo esse tempo fazendo ponto enfrente Fórum de Pedreiras. Eliésio já é direferente: ele tem um emprego, em 05 de agosto 2008, foi efetivado através de concurso público, na função de vigia no município de Pedreiras.

Segundo Eliésio, o salário que ganha como vigia não é suficiente para manter a família. Então, aproveita as horas de folga para acrescentar a renda familiar com as corridas de mototáxis.

Eliésio é casado com Maria Juceir, tem duas filhas que já estão se formando: uma fisioterapeuta e outra Farmácia. Estudou ensino médio completo e atualmente reside na Rua 15 de novembro, no bairro do Diogo.

Das coisas desagradáveis que já presenciou no exercício da profissão destacou uma, que foi a tentativa de assalto que sofreu, mas graças a Deus sem sucesso dos meliantes.

Quanto à organização da categoria também lamenta a falta de união da classe. O que lhe deixa triste na profissão é o comportamento de pessoas que se passam por mototaxistas que se aproveitam para enganar as pessoas, como pegar dinheiro de senhoras idosas e sumir, sem devolver o troco.

Disse que o único político que tentou fazer algo pela classe foi só Dr. Lenoilson, até agora, mas os próprios mototaxistas não se interessaram e nada foi para frente.

Lembro-me de Eliésio jogando bola no time dos artistas de Pedreiras, mas segundo ele, parou, pois o joelho deu um problema e não dá mais. Vai continuar trabalhando como mototaxista e não pretende parar agora.




(Fórum de Pedreiras/MA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário