sábado, 22 de julho de 2017

ROBERTO DE DOMINGAS: O REI DO FRESCOBOL DA CIDADE DE PEDREIRAS-MA

ELE MARCOU UMA GERAÇÃO NO ESPORTE DE PEDREIRAS
(Nossa, esse que é o Roberto de Domingas!!!?)

Hoje, dia 22 de julho de 2017, no período da manhã, eu me encontrei com o meu amigo Roberto de Domingas dentro da loja do Armazém Paraíba. Roberto é uma das poucas pessoas que eu cultivo uma amizade há mais de 30 anos. Conheci-o na década de 80 quando eu comecei a frequentar aquela região da Rua José Euzébio, praças centrais (Corrêa de Araújo e Melico Rêgo), patamar da Igreja de São Benedito, enfim... eu fui vendo aquele camarada, ele me cumprimentando, eu falando com ele, e, assim, nasceu uma amizade duradoura e de muito respeito. 

Depois, passamos a conviver nos campos de futebol, nas "peladas" ao cair das tardes e nos finais de semana. Pense em um sujeito chato e antipático jogando bola. Sempre jogou bola como quem decide Copa do Mundo, com muita seriedade e cobrando dos companheiros a cousa certa. Um chato por excelência nas quatro linhas. 

E, começamos a conversar e lembrar dos momentos que a gente viveu nos fins de semana nas praias da Serraria, Caema e Major Lucena. Vieram as reminiscências dos jogos de Frescobol, um esporte que foi implantado por ele aqui em Pedreiras e que por sinal se tornou o melhor na categoria, pois não havia ninguém que o vencesse. 

(Foto Ilustrativa Google Imagem)

Lembro que naquela época, 1982 até meados de 1989 (depois fui para São Paulo), a gente frequentava muito essas praias nos fins de semana e passava o dia todo jogando Frescobol e vez por outra um futebol. Nossa turma era: Roberto de Domingas, Joaquim Filho, Sandro Alex, Neto Corinto, Hermínio Veloso Júnior, Cozinho, Humberto Teles e sua irmã Shely e outros do nosso tempo que já não me vem agora na memória. 

(Foto Ilustrativa Google Imagem)

Mas o Rei do Frescobol era Roberto de Domingas - ele dava show - que com muita maestria ganhava todas dos colegas e, como sempre fora gozador, ficava tirando onda da nossa cara. Se você vier me perguntar quais eram as regras do jogo, isso eu não sei. Eu só sei que era um jogo com duas raquetes e uma bolinha igual a do tênis. Tinha que jogar para o companheiro e o mesmo não poderia deixar a bola cair, se caísse já perdia pontos. 

(Foto Ilustrativa Google Imagem)

Pesquisando na internet sobre esse esporte, encontrei informações que Frescobol se trata de um esporte brasileiro, surgiu no Brasil entre 1945 e 1946, em Copacabana-RJ, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Idealizado por Lian Pontes de Carvalho, que morava no edifício de nº 1496, na Avenida Atlântica. 

E, ainda sobre Roberto de Domingas, ele está por aí, é servidor público do Estado, lotado na Secretaria de Educação e trabalha há vários anos no colégio Oscar Galvão no bairro do Goiabal, morador da Rua Crescêncio Raposo ou Rua do Correio.  






















Nenhum comentário:

Postar um comentário