Uma conversa com Klebinho Branco na Rádio FM Cidade de Pedreiras!
As entrevistas que têm acontecido na Rádio FM Cidade de Pedreiras, dentro da programação do programa líder de audiência Tribuna 101, o mediador e entrevistador Klebinho Branco, diretor-geral do Sistema Cidade de Comunicação, sempre faz uma explicação da finalidade das entrevistas com os pré-candidatos a prefeito da cidade de Pedreiras, Trizidela do Vale e futuramente da Região.
O Senhor Klebinho Banco iniciou dando bom dia aos radiouvintes, aos profissionais da comunicação presentes ao estúdio e ao entrevistado, pedindo ao vereador dr. Bruno Curvina, presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, a se apresentar, e perguntou quem é Bruno Curvina. Então, Dr. Bruno Curvina discorreu sobre sua trajetória de vida:
Dr. Bruno Curvina saudou com um bom dia aos radiouvintes, os presentes, e falou um pouco sobre sua trajetória de vida, profissional e política. Disse ter 34 anos de idade, ser filho do médico Walber Cruz, que desde 1992 o pai vem militando na política de Pedreiras, o qual fora vereador e vice-prefeito, vereador mais bem votado da história de Pedreiras, naquela época. Disse que a sua característica de fazer política, foi vendo e acompanhando desde menino a luta do seu pai, mas que hoje ele não é só o filho do dr. Walber Cruz.
Disse que sua experiência de vida e trabalho no campo da política já lhe é o suficiente para saber o que quer e sabe como fazer um trabalho coletivo em prol da sua cidade. Falou que foi candidato na última eleição, que foi eleito e por dois mandatos consecutivos, ora está presidente da Câmara Municipal de Pedreiras-MA. Confessou que estava naquele estúdio na qualidade de pré-candidato a prefeito de Pedreiras. Falou que tem grandes sonhos e aspirações na vida política. Não quer parar por aqui. Quer poder contribuir mais do que já contribui na qualidade de vereador. Segundo dr. Bruno Curvina, disse que pensa que chegou a hora de administrar essa cidade da cadeira do Executivo. Sente-se mais do que preparado para isso. Aproveitou para destacar os projetos sociais que tem desenvolvido na cidade, zonas rural e urbana: "Meu Tesourinho" e "Criando Laços", projetos esses, que segundo o vereador, vêm resolvendo muitos problemas de ordem social na cidade de Pedreiras.
(Foto: Hospital dr. Walber Rodrigues da Cruz)
Tão logo a fala de apresentação do pré-candidato a prefeito dr. Bruno Cruvina, Klebinho Branco comentou sobre o movimento de oposição que tinha iniciado em 2019, no qual os nomes que se apresentam como pré-candidatos estavam conversando no sentido de alinharem um só nome para sair candidato pela oposição já que um grande número de candidatos iria favorecer eleitoralmente ao atual prefeito. Perguntou se esses diálogos continuam e como estão essas conversas.
Dr. Bruno respondeu ao entrevistador Klebinho Branco que essas conversas, esses diálogos, no sentido de convergir um alinhamento para uma candidatura sólida, vem sim, acontecendo. Disse que não vem se intensificando como outrora, mas que tem conversado com Raimundo Louro e Alexandre Assaiante.
Logo em seguida, Klebinho Branco, de forma inteligente e demonstrando que tem conhecimento sobre assuntos políticos na esfera municipal, comentou com o pré-candidato que tem visto essa questão de outra forma, que está à luz dos olhos, onde muitos se declaram pré-candidatos, e disse que pelo que tem visto, existem 6 (seis) nomes se articulando para saírem candidatos. E, ainda comentou, se essa estratégia de muitas candidaturas não seria falta de inteligência da oposição, disputar 6 (seis) candidatos de oposição contra um que está no poder.
"...Eu só conheço três pré-candidatos se articulando em Pedreiras. Os demais, eu desconheço..."
Sobre o comentário de Klebinho Branco, em relação ao grupo de oposição, ou melhor dizendo, desse aglomerado de nomes de oposição, dr. Bruno Curvina disse que o advento da internet hoje permite qualquer um entrar nas redes sociais e dizer que é pré-candidato, ou seja, permite essa brincadeira de pré-candidaturas.
"Klebinho Branco, eu só conheço 3 (três) nomes de oposição pré-candidatos em Pedreiras: o nosso, o da Priscilla Louro e o do Alexandre Assaiante. Esses que citei, eu tenho visto no corpo a corpo, no embate, debatendo Pedreiras e dialogando. Os demais nomes, se existe, eu desconheço..."
Klebinho Branco retoma o assunto e insiste: "Bruno Curvina, e como ficam os nomes que têm se lançado e publicado nas redes sociais que são pré-candidatos, como Vanessa Maia, dr. Humberto Feitosa e o pastor Odaias?" Dr. Bruno Curvina respondeu que respeita o direito de qualquer pessoa se pronunciar pré-candidata de Pedreiras e afirmou que para tal, não tem visto os demais se articulando da mesma forma que os já citados por ele.
Klebinho Branco abordou a temática de diretórios municipais seguirem a lição, ou seja, as determinações dos diretórios estaduais, das lideranças de maior peso na política estadual e federal. E perguntou como fica a questão do PDT, partido de dr. Bruno Curvina com a questão do prefeito Antônio França, que ficou subentendido para esse blogueiro que lhes escreve, como ficaria a pré-candidatura de dr. Bruno Curvina em Pedreiras se o diretório estadual sinalizasse apoio ao prefeito França.
Dr. Bruno Curvina respondeu em bom tom que não existe a segunda opção, não tem essa de uma segunda carta na manga. Confirmou que o PDT municipal, na pessoa dele e do vice-prefeito Everson Veloso, e ainda com o apoio da família (citou Jacinto), é independente, tem autonomia para decidir. E já foi decidido que ele, dr. Bruno Curvina, é pré-candidato a prefeito pelo PDT, em Pedreiras, Maranhão, Brasil. Ponto Final. Reafirmou ainda o compromisso que o Senador Weverton Rocha tem e deu a sua palavra do PDT local decidir, que está livre para isso.
"...Dr. Bruno Curvina, você falou que desconhece outras pré-candidaturas ao Executivo em Pedreiras. Então, como ficam os nomes Vanessa Maia e dr. Humberto Feitosa, dois nomes que aparecem no cenário político local? Você tem tentado conversar com esses nomes?
Dr. Bruno Curvina, o entrevistado, pré-candidato a prefeito de Pedreiras, respondeu-lhe que tem conversado com o secretário Simplício Araújo, presidente estadual do Solidariedade. Falou que já esteve conversando com o prefeito de Trizidela do Vale, esposo da senhora Vanessa Maia e também com o dr. Eduardo Ferro, presidente da Subseção da OAB em Pedreiras.
Sobre alianças partidárias, Klebinho Branco indagou-o, "se questões estaduais impedem algumas alianças nos municípios dos partidos PDT e PSC? Pode essa união, dr. Bruno Curvina?"
Dr. Bruno Curvina disse que baseado com a conversa que já teve com o diretório estadual, e citou como referência maior do partido no estado o senador Weverton Rocha, disse que sim, e mais uma vez reafirmou que o PDT é um partido forte, organizado, tem história. Falou que quem quiser vir fazer aliança vai ter que ser para vice, na chapa.
No tocante à entrevista, todas as indagações foram importantes e muito sólida para uma construção de debates com qualidade para o processo democrático do pleito 2020, mas a pergunta sobre o ROMPIMENTO do vereador dr. Bruno Curvina e todo o seu grupo com o prefeito Antônio França foi pertinente para que os munícipes saibam do que se passa nos bastidores pré-pós-eleição municipal. Klebinho Branco disse que o vereador postulante à cátedra da Executivo e REMANESCENTE do grupo do atual prefeito. Em seguida, fizera-lhe a seguinte pergunta:
"Dr. Bruno Curvina, o rompimento seu com o governo do prefeito Antônio França, se deu por razão de o gestor municipal ter cancelado um contrato da saúde, município e Hospital dr. Walber Rodrigues da Cruz?"
Dr. Bruno Curvina respondeu que o rompimento com o governo Antônio França se deu pela falta do seu compromisso, o não cumprimento da palavra de executar um projeto que nós tínhamos e ainda temos para a saúde de Pedreiras: a construção de um hospital público municipal para Pedreiras.
"...Klebinho Branco, até o terreno nós já tínhamos encaminhados, que seria ali perto do Mix Mateus. Mas o prefeito ficou ouvindo conversas de grupinhos que não querem o melhor para a cidade, ficou postergando, enrolando, enfim, não executou a obra. Isso não deixou frustrados e angustiados. Para você ter uma ideia, eu não sei nem quando nós rompemos com esse governo. Foi tanta falta de compromisso que nós resolvemos sair e honrar o nosso nome. Depois, veio essa ideia do hospital do estado, que todos sabem da história. Ainda sobre a saúde de Pedreiras, todos sabem que os postos de saúde na zona rural estão abandonados. Estão funcionando em de forma precária. Tudo isso foi desgastando e contribui para o nosso afastamento."
Outra questão levantada por Klebinho Branco, foi a qualidade intelectual dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Pedreiras. Falou que uma CPP na justiça condenou o prefeito Antônio França, e parece que o vereador-presidente da Câmara . dr. Bruno Curvina, não tem interesse em dar prosseguimento, pois afastaria o prefeito França, Everson Veloso assumiria, e assim, prejudicava o projeto de dr. Bruno Curvina sair candidato.
"...Eu, na qualidade de parlamentar, não tenho interesse de derrubar ninguém..."
Dr. Bruno Curvina falou das CPP,s da Piçarra, de uma escola municipal e agora da contratação do irmão do prefeito de forma ilegal. Disse que sempre deixou os vereadores agerem livremente. Não tem interesse de perseguir ninguém. "Cada um age com o seu conhecimento e consciência. Todos sabem que podem contar comigo para uma assessoria jurídica, contábil. A Comissão da CPP se precisar de apoio para dar prosseguimento, tem o meu apoio. Engano esse negócio de achar que eu estou querendo engavetar esse processo que já foi até determinado pela justiça. Todo projeto, inclusive esse, foi colocado para a apreciação dos senhores vereadores."
A possibilidade do município perder o repasse oriundos do Royalties foi outro assunto levantado por Klebinho Branco, que chegou a citar trechos das palavras do advogado da empresa, que alega atraso de repasses que teriam que ser feitos pelo município. Um assunto mais complexo, sério, que no nosso ponto de vista deveria ser feito com mais profundidade, já que esse GRANDE PROBLEMA vai respingar nas mãos do próximo gestor.
Fotos de Ribinha da FM e Thyago Krause
Nenhum comentário:
Postar um comentário