quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PEDREIRAS: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA DEMORA DA ENTREGA DO EXAME TESTE DO PEZINHO?

PROCURAMOS A DIREÇÃO DO HOSPITAL GERAL PARA SABER O QUE ESTÁ HAVENDO COM A DEMORA NA ENTREGA DOS EXAMES DO TESTE DO PEZINHO
(Imagem ilustrativa retirada do Google em 28.09.2017, às 13h50)

Buscando informações em uma fonte segura sobre saúde, a Revista Crescer, tivemos a informação que o Teste do Pezinho dar-se-á apenas com uma picadinha no calcanhar do bebê para detectar precocemente algumas doenças sérias, que podem afetar o seu desenvolvimento. Então, esse é o Teste do Pezinho, que segundo a matéria da revista, essa afirmação não está sendo dita por nós, que de tão importante, ganhou até uma data comemorativa - 6 de junho: Dia Nacional do Teste de Pezinho - instituída pelo Ministério Público. Informações se dão ainda de que foi trazido ao Brasil pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em 1976, o exame de triagem neonatal é obrigatório e gratuito no país desde 1992. 
O BLOG RECEBEU DE UM PAI UMA 
SUGESTÃO DE MATÉRIA

Nesta quarta-feira (27), por volta das 19h59, recebemos um áudio via "Whatsapp", de um pai de uma criança do sexo feminino, que pediu para não ser identificado (um direito dele), mas se trata de um cidadão de bem, idôneo, de uma família tradicional da cidade, relatando sobre o que está acontecendo sobre a questão do Teste do Pezinho, no Hospital Geral de Pedreiras, Estado do Maranhão. Segundo o cidadão que tem uma filha recém-nascida, há mais de 30 dias foi feito esse exame em sua filha e até agora nunca chegou o resultado. Ele disse que foi buscar o exame no CESAP e a pessoa que o atendeu disse-lhe que não estava pronto e não sabia, não tinha uma data precisa para lhe informar quando estaria pronto para entrega. Na denúncia, o mesmo fala que crianças que fizeram no mês de maio até hoje ainda não receberam o exame. Segundo o denunciante, o pai, interpreta essa atitude como um descaso e pediu que o blog fizesse uma matéria nesse sentido, não como crítica, mas para chamar a atenção do governo para uma questão de saúde de suma importância, mas que não está sendo levado a sério. 

O BLOG PROCUROU A DIREÇÃO DO 
HOSPITAL GERAL DE PEDREIRAS

(Foto: Joaquim Filho, em 28.09.2017, às 14h35)

Baseado no respeito e atenção que temos com nossos leitores, o blog nessa tarde de quinta-feira se deslocou até os locais responsáveis pela coleta e entrega de exame e conversou com algumas pessoas sobre esse problema. Veja as informações que tivemos. No Hospital Geral fomos direto à Diretoria falar com a Diretora do Hospital Geral de Pedreiras, Elaine Costa Bonfim Fernandes, que segundo informações do funcionário Elimilton, a mesma estava viajando, mas nos forneceu o contato da Diretora. Então, resolvemos ir direto à Pediatria e lá conversamos com a Técnica de Enfermagem responsável pelo setor de imunidade, Maria Eunilde, que nos falou que a sua função é apenas fazer a coleta e em seguida encaminha para o CESAPE, pois o Hospital Geral não entrega o resultado dos exames, pois todos são entregues no CESAPE pela funcionária Jesus Castro. Maria Eunilde, como sempre, uma excelente profissional, nos recebeu muito bem e se colocou à disposição para qualquer esclarecimentos nesse sentido. 

FOMOS ATÉ O CESAPE
(Foto: Joaquim Filho, em 28.09.2017, às 15h39)

Chegando ao CESAP, nessa quinta-feira, 28, por volta das 15h, procuramos falar com a funcionária Jesus Castro, que também de forma educada e muito prestativa, foi muito eficaz nas suas informações. Disse-nos que realmente quem recebe os exames do Teste do Pezinho feito em todos os postos de saúde do município e o CESAP, e que em seguida envia todos para a capital São Luís, para a APAE. Confessa que realmente existe a demora, mas que o problema não está no município, pois todas as vezes que liga para cobrar é a mesma conversa da demora. Falou que seria importante o blog conversar com a chefe do CESAPE, a senhora Ana Clara.

CONVERSAMOS COM ANA CLARA, CHEFE DO

CESAPE

Ao perguntarmos para Ana Clara sobre a demora na entrega do exame do pezinho, veja o que a chefe do Cesape falou:

"Joaquim Filho, em primeiro lugar é bom que fique bem claro para a população de Pedreiras, que o exame do Teste do Pezinho é um trabalho de responsabilidade do Governo do Estado, os municípios apenas são meros colaboradores e parceiros. Aqui em Pedreiras, pode ter certeza que nós fazemos a nossa parte. Coletamos e enviamos para a APAE, em São Luís, responsável no Maranhão pela realização dos exames. Esse problema da APAE deixar a desejar nesse serviço não é de hoje. Existem exames feitos no ano de 2016 que desapareceram lá em São Luís, e que nós estamos tentando recuperá-lo. As mães e os pais têm todo o direito quando vem aqui e reclamam. O problema não é do município de Pedreiras, é de todos que prestam esse serviço de saúde e dependem da APAE para tal. Posso depois lhe passar o contato da Diretora em São Luís e você pode conversar com ela. Realmente, é impossível dizer aos pais o dia que vamos entregar o resultado dos exames. Só para você ter uma ideia, agora que eles começaram a enviar os exames feitos em maio desse ano."






















Nenhum comentário:

Postar um comentário