terça-feira, 22 de novembro de 2016

PEDREIRAS, SUA HISTÓRIA E SUA GENTE...

“SEU” JOÃO FLORIANO, A VOZ DA PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO. UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE PEDREIRAS.  



“Estamos falando da voz da Paróquia de São Benedito, nesse quarto dia de festa em honra a São Benedito, esse ano de 2016, com o tema: Em Jesus Cristo, encontramos no Santuário uma porta aberta nos conduzindo à misericórdia de Deus Pai! Estamos trabalhando com o patrocínio especial do seu Armazém Paraíba, sucesso em qualquer lugar. Ouviremos agora a leitura do Evangelho do dia feita pela nossa irmã Raimunda Gama.”


(Com "seu" João Floriano, nessa manhã de terça-feira (21)

Quem na cidade de Pedreiras não conhece ou nunca ouviu falar desse homem? Eu creio que todos, desde as crianças aos mais velhos, sabem da história e da luta de vida do senhor João Floriano.

Hoje (21), andando por aí, à toa, pelas ruas da cidade, eis que o encontrei justamente no patamar da Igreja de São Benedito. Ele estava na companhia de um dos seus filhos. Sentei ao lado dele e começamos a conversar.

O senhor João Floriano, para os nossos leitores de outras cidades, é locutor, é a pessoa responsável há mais de 50 anos pelos programas sonoros e religiosos da Paróquia durante o festejo de São Benedito.


Ele hoje está com 80 anos de idade e, segundo o filho dele, tudo começou ainda na época de Monsenhor Gerson, foi quando ele iniciou a fazer programa sonoro na Paróquia.

Por muitos e muitos anos, “seu” João tinha uma voz no alto São José. Eu me lembro de muito bem que quando vinha, à tardinha, do colégio Corrêa de Araújo, sempre ouvia a voz de João Floriano informando à toda população dos acontecimentos que ocorriam na cidade, assim como nota de falecimento, publicidade e nota de utilidade pública.



Apesar de ser um comunicador com o microfone na mão, mas pessoalmente é muito calado e muito tímido. Arrancar informações sobre a vida pessoal dele, é muito complicado. Ele fala que não gosta dessas coisas e fica encabulado.

Um homem simples, humilde e que durante todos esses anos de vida sempre procurou viver de forma correta, dando exemplo à família e a nós, seus conterrâneos, que temos o orgulho de dizer que Pedreiras tem mais um João que nos enche de orgulho – o comunicador de voz rouca que o povo aprendeu a ouvi-lo, amá-lo e respeitá-lo.









2 comentários:

  1. Devemos sempre honrar e homenagear nosso povo em vida. E voce Joaquim vem fazendo isso com maestria. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre honrar e homenagear nosso povo em vida. E voce Joaquim vem fazendo isso com maestria. Parabéns

    ResponderExcluir