terça-feira, 27 de novembro de 2018

Candidato a Vereador

Coluna do Doutor "Doidão"
(Ano I, Edição IV, Ano 2018)

Por: Allan Robero Costa Silvamédico pedreirense e ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras. WhattsApp: 98-98733-0208 / E-mail: arcs.rob@hotmail.com 

Ultimamente a população de Pedreiras vem cobrando muito dos vereadores. Mas será se a culpa é somente dos vereadores e do prefeito pelas coisas na cidade não estarem indo tão bem? Analisemos com cuidado, pois normalmente um Parlamento reflete o retrato da sociedade que representa.

Na época da eleição, no ferver do caldeirão das emoções eleitorais, podemos observar com facilidade e tristeza que todas as atenções e todos os esforços se voltam para a escolha do candidato a Prefeito, num flagrante menosprezo à Câmara de Vereadores. 

Até mesmo os Partidos Políticos são pouco exigentes na escolha dos nomes que disputarão cadeiras no Poder Legislativo Municipal. Parece até que os partidos também acham essa escolha de pouca importância, o que é um lamentável equívoco. 

Por exemplo, pergunte-se a cada eleitor qual o nome e o número do candidato a vereador no qual ele votou na última eleição e, certamente, ele responderá: "Eu não lembro!." E isso é profundamente lamentável! Porém, devemos dar o devido valor à composição de uma Câmara Municipal! 

Só existe prefeito ruim e/ou irresponsável se houver uma Câmara omissa e/ou vereadores despreparados! Aqui, então, cabe uma pergunta: Como escolher bem um Vereador?

Marque o questionamento abaixo e terá a resposta. A cada "sim" marcado, ponha um ponto + para o seu candidato. Veja quantos pontos ele alcançou. Se o seu candidato tiver baixo aproveitamento, não vote nele, troque de candidato. Responda com espírito de justiça:

1-Seu candidato a Vereador é bom filho? SIM +OU-NÃO;

2-Ele é bom irmão? SIM +OU- NÃO;

3-Ele é bom marido? SIM +OU- NÃO;

4-Ele é bom pai? SIM +OU- NÃO;

5-Ele é bom vizinho? SIM +OU- NÃO;

6-Ele é fiel amigo? SIM +OU- NÃO;

7-Ele tem profissão definida e vive dela? SIM +OU- NÃO;

8-Ele é bom profissional? SIM +OU- NÃO;

9-Ele é bom funcionário? SIM +OU- NÃO;

10-Ele é bom estudante? SIM+OU- NÃO;

11-Ele honra seus compromissos? SIM +OU- NÃO;

12-Ele é uma pessoa de palavra? SIM +OU- NÃO;

13-Ele é independente e NÃO está preso a corruptos? SIM +OU- NÃO;

14-Ele não compra votos com dinheiro ou com promessas? SIM +OU- NÃO;

15-Ele é um religioso sincero e temente a Deus? SIM +OU- NÃO;

16-Ele tem ao menos o ensino médio? SIM +OU- NÃO;

17-Ele tem fichas limpas na Justiça e na Polícia? SIM +OU- NÃO;

18-Ele foi Vereador e teve bom desempenho na  Câmara? SIM +OU- NÃO;

19-Ele tem estas três qualidades indispensáveis e inseparáveis para um homem público: competente, honesto e trabalhador? SIM +OU- NÃO;

20-Ele sabe o real papel do Vereador? SIM +OU- NÃO.

É hora de o povo dar maior importância à composição de uma Câmara Municipal do que à eleição de um Prefeito. Assim, se o Prefeito tornar-se indigno do seu cargo, uma Câmara digna usará de seus poderes constituídos para tirá-lo da Prefeitura. É por isso que o Vereador digno nem é da Oposição, mas, sim, do povo, pois foi o povo que lhe conferiu poder!

É triste ver todas as Câmaras, em todos os lugares, assim divididas: Governo X Oposição. E o povo, onde fica? Se o Prefeito é digno, a Câmara também digna o apoiará; se o Prefeito é indigno, uma Câmara digna o tirará do Poder. Agora, se a Câmara é indigna e o Prefeito é indigno, como geralmente tem acontecido, aí o povo levará uma vida indigna!

De uma Câmara Municipal digna, é que Pedreiras está precisando urgente! As eleições vêm aí, votemos com responsabilidade!!!































Nenhum comentário:

Postar um comentário