sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Em atenção ao blog do Joaquim Filho depois de uma matéria veiculada por nós.

Nota da Secretária de Saúde de Pedreiras, Karenn Cynthia.



Olá, Joaquim Filho!

Eu estava na reunião do Conselho de Saúde, quando uma pessoa compartilhou a opinião relatada por você, sobre o Hospital Municipal de Pedreiras. Prontamente, me sentir motivada a atender sua provocação de resposta.

Sendo direta, atribuo às mudanças na postura profissional de grande parte dos servidores à multifatores e não somente uma única razão.

De fato, esses fatores andam longe do salário digno que cada profissional necessitaria, da estrutura física e aparelhagem de ponta que toda integralidade do cuidado busca no atendimento eficaz ao cidadão.

Entretanto, também passa longe de uma gestão verticalizada e inerte às queixas e necessidades dos diretores e coordenadores que têm gerido os serviços de saúde do município de Pedreiras com tanto empenho.

A gestão em saúde tem sido realizada por uma equipe técnica bem integrada e com excelente relação interpessoal no propósito de melhorar não somente a aparência dos serviços, mas discutindo indicadores de saúde do município.

Percebo que fazer saúde pública é desafiador devido à precarização do financiamento dos programas de saúde, muitos defasados há mais de 10 anos. Porém, temos melhorado a estrutura física de boa parte dos serviços, adquirimos equipamentos e trabalhamos em reuniões técnicas no intuito de alcançar as metas determinadas pelo Ministério da Saúde.

Também enfatizo que reclamações e denúncias são propícias que sejam realizadas na ouvidoria do município e no Conselho de Saúde, pois assim, são formalizadas e isso agiliza a solução desses problemas.

Aproveito o espaço e lhe provoco a realizar outras matérias sobre serviços importantes à população, porém como são divulgadas nos blogs oficiais do governo, essas informações acabam não chegando à comunidade por questões diversas que não convém relatar.

O nosso Centro de Fisioterapia que tinha apenas fisioterapeutas no quadro de profissionais agora é chamado de Centro de Reabilitação por ter uma Equipe Multiprofissional composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogo e neurologista.

Implementamos algumas especialidades no município e hoje contamos com um quadro de ortopedista, ginecologista, cardiologista, pediatria, psiquiatria e dermatologista. Os atendimentos são bem disputados, pois não atendemos somente os munícipes de Pedreiras.

O serviço de analises clinica do município aumentou sua demanda em 30%, esgotaram as filas de vários dias para realização de exames e damos conta de um grande volume de usuários de outros municípios, por esses não ofertarem serviços de laboratório.

Temos parceria com o Lacen e ofertamos exames de média e alta complexidade, tais como: Toxoplasmose, Rubéola e Citomegalovírus. Além do mais, foi implantado um laboratório de imunologia para realização de exames de Elisa de Dengue, Zika, Chinkungunya e Leptospirose.

 O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é uma equipe multiprofissional que trabalha articulada e integrada com a Atenção Básica é composta por vários profissionais e hoje atua conforme preconiza as portarias do Ministério da Saúde.

Como falei anteriormente, nossos indicadores melhoraram consideravelmente. Um exemplo é a Leishmaniose Visceral (Calazar) que antes de 2017 o município tinha uma média de 6 a 8 casos por ano e um registro de 9 óbitos nesse período. De 2017 até o momento foram 2 casos e nenhum óbito; ainda sobre indicadores, as metas do PQA-VS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde) foram atingidas, sendo que em 2016 foram 6 indicadores alcançados, 2017 foram 7 e 2018 já temos 9 indicadores alcançados.

Parece um contraponto, mas as notificações com resultados positivam de Hepatite B e Sífilis aumentaram no município, mas atribuo esse aumento ao volume de ações que foram realizadas de forma itinerante através do Projeto Ação Honra e Trabalho realizado em vários bairros da cidade.

Considero o grande gargalo da saúde pública e o que traz insatisfação aos usuários, os atendimentos que necessitam de aparato de média e alta complexidade, pois daí as medicações são caríssimas, alguns aparelhos são de alta complexidade, os procedimentos realizados dependem de especialistas e o SUS não tem pernas para dar conta.

Portanto, o ditado popular “Prevenir é melhor que remediar” é muito válido quando se fala de saúde, a prevenção sai mais barata e traz qualidade de vida. Agradeço a oportunidade de relato e estou à disposição do seu blog para mais informações. Como você disse: tanto para falar bem como para esclarecer criticas ou descontentamentos.
                                               

Karenn Cynthia Santos e Silva Borges
Secretaria Municipal de Saúde de Pedreiras.
























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