sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Acompanhe tudo o que aconteceu na Sessão de hoje, 29/11.

Câmara Municipal de Pedreiras realizou mais uma Sessão Ordinária e discutiu pautas da Ordem do Dia!

(Vereador Dr. Bruno Curvina, presidente da Câmara Municipal de Pedreiras-MA/Vídeo: Joaquim Filho)

A Câmara municipal de Pedreiras, na data de 29 de novembro de 2019, realizou mais uma Sessão Ordinária do ano corrente, uma sessão breve, que às 10h já havia se encerrado, que foi presidida pelo seu presidente o vereador Dr. Bruno Curvina, que iniciou saudando os nobres colegas, os pouquíssimos populares que se encontravam na Galeria, os funcionários da Casa e a imprensa que cobria os trabalhos. 

(Foto: Joaquim Filho)

Solicitou da assistente de Plenário que fosse lida a ata da sessão anterior e em seguida a colocou para apreciação e votação. Depois pediu que fosse lido os ofícios enviados à Câmara, destacamos esse abaixo, encaminhado pelo Poder Executivo, Ofício nº. 214/2019/GPM, de 28 de novembro de 2019, assinado pela chefe de gabinete Magali Conceição da Silva Lima, cujo teor é convidar o presidente da Câmara e os demais vereadores para a solenidade de lançamento da Obra de Reforma do Mercado Municipal, com a presença do Senhor Prefeito e do Senador Roberto Rocha. 

(Foto: Joaquim Filho)


Na sequência, com base no Regimento Interno da Câmara, no seu artigo 81, autorizou que fosse lido a pauta da Sessão Ordinária do dia 29 de novembro de 2019, na Ordem do Dia:

(Vereador Sérgio Profírio/Vídeo: Joaquim Filho)

Requerimento nº. 013/2019, de autoria do vereador Totinho Sampaio, que "Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, para que seja adquirido um carro funerário para o município de Pedreiras."

(Vereador Totinho Sampaio/Foto: Joaquim Filho)


Indicação nº. 031/2019, de autoria do vereador Totinho Sampaio, que "Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, a proceder com a construção de um poço artesiano para o povoado Centro do Meio II."

Indicação nº. 127/2019, de autoria dos vereadores Didi Motos, Jotinha Oliveira e Totinho Sampaio, que "Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, a proceder com a rede de esgoto na Rua da Corrente, no bairro Diogo."

Indicação nº. 128/2019, de autoria dos vereadores Didi Motos e Zé de Renato, que "Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, a proceder com a instalação de rede elétrica no Centro de Dentro, povoado Trindade."

Vereador Adonias Quineiro anda "bicudo" com os professores que estão só fazendo "bico" no povoado Marianópolis!

(Entrevista com o Vereador Adonias Quineiro, logo após o término da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras/Vídeo: Joaquim Filho)

Na sua fala, da Tribuna da Câmara, o vereador Adonias Quineiro agradeceu o apoio ao deputado estadual Vinicius Louro, quando esteve em São Luís-MA em visita à Assembleia Legislativa do Estado e, viu de perto as necessidades e as demandas que requer a MA João do Vale. 

Fez uma denúncia referente a Educação no que diz respeito ao ensino médio na sua região, povoados de Pacas e Marianópolis. 

Segundo o vereador Adonias Quineiro, existem dois professores que não estão cumprindo com responsabilidade as suas funções. A reclamação dos alunos é que esses professores estão faltando muito e os alunos estão sem ter a sua carga horária conforme determinação. 

Disse que quando a comunidade vai reclamar para os professores, os mesmos dizem que aquele serviço de dar aulas é só um "bico." 

(Vereador Adonias Quineiro/Foto: Joaquim Filho)

O vereador estava indignado, disse que vai tomar as providências com urgência. O blog do Joaquim Filho perguntou os nomes dos educadores e o vereador disse que ainda não têm esses nomes, mas que vai investigar e ver de perto essa história. 

Disse também que o direção regional de educação está fazendo vista grossa diante desse caso que é grave e prejudica muito a educação dos alunos. 

Aproveitou para convidar a todos, em nome do deputado estadual Vinicius Louro e seu pai Raimundo Louro, para a grande cavalgado do encerramento da festa de São Benedito

Mais uma vez cobrou do Executivo os trabalhos de melhoria nas estradas vicinais, assim como também das ruas dos povoados, pois muitas delas, há três anos que vêm reivindicando e nunca o município tomou providências, deixando o vereador em situação difícil em relação ao povo que cobra e cobra. 

(Vereador Elcinho Gírio/Foto: Joaquim Filho)

O vereador Elcinho Gírio falou que na qualidade de professor, acha que essas denúncias em relação aos dois professores é muito triste, pois isso está causando um grande prejuízo aos alunos. 

Disse que já deu aulas na zona rural, que quando chegava para aplicar suas aulas, era recebido com muita alegria, que o aluno do interior, quer sim, ter um futuro melhor. 

O vereador cobrou os nomes dos professores para que a denúncia possa ter mais respaldo e os mesmos se defenderem já que é o direito deles. 

E, sobre a possibilidade de perder esse anexo lá no povoado, isso é um atraso muito grande. 

(Vereador Dr. Bruno Curvina/Foto: Joaquim Filho)

Sobre essa denúncia do vereador Adonias Quineiro, em relação a situação da educação em Marianópolis, que alega que dois professores que lá atuam como educadores, que têm faltado abastante, o presidente Bruno Curvina disse que se trata de um assunto muito sério, orientou o vereador a fazer um ofício e solicitar da Regional de Educação a lista de frequência desses professores, para depois fazer jus a reclamação e a busca da solução para o caso. Disse que isso é inadmissível. Colocou-se a disposição para ajudar a resolver esse caso. 

"...Acho difícil o município ter gasto quase 800 mil reais no cemitério do povoado Olho D'água...!"

Na fala de Sua Excelência o Presidente da Casa, destacamos algumas, nas quais, uma foi a de ter achado "graça" e foi até um pouco irônico quando comentou o Ofício enviado pelo Poder Executivo, convidando os vereadores para a solenidade de lançamento da Obra de Reforma do Mercado Municipal, com a presença do Senhor Prefeito e do Senador Roberto Rocha. 

O Presidente disse que o município deveria estar era preocupado com os comerciantes, onde eles vão ficar, qual a garantia que essa obra vai terminar no prazo determinado. Essas questões não estão sendo vistas com humanidade com as pessoas que ali trabalham e geram renda para a cidade. 

Depois, ao comentar sobre a obra do cemitério do povoado Olho D'água, o presidente Bruno Curvina disse que está impressionado como o município conseguiu gastar 800 mil reais em uma obra que a Prefeitura apenas usou os seus maquinários para fazer a terraplanagem. Comentou que ali não tem nada de relevante que justifique a aplicação desse montante de dinheiro. Sobre essas obras que estão sendo feitas no município, que o dono alega que parou porque não tem pagamento, e o município alega que não paga porque foram mal feitas, o dono dessa empresa precisa ser convocado para dar explicações pessoais na Câmara. 

(Entrevista com o Vereador Gard Furtado, logo após o término da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras/Vídeo: Joaquim Filho)

O vereador Gard Furtado em sua fala, em nome do Padre Zé Geraldo, convidou a todos para a grande cavalgada do encerramento do festejo de São Benedito, que sairá do Parque Maratá, às 16h desse sábado, dia 30/11. Reforçou e foi bastante duro com a triste realidade que hoje vem enfrentando o povoado Marianópolis com a questão do anexo do ensino médio que está correndo o risco de sair da comunidade. Sobre a denúncia do vereador Adonias Quineiro, dos professores que estão faltando nas aulas e que alegaram que aquele trabalho é apenas um "bico", disse ser isso um absurdo, que a gerência regional precisa tomar uma providência e não fazer vista grossa desse caso que é muito grave. Falou que na próxima semana vai se juntar ao colega vereador e vão lutar por isso. 

"...O posto de saúde do povoado Pacas está caindo. Isso é uma vergonha e desrespeito ao povo...!"

(Vereador Gard Furtado/Foto: Joaquim Filho)


O vereador Gard Furtado falou ainda, caso o anexo do ensino médio caia, os alunos vão ter que se deslocar para a cidade, que a Câmara não pode deixar isso acontecer. Voltou a lembrar um projeto que foi votado na Casa, sobre as emendas impositivas, que até então, o Executivo nunca colocou em prática. 

Sobre esse assunto, o blog do Joaquim Filho, logo após o término da sessão, fez uma entrevista com o vereador que explicou o que significa emendas impositivas. 

Criticou duramente o posto de saúde de pacas, que segundo o Edil, o posto está uma vergonha, está caindo e o Executivo não toma providências. "A gente fala, pede, briga, mas nada..." disse o vereador. 


Destacamos os vereadores que não compareceram na Sessão Ordinária de hoje:

Vereador Robson Rios,
Vereador Didi Motos,
Vereador Zezinho do Amor (que teve sua ausência justificada pelo vereador Jotinha Oliveira)


   
 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário