sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Sessão Foto-Linguagem Especial de Aniversário!

 Tiro de Guerra 08.008 de Pedreiras-MA realizou Formatura de Aniversário de 75 anos, sob o comando do Chefe de Instrução Subtenente de Infantaria Fábio Serafim da Silva.

(Foto de Joaquim Filho)

(Subtenente de Infantaria Fábio Serafim/Foto de Joaquim Filho)

Nessa linda manhã de sol, na cidade querida e amada Pedreiras, Maranhão, Brasil, sexta-feira, dia 30 de outubro de 2020, o Tiro de Guerra 08.008, na pessoa do seu competente Chefe de Instrução, o Subtenente de Infantaria Fábio Serafim da Silva, com início às 19h30, impreterivelmente, deu início à formatura alusiva aos 75 anos de fundação do Tiro de Guerra em solo pedreirense. 


(Tropa TG. 08.008 Pedreiras-MA/Foto de Joaquim Filho)

A solenidade militar, segundo o Chefe de Instrução Subtenente Fábio Serafim, esta é apenas o começo de vários eventos que marcarão essa passagem histórica do TG. e da cidade. 

(Phelipe Figueiredo, Subtenente Fábio Serafim e Tenente Peixoto/Foto de Joaquim Filho)

A Formatura de Aniversário do TG. 08.008 no ano de 2020, embora belíssima e bem organizada, dentro das suas dependências físicas, que por sinal com uma infraestrutura impecável, tudo bem alinhado e obedecendo as regras do Exército, foi de forma tímida, pois devido o momento delicado em que estamos vivendo, devido a pandemia, não houve aglomeração, ou seja, além dos atiradores, um número de pessoas bem reduzido, e tudo para obedecer às determinações da Organização Mundial de Saúde.

(Foto de Joaquim Filho)

O cerimonial, que por sinal bem conduzido, fora realizado pelo senhor Francisco Lopes, secretário executivo daquela entidade militar, que ao fazer a abertura explicou a finalidade da formatura, deu as boas-vindas aos presentes e convidou algumas autoridades presentes para se posicionarem em frente ao dispositivo, que foram elas: Phelipe Figueiredo, secretário da juventude, no ato, representando o Diretor do TG o Excelentíssimo Senhor Prefeito de Pedreiras, Antônio França; Comandante do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale, que na oportunidade foi representado pelo Tenente Peixoto; o casal empresarial Senhor Oziel e Senhora Margarida; Subtenente de Infantaria Fábio Serafim. 

(Foto de Joaquim Filho)

Registramos ainda as presenças ilustres da Dra. Maria Lucena Oliveira e do Hélio Lucena, senhor "Caçula", que foram prestigiar a solenidade dos 75 anos do Tiro de Guerra de Pedreiras-MA. 

(Juvinha e Francisco Lopes, cerimonialista/Foto de Joaquim Filho)

O evento foi todo ilustrado com momentos marcantes e de emoção, afinal, chegar aos 75 anos prestando um serviço de grande relevância para a comunidade, é algo raro na história de muitos órgãos. 

(Foto de Joaquim Filho)

E, o Tiro de Guerra, com certeza atingiu a sua missão, a de ter chegado até aqui com a consciência que muito fez para transformar a vida de muitos jovens, muitos deles hoje, adultos e anciãos, que estão por aí, se destacando em vários segmentos sociais de Pedreiras. 

 
(Prefeito de Pedreiras Antônio França, ex-atirador/Foto retirada da Internet em 30.10.2020, às 13h58)

(Empresário e ex-prefeito de Pedreiras Totonho Chicote, ex-atirador do TG. 08.008, da segunda turma de 1983/Foto retirada da Internet em 30.10.2020, às 14h)

Até onde se sabe, dois ex-atiradores chegaram a ser prefeitos de Pedreiras: Totonho Chicote (2013 - 2016) e o atual, Antônio França (2017 - 2020). 

(Foto de Joaquim Filho)

Aconteceram: a entrada da tropa, apresentação da mesma, finalidade do evento, hasteamento do Pavilhão Nacional, oração do Guerreiro de Selva, canto da Canção do Atirador, entrega de diploma de Praça mais Distinta, palavra do Chefe de Instrução, encerramento com o desfile da tropa e depois um café da manhã servido para todos os presentes.

(Atirador Silva recebeu o Diploma de Praça mais distinta/Foto de Joaquim Filho)

Na oportunidade o blog do Joaquim Filho fora convidado para dar uma palavra e aproveitamos para homenagear o Chefe de Instrução do TG. 08.008 e fazer uma doação do livro Centenário de Pedreiras e Suas Personalidades.

(Foto de Francisco Lopes)

Um breve relato biográfico do Chefe de Instrução Subtenente de Infantaria Fábio Serafim da Silva, que se encontra em nosso livro:

(Foto de Francisco Lopes)


Seria uma grande injustiça da nossa parte, ou até mesmo ingratidão, falar das autoridades que marcaram os 100 anos da cidade de Pedreiras, Estado do Maranhão, Brasil, e deixar de fora a figura humana do chefe de instrução do Tiro de Guerra 08.008, o Subtenente de Infantaria Fábio Serafim da Silva, representante maior na cidade do Exército Brasileiro. No comando dessa instituição que tem sido de grande importância para o desenvolvimento do município em vários aspectos, fundado em 31 de outubro de 1945, portanto, 75 anos de serviços prestados, na formação de jovens para uma visão bem mais ampla, responsável, de amor à pátria, aos valores morais e éticos.

(Foto de Joaquim Filho)

Mas quem é Fábio Serafim da Silva, Subtenente de Infantaria, que tem como atividade profissional, militar de carreira do Exército Brasileiro, hoje com a idade de 44 anos, nascido na cidade de Codó, Estado do Maranhão, Brasil?

(Foto de Joaquim Filho)

O atual Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 08.008, de Pedreiras, Subtenente Serafim, podemos dizer que foi um privilegiado, um agraciado, de poder em um futuro distante dizer aos seus que quando a cidade de Pedreiras celebrou os seus 100 anos de emancipação política, ele estava no meio de nós, servindo à comunidade e ao povo com essa doação tão bem-vinda que o Exército proporciona ao município.

(Foto de Francisco Lopes)

O codoense, em Pedreiras, reside na Rua Gilona Araújo nº 49. É filho de Tomé Pereira da Silva e Maria Noeme Serafim da Silva. Nasceu em data de 15 de abril de 1976. Casado com a senhora Leila de Maria da Cruz Oliveira Silva, e com a mesma gerou a filha Vida Shopia Oliveira Serafim. No momento, a senhora Leila está grávida do segundo filho, Nikola Oliveira Serafim.  Que essa nova vida venha cheia de alegria, paz e esperança.

(Foto de Joaquim Filho)

Graduado pela Faculdade de Tecnologia de Teresina no curso superior Redes de Computadores, com especialização em Engenharia de Software, na Estácio, Rio de Janeiro/RJ.

Entrou para a carreira militar no Exército Brasileiro em 03 de fevereiro de 1997, e chegou a Pedreiras para assumir ao Comando do TG. 08.008, em 12 de dezembro de 2019. Antes de vir para Pedreiras, passou pelas cidades Três Corações/MG, Porto Alegre/RS, Sapucaia do Sul/RS, Humaitá/AM, Teresina/PI, Cristalina/GO, Rio de Janeiro/RJ (Favela da Maré) e Haiti.  

Pedreiras (MA), 12 de maio de 2020.


(Afilhados David e Orlando Júnior)




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário