Mais um Festival de Sanfona que entrou para a história de um povoado que respira cultura autêntica e de verdade!
(Foto: Joaquim Filho)
IX Festival de Sanfona do Lucindo, com direção e cerimonial do Poeta Dr. Edivaldo Santos.
(Elogiar causa ciúmes, inveja e vaidade no elogiado, mas esse Nildo Potiguar é um craque na sanfona e na interpretação. Perfeito!/Vídeo: Joaquim Filho)
Conforme prometido nas redes sociais e no rádio pelo administrador dessa página de notícias, o blog do Joaquim Filho, com o apoio dos nossos anunciantes: Churrascaria e Pizaria o Sousa, Faculdade de Educação São Francisco, Chilli Beans, Comercial Mini Preço, Moto Peças Viana, Construmais, Sabão Garoto, Armazém Paraíba, Gracideth Modas, Pedreiras Importados, Ótica Arimateia, D. Gráfica, Eletromóveis, Loja 2, Thiago Gás e Asteroide, nos deslocamos de Pedreiras nessa tarde de sábado, 14, por volta das 16h, com o objetivo de fazermos a cobertura do IX Festival de Sanfona, realizado no Espaço Cultural Zé Antônio Eloi, com início às 17h.
(Foto: Joaquim Filho)
O evento cultural de grande magnitude que tem como objetivo a valorização do forró autêntico e todos os instrumentos musicais que há anos vêm sendo fundamentais para a propagação de uma harmonia melodiosa através do forró de raiz, forró pé de serra, feito, cantado e encantado com letras e muita poesia.
(Foto: Joaquim Filho)
Estamos falando da sanfona, da zabumba, do pandeiro e do triângulo, componentes essenciais para a formação do bom forró e da nossa música nordestina.
(Depois das 20h a casa de espetáculo lotou, não havia mais espaço para nada, e o forró correu foi solto/Foto: Joaquim Filho)
O IX Festival de Sanfona, realizado no povoado Lucindo, município de Poção de Pedras, é uma idealização da família Eloi, através do saudoso Dr. Jonas Eloi, falecido há dois anos em um trágico acidente aéreo, mas que depois da sua partida prematura, tem como âncora o seu primo, o advogado, poeta, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras e também produtor cultural Dr. Edivaldo Santos, que nesses últimos anos tem sido um referencial e na manutenção da realização do festival.
(Cabo Zé/Foto: Joaquim Filho)
E, este ano de 2019, mais uma vez não foi diferente, a organização do festival correu atrás, e proporcionou uma linda e bem organizada festa, pois fazer cultura de verdade nunca foi fácil diante de uma enxurrada de coisas que têm por aí, uma cultura "enlatada" e sem qualidade, mas que vende e vende caro para a mídia e uma "política cultural" que não têm compromisso com os verdadeiros valores do nosso povo nordestino.
("Seu" Raimundinho Pé no Chão/Foto: Joaquim Filho)
Este ano, graças a Deus e aos nossos parceiros que anunciam conosco, que acreditam no nosso trabalho, com informações buscadas na fonte dos acontecimentos, estivemos presentes e constatamos a beleza da festa, muita segurança, bebida, comida, recepção caloroso do povo humilde do povoado, sem bagunça, sem confusão, com muita gente de toda região e de outros estados. Muitas pessoas de Pedreiras e Trizidela do Vale foram vistas por nós no âmbito do evento.
Presença ilustre do casal Totota (Superintendente Regional do Estado no Médio Mearim e Eudina (Prefeita de Bernardo do Mearim-MA)
E foi muito bom ver esses verdadeiros discípulos de Luiz Gonzaga darem show, assim como: Andrezinho e os Brotos do Forró, Jailson Cunha e Kambada do Forró, "Seu" Raimundinho e Forró Pé no Chão, Izac do Acordeon, Raniel Souza, Cabo Zé, Rui Mário, Nildo Potiguar, Lucindobanda, Henrique Borges e Marcelo Costa.
(Vídeo: Joaquim Filho)
Um evento cultural que proporcionou um reencontro com os amigos e amigas de longas datas!
(Na companhia do nosso amigo Vereador Lindinaldo)
Relembrando Dr. Jonas Eloi
(Vídeo: Joaquim Filho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário