quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Associação Toda Criança Feliz realizou inauguração de sua Sede

Inauguração da Sede da ONG e lançamento do projeto Novo Caminho
(O Poder Judiciário de Pedreiras apoia esse projeto: Promotor de Justiça Dr. José Carlos Faria; Presidente do Projeto Toda Criança Feliz e servidor do Ministério Público Estadual, Marcus Krause; Juíza de Direito, titular da 2ª Vara, Dra. Ana Gabriela; Juiz de Direito, titular do Juizado Especial, Dr. Artur Gustavo; Juiz de Direito, titular da 1ª Vara, Dr. Marco Adriano e Juiza de Direito, titular da 3ª Vara, Dra. Larissa Tupinambá/Foto: Joaquim Filho)

(Vídeo: Joaquim Filho)

Existem momentos em nossas vidas que nos marcam para sempre: uma leitura de um bom livro; um excelente filme; uma viagem; uma partida de futebol do time do coração; um show do cantor preferido; assistir a uma peça de teatro e até mesmo ouvir uma boa música nos deixam marcas indeléveis. O que hoje, quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2019, aconteceu na cidade de Pedreiras foi algo de extraordinário e o mundo tem que saber. 


(Macus Krause, Juiz de Direito Dr. Artur Gustavo, Conselheiro Pelezinho, Vice-prefeito de Pedreiras Everson Veloso e Vereador Filemon Krause/Foto: Joaquim Filho)


(Vídeo: Joaquim Filho)

Aconteceu nesse fim de tarde-noite de quarta-feira (20), a cerimônia de inauguração da Sede da ONG Associação Toda Criança Feliz e lançamento do projeto Novo Caminho, projeto este destinado a desenvolver atividades esportivas, musicais e educacionais que contemplem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sócio econômica e em situação de conflito com a lei. Segundo o presidente da entidade, o professor e funcionário do Ministério Público Estadual, Marcus Krause, tais conquistas só estão se concretizando na data de hoje em razão de parcerias firmadas com outras instituições em nosso município. 

(Marcus Krause, cantando uma canção na Língua Inglesa/Foto: Joaquim Filho)

A sede que foi inaugurada hoje (20), na Rua da Prainha, no prédio onde funcionou o Supermercado Prainhense, é fruto da colaboração da Prefeitura Municipal de Pedreiras que foi sensível  à essa causa e disponibilizou o referido local para o funcionamento das respectivas já citadas atividades. Baseadas em informações colhidas pelo blog do Joaquim Filho, que teve a honra de cobrir o evento e realizar o cerimonial, a estrutura para equipar a entidade foi obtida graças a parceria do Juizado Especial Cível e Criminal de Pedreiras, através de financiamento, que esta entidade foi contemplada, após passar por processo seletivo, aberto por edital público nº 001/2018 do Juizado Especial. 


Para a realização das oficinas que na sede ocorrerão, foi firmado parcerias, sendo uma delas com a Academia Gracie Barra, que tem como responsável o mestre Ivanilson Soares, faixa preta de Jiu-Jitsu, que realizará, voluntariamente, as oficinas dessa arte marcial. 

(Foto: Joaquim Filho)

O  projeto também contará com a participação voluntaria do Promotor de Justiça Dr. José Carlos Faria Filho como instrutor na oficina de Jiu-Jitsu, uma vez que a referida autoridade é faixa preta. A Associação Toda Criança Feliz é uma entidade nascida no ano de 2013, tendo adquirido personalidade jurídica no ano de 2017. A entidade, no decorrer desses cinco anos de existência já beneficiou mais de 5 mil crianças com a realização de ações voltadas à diversão e lazer nas mais diversas localidades como escolas, igrejas, centros comunitários, presídios, hospitais, praças públicas e povoados da zona rural.

(Poder Judiciário em peso foi ao evento levar o seu apoio: Foto: Joaquim Filho)

Ainda buscando mais informações sobre a entidade, descobrimos que ao todo já foram 25 edições que contemplaram crianças com distribuição de brinquedos, lanches e muita diversão e brincadeiras infantis. A Associação Toda Criança Feliz é reconhecia no município de Pedreiras como entidade de utilidade pública, por meio da Lei Municipal nº 1.455/2018, proposta pelo Vereador Filemon Neto. 

(Foto: Joaquim Filho)

Embora a nossa função no evento estava mais para Mestre de Cerimônia como blogueiro que fora cobrir o evento, a nossa percepção pode constatar as presenças das seguintes autoridades: Juiz de Direto, titular do Juizado Especial, Dr. Artur Gustavo; Juiz de Direito, titular da 1ª Vara, Dr. Marco Adriano; Juíza de Direto, titular da 2ª Vara, Dra. Ana Gabriella; Juíza de Direito, titular da 3ª Vara, Dra. Larissa Tupinambá; Promotor de Justiça Dr. José Carlos Faria Filho; Vice-prefeito Municipal de Pedreiras, Everson Veloso; Vereador Filemon Neto; Vereador Totinho Sampaio; Tenente Dorneles, representando o Comandante Major Ricardo; Vereadora Ceiça; Secretário Municipal de Segurança de Trizidela do Vale, Chico da TV; Sgt. Denis; Secretário de Esportes de Trizidela do Vale, Ivanilson Soares; Contabilista Antônio Krause e sua esposa Antônia Krause; Preidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Pedreiras, Ana Roberta e outras... 

(Foto: Joaquim Filho)

O ato de inauguração se deu com exibição de um vídeo com imagens históricas de ações já realizadas pela entidade, apresentações culturais apresentadas pela presidente da ONG Toda Criança Feliz; demonstração de uma partida de Tênis de Mesa, uma das oficinas que serão ministradas pelo professor Rubinho; apresentação dos alunos do projeto; demonstração de aula de Jiu-Jitsu, uma das oficinas que serão ministradas, o professo será o mestre Ivanilson Soares; crianças filhas dos diretores da ONG fizeram uma coreografia; em seguida aconteceram as falas das autoridades que estavam presentes. 

A fala da noite que fez chorar!

(Foto: Joaquim Filho)

"É com imensa alegria que compartilho com todos aqui presentes a concretização deste sonho que há anos estava no papel e hoje se tornou realidade. Tudo começou quando há 10 anos meu filho Lael contraiu uma doença que, segundo os médicos, não havia cura e que ele teria que conviver a vida inteira com a síndrome e ser dependente de remédios contínuos.

Foi ai que eu e minha esposa Jocilane iniciamos uma luta em prol de Lael. Após suspeita da doença, conhecida como síndrome nefrótica, o médico Lenoilson Passos pediu que eu levasse meu filho à procura de um tratamento especializado urgente fora da cidade.

Ainda à noite, nos dirigimos à Teresina. Lá, após ser atendido no hospital Prontomed, ele foi encaminhado para o hospital municipal Buenos Aires e ali posteriormente foi transferido para o hospital da criança Lucídio Portela.

Naquele hospital foram os piores e mais dramáticos dias de nossas vidas, quando convivemos com dezenas de crianças internadas naquele lugar com doenças da mesma gravidade e piores.

Então, ao olhar o sofrimento daquelas crianças naquele hospital, vim em Pedreiras, peguei dois bonecos de fantoches e retornei a Teresina.

Nos horários de visitas, pegava os lençóis das macas e esticava-os entre as camas formando um palco e eu ficava atrás apenas com as mães para fora com os fantoches que contavam histórias engraçadas e motivacionais para aquelas crianças.

Formavam-se verdadeira plateia com crianças, mães e funcionários do hospital para assistirem ao pequeno espetáculo. Por meio da nossa fé em Deus, fizemos uma campanha de oração e sacrifício em prol da cura de meu filho que, para a medicina, inexplicavelmente, foi curado e há mais de 05 anos não toma nenhum remédio ou apresenta algum sintoma daquela doença, deixando sua médica, Dra. Ana Paula, surpresa com o caso.
 
Grato a Deus pela cura de meu filho, e imbuído em fazer algo para dar alegria às crianças, pois as experiências das histórias de fantoches contadas àquelas crianças no hospital me motivaram a me dedicar a crianças a viverem como crianças.

Foram quase 10 anos fazendo planos, e aquisições de materiais para montar uma estrutura que pudesse contemplar o maior numero de crianças. Iniciamos com um pula pula que era levado de bairro em bairro, de povoado em povoado, de igreja em igreja, de hospitais a presídios juntamente com uma equipe maravilhosa composta por meu filho, minha esposa, por meus irmãos, sobrinhas, familiares e amigos.

Ao todo foram 25 edições realizadas nos mais diversos lugares, beneficiando mais de 5.000 crianças com ajuda de parceiros e amigos, não vou citar nomes para não cometer o pecado de esquecer algum. Motivado pelas palavras do DR. Marco Adriano a tornar o projeto uma entidade com personalidade jurídica, iniciamos o processo de registro no ano de 2017.

Em 2018 reunimos com a promotora de Justiça da infância e juventude DR. Hortensia e os juízes de direito Dr. Marco Adriano e Dra. Larissa Tupinamba, juntamente com o prefeito Antônio França e a secretária de Assistência Social Dona Socorrinha e ali fizemos a apresentação do projeto que tínhamos em mente por em prática.

Todos abraçaram a causa e colocaram-se à disposição. A partir dai fomos a busca de recursos para por em prática o projeto e participamos do edital de chamada pública do juizado Especial Cível e Criminal, tendo alcançado êxito, fomos contemplados com os recursos necessários para aquisição destes materiais e estrutura que os senhores veem. (tênis de mesa, quimonos, tatame, bebedouro, cadeiras, armário, xadrez, violões). 

Neste local desenvolveremos atividades de esportes, musicas e educacionais."













































 




































Nenhum comentário:

Postar um comentário