segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ELEIÇÃO SECRETARIA DE CULTURA: VENCEU O BOM SENSO!

ASSEMBLEIA DISCUTE RESOLUÇÃO E FORMA NOVA COMISSÃO

"O prefeito não vai querer ser doido de brigar com os artistas." Dr. Allan Roberto

Nesta segunda-feira (5), aconteceu uma assembleia dos artistas de Pedreiras, de diversos segmentos da cultura, para discutir de forma amistosa e democrática algo que há dias vem dando dor de cabeça e causando confusão na cidade, principalmente no meio artístico, que é a tão falada resolução sobre a eleição para escolha do futuro secretário do município de Pedreiras.  

Quanto aos itens que regem a resolução, algumas coisas deixaram os artistas intrigados, que é a forma de como habilitar as pessoas que terão direito a voto e também pelo fato das coisas terem sido feita de cima par baixo, sem uma consulta prévia à classe e constituída por pessoas que não vivem o dia a dia da cultura local. 


Com essa assembleia de hoje à noite, realizada no bar do Índio, com a presença de membros da Comissão Organizadora - Allan Roberto, Eliude e Yunng - tudo começou a ser esclarecido e começou a se encontrar novas ideias e maneiras para se tocar o processo de forma que todos possam participar de processo, pois da forma como estava, muita gente estava sendo excluída. 


Iniciamos a reunião às 6h30 conforme havia sido marcado e de início falamos que a assembleia que ora estava sendo realizada tinha como finalidade um diálogo amigo, sem ofensas pessoais, pois todos ali tinham o mesmo interesse e objetivo já que todos militam na cultura, até mesmo o membro da Comissão, Allan Roberto, na qualidade de sócio da Academia Pedreirense de Letras. Que todos se desarmassem e que o importante era o diálogo. 


Todos os presentes tiveram voz e vez para se pronunciarem e, foi com a participação coletiva que o grupo chegou a seguinte conclusão: que a Comissão atual fosse desfeita e que se elegesse uma nova Comissão que irá trabalhar na realização de 3 (três) assembleias no sentido de habilitar quem são os artistas que terrão direito a voto. 


O médico Allan Roberto confirmou de viva voz e bom tom que qualquer decisão que fosse tomada em assembleia, ele, na qualidade de futuro secretário de articulação política, teria autonomia para junto ao prefeito eleito fazer valer a vontade dos artistas, mas, porém, algumas determinações que estão na resolução se faz necessário para o bom andamento do processo. Allan Roberto disse que ainda hoje à noite estaria viajando com o prefeito Antônio França e passaria todas as informações para o mesmo. 


O poeta Samuel Barrêto, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras falou que estava com saudade do debate cultural. Criticou a ideia da lista tríplice e a sabatina que o prefeito irá fazer com os três melhores na votação. Segundo Samuel, esse negócio de lista tríplice tira-lhe o direito de ser artista e é um desrespeito com o seu voto. É contra artista que não é associado à entidade não ter o direito a voto. Propôs a ideia dessa questão se debatida em duas ou três assembleias.  Quer que o artista que não for às assembleias não tenha direito de votar. 


O professor de História e ex-vereador Eliude, esse como sempre muito coerente em seus posicionamentos e foi muito importante para o avanço das discussões, o qual propôs que fosse criada uma nova Comissão, com a participação dos artistas e do futuro governo. Acredita que se tudo fosse feito da forma como está sendo feito agora, com a participação dos segmentos culturais, nada dessa confusão teria acontecido. 

 

A reunião foi concluída com as seguintes questões encaminhadas: Foi formada uma nova Comissão, composta de 7 (sete) membros: Dr. Edivaldo Santos (representando a Academia Pedreirense de Letras), Garrincha (representando o segmento música), Iraci (representando o artesanato), Yunng (novo governo), Aurimar Fernandes (representando as juninas), Dr. Alexandre Assaiante (novo governo) e Wermerson Cogumelo (representando as artes marciais). 


A primeira assembleia que vai dar início à habilitação dos artistas que estarão aptos a votarem, vai acontecer nessa quarta-feira, 7, na Câmara Municipal de Pedreiras, com início às 19h. É muito importante a participação dos artistas nessas três assembleias para que os mesmos tenham direito de votar e também contribuir para uma eleição limpa e transparente. 


Foi uma reunião de alto nível, com muito respeito, de pessoas inteligentes que sabem o querem para a cultura da cidade. Em um clima de amizade e confraternização ainda sobrou um espaço para a brincadeira para dizer ao meu nobre confrade Dr. Allan Roberto: A ARTE VENCEU O DOUTOR "DOIDÃO". 


O cantor e compositor Chagas Melo, que mora na Trizidela do Vale, mas que há anos milita na cultura de Pedreiras, vencedor de festivais de marchinhas, fez a seguinte pergunta: "Se ele como morador da Trizidela do Vale vai poder votar". Questões como essas a nova Comissão vai ter que discutir em assembleia. 

 








4 comentários:

  1. Só não acho um local adequado para discutir o futuro da nossa cidade, como se ver nas fotos com bebidas!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,acho q a Cultura de Pedreiras estar precisando de uma reforma urgente pois estamos perdendo todas as tradições então acho q a responsabilidade de escolher uma pessoa q pode trazer tudo de volta não tem q ser escolhido so por quem é artista e sim por todos nós pedreirenses ja q o prefeito eleito estar dando a chance de escolhermos então por quê não fazemos essa eleição como se faz a eleição do Conselho tutelar ai sim quem for mais votado será o responsável por trazer de volta a nosso verdadeira Cultura pedreirense

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a segunda resposta. Acredito eu que esse prefeito eleito seja um ser que tenha cultura mesmo, porque o atual prefeito nunca teve e nem terá cultura. Portanto se o AF tiver esse ítem, aí sim nossa cidade voltará a ter suas origens culturais. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a segunda resposta. Acredito eu que esse prefeito eleito seja um ser que tenha cultura mesmo, porque o atual prefeito nunca teve e nem terá cultura. Portanto se o AF tiver esse ítem, aí sim nossa cidade voltará a ter suas origens culturais. Obrigado.

    ResponderExcluir