Que lições podemos levar pós pandemia?
(Servidor do Ministério Público Estadual. Professor. Graduado em Letras pela FAESF. Pós-graduado em Educação Especial pela UEMA e Língua Portuguesa pela Flated. Mestre em Educação. Presidente da ONG Toda Criança Feliz. Escritor, músico, poeta e membro da Academia Pedreirense de Letras)
O mundo foi sacudido por uma pandemia sem precedentes que afetou drasticamente todo o nosso convívio social. Não há dúvidas de que uma das áreas que sofreu maiores impactos negativos foi a educação.
A realidade que as famílias estão vivendo tem demonstrado o quanto é importante ter a parceria da família no processo de aprendizagem dos filhos. Se outrora, quando as aulas eram presenciais, havia pouca participação dos pais no acompanhamento e rendimento escolar dos filhos. Com a adoção de aulas remotas, essa história pode tomar outros rumos.
É muito comum a baixa frequência de pais em reuniões escolares, muitos pais se esquivavam dessa responsabilidade por motivos variados, muitos até justificáveis, pela correria do dia a dia, porém, outros, preferem deixar toda essa carga sobre a escola.
A reclamação que professores faziam nessas reuniões de pais era de que as atividades escolares dos alunos iam e voltavam sem ser respondidas, alguns destes casos por omissão da família.
Com a adoção de aulas remotas os pais se viram obrigados a acompanhar mais de perto, literalmente, a educação dos filhos, principalmente os mais novos, que estudam no ensino infantil, por exemplo, onde, a responsabilidade dos pais, neste processo de educação, é imprescindível.
Não é fácil manter uma criança pequena ligada na tela de um celular ou computador para assistir a aulas remotas, a não ser que nestas videoaulas sejam usados recursos visuais que atraiam o interesse e a atenção da criança, porém, como muitos profissionais não têm o domínio necessário com as novas tecnologias, uma vez que foram pegos de surpresa e as escolas não ofertam dispositivos tecnológicos, profissionais da área para edições ou produções destes materiais educacionais ou equipamentos e suportes para tanto, os docentes se viram como podem.
Desta forma, após toda essa tempestade passar e as aulas passarem a ser presenciais, as famílias poderão compreender o seu importante papel no processo de ensino de seu filho e com isso serem mais participativas de modo a somarem forças, pois família e escola é uma união que trás bons frutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário