NA TEORIA DE JOSÉ RIBAMAR, SÓ OS PÉS DE AÇAIZEIRO VÃO PROTEGER O NOSSO RIO MEARIM E OUTROS
(José Ribamar - Foto: Joaquim Filho) |
Na V Conferência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, realizada no dia 27 de julho de 2017, quinta-feira, no Plenário Vicente Benigno, da Câmara Municipal de Pedreiras, que tinha como finalidade divulgar o Edital que regulamenta o processo eleitoral para a nova formação do Órgão, havia um senhor, cadeirante, que chamou a atenção do Blog do Joaquim Filho, que foi até o mesmo e começou a puxar conversa.
(José Ribamar conversando sobre o projeto com o prefeito de Pedreiras Antônio França - Foto: Joaquim Filho) |
Na conversa, descobrimos que se tratava do senhor José Ribamar Costa, morador da Rua do Garrancho, nº 75, na cidade de Trizidela do Vale-MA, na baixada, perto da casa do saudoso João Muniz, estava com um projeto em mãos, que segundo ele, é de fundamental importância para a proteção das nascentes de águas e as margens dos rios e córregos, que é o plantio dos açaizeiros, que no Maranhão é conhecido como Juçara.
(Açaizeiros da região Amazônica - Foto: Google Imagem) |
O senhor José Ribamar Costa nos disse que já foi garimpeiro, que morou e trabalhou na região da Selva Amazônica e em Macapá, que realizou estudos e pesquisas que lhe levaram à conclusão que o plantio de açaizeiro nas nascentes dos rios, como também em suas margens serão capazes de devolver vida aos rios. Falou que Açaí é uma planta do Pará, que é a única capaz de salvar os rios porque pode ser plantada dentro do mato, nas nascentes, nas margens e em qualquer lugar. Sobre a sua condição de hoje estar em cadeira de rodas disse que foi um acidente trabalhando na região de mata fechada, ou seja, na Amazônia e Altamira do Xingu.
(Foto: Joaquim Filho) |
"Já falei desse meu projeto para muita gente, mas as pessoas pensam que eu sou louco, que estou delirando e acabam não me dando atenção. Já conversei com o senhor Medeiros, Superintendente dos Recursos Hídricos do Estado, ele me aconselhou a legalizar o projeto e apresentar aqui em Pedreiras e Trizidela do Vale, mas eu não consegui, ninguém me dar crédito. Nesse Comitê, quero ver se tenho voz para falar e divulgar esse trabalho. Acho que o meu grande problema é porque não tenho diploma."
(Mesa de trabalhos da V Conferência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim - Foto: Joaquim Filho) |
O Blog do Joaquim Filho não tem conhecimento e nem competência para imprimir uma opinião sobre esse caso. Mas a pergunta que lançamos é a seguinte: Quem já conhece esse projeto do senhor José Ribamar Costa? Quem tem conhecimento cientifico para comentar sobre o que fala esse senhor? O espaço fica aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário