domingo, 30 de abril de 2017

SOMOS TODOS POLÍTICOS

COLUNA DO BERNARDO SILVA
(Bernardo Silva - Graduado em Administração pela FAESF)


Somos seres políticos? No cafezinho bem cedo, nos grupos de "bate-papo" dos "Smartfhones"  e nas redes sociais, as diversas opiniões emitidas sobre economia, política, futebol etc. Nada mais é do que a manifestação de um pensamento racional e convicto para você, não importa se concordam ou não. 

Postular, sugerir, tutelar, polemizar, argumentar, ser contra, ser a favor, tudo é política e mais parece um jogo, que é melhor assimilar ou então podemos parar no paredão, sem  qualquer semelhanças com o jogo “BBBesta.” 

É até aceitável a sua discordância em não querer ser chamado de político ou pelo menos ter as atitudes de um, mas por favor, não tente furar a fila do banco, subornar um policial, jogar lixo no chão etc., pois será inevitável a comparação, na pior das hipóteses. Isso mesmo, a corrupção está em todo lugar.

Meu caro leitor, toda essa massa que se levanta para protestar contra reformas, contra a corrupção, tudo isso é encantador, mas é inócuo, quando digo que temos que entender o “jogo”, me refiro ao pleno conhecimento do contexto no qual você está inserido. Será se você sabe realmente o porquê que você pediu a cabeça da Dilma? Será se você realmente quer o impedimento do Michel e a volta apoteótica do regime militar? Sem pensar muito, você é um político, ou pelo menos age com tais atitudes de um. Ser politico é poder fazer escolhas ou praticar atos que influenciam na sociedade, seja impactando de forma negativa ou positiva. 

Para finalizar, até na hora do voto você é um político. Isso mesmo! Todos nós temos o compromisso com o bem coletivo, com a coisa pública.  O Protótipo “todos os políticos são iguais” nunca vai ser postergado, porém, precisa ser mais ponderado, afinal, a esperança está em nós mesmos, seres políticos, que prezamos pela lealdade, ética e probidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário