terça-feira, 18 de julho de 2017

A JUSTIÇA PODE ATÉ TER UMA VENDA NOS OLHOS, MAS TEM UMA EXCELENTE VISÃO SOCIAL

COLUNA DO MARCUS KRAUSE


O Ministério Público e o Tribunal de Justiça são instituições que integram a Justiça brasileira possuem suas autonomias administrativas e financeiras e ambas têm papéis fundamentais na promoção da Justiça e garantia dos direitos do cidadão.

No decorrer dos anos essas valorosas instituições passaram por "transformações" alcançando espaços que nunca se imaginavam. Há tempos atrás a visão que o cidadão nutria de um promotor de justiça ou juiz era aquela autoridade máxima, vestido numa toga preta, que atuava apenas dentro de uma sala e dali davam ordens e sentenciavam e eram vistos como intocáveis e incomunicáveis.

Ao analisarmos a realidade hoje, claramente, percebemos que há uma perspectiva nova e que apesar da simbologia da Justiça ser descrita com uma venda nos olhos, claramente sua visão social não foi vedada. Essa visão e contribuição social advindas da Justiça cada vez mais se multiplicam, fazendo renascer esperanças e garantindo direitos.

Foto Ilustrativa Google Imagem 

Não precisamos ir muito longe para comprovar o relatado, e é aqui onde nossa opinião será exposta. Em Pedreiras nunca se teve nos últimos anos tantos Juízes e Promotores que demonstraram sua preocupação, seu compromisso e sua responsabilidade social.

Suas ações vão além de sentenças, denúncias e pareceres ministeriais. Nossa geração está podendo viver e acompanhar esse momento e esses fatos que muitas gerações não presenciaram. Como exemplos desta contribuição social dados pelos representantes da Justiça, citamos o pacto pela Sobriedade e a Rede Social Contra as Drogas, dois projetos de Autorias do Ministério Publico na Comarca de Pedreiras, nos últimos anos, o primeiro, capitaneado pela promotora de Justiça Sandra Pontes e o segundo pela Promotora Eveline Malheiros.

Ambos os projetos voltados para o bem estar, promoção da saúde e consequentemente objetivados à redução nos índices de marginalidade, acidentes de transito e violência de modo geral. Como exemplos, advindos do Poder Judiciário citamos a Realização do Natal Solidário 2015 e 2016, a ação no Lar dos Idosos CASI, em outubro de 2015, Palestras nas escolas com tema de combate à corrupção, ministradas pelo magistrado Marco Adriano e recentemente, já em sua segunda edição a Campanha contra a violência à mulher, liderada pela Juíza Larissa Tupinambá, onde foram oferecidas inúmeras ações sociais.

Estes projetos tiveram participações dos magistrados Dra. Larissa Tupinambá, Dr. Artur Gustavo, Dra. Ana Gabriela e Dr. Marco Adriano. Ressalta-se também em todas essas ações a importante colaboração dada pelos nobres servidores, tanto do Ministério Público quanto do Tribunal de Justiça, dos quais como servidor tive o prazer de participar de praticamente todas as citadas ações.

Não há, portanto, dúvidas de que essa visão social e humanitária tem se propagado no decorrer dos anos e o cidadão Pedreirense sente-se orgulhoso em poder usufruir destes serviços advindos destes projetos, e isso o tem aproximado dos "portões" da Justiça, e, notadamente estas ações têm contribuído consideravelmente para reduzir desigualdades sociais e promover cidadania.

Marcus Krause

Servidor do Ministério Público





















Nenhum comentário:

Postar um comentário