PEDREIRAS ESTÁ DE LUTO!
Francisca Ferreira da Silva - "Chicona"/Foto de Joaquim Cantanhêde.
Os finais de semana costumam ser dias de alegria. Para mim e para Pedreiras este final de semana não é de alegria. Pelo contrário: é de tristeza e de tristeza extrema - perdemos a CHICONA.
E Chicona era patrimônio afetivo, folclórico, político e de protagonismo do papel da mulher em Pedreiras!
Sempre presente em todas as movimentações culturais, sociais e políticas da cidade, sempre expressando suas opiniões e posições políticas, valente, combativa, corajosa, de personalidade firme e posições convictas, nunca a vi brigar, mas debater. Respeitosa e alegre, irradiava o ambiente que adentrava com seu sorriso e sua alegria contagiosa, rindo e fazendo todos rirem.
Respeitava e sabia, na sua humildade e grandeza, se fazer ser respeitada, mesmo sempre tão simples.
Transitava em todas as correntes políticas, debatia política e entendia do processo como poucos. Se manifestava até nas Sessões da Câmara Municipal.
Lembro de quando eu era criança e estudava com seu filho Washington, Chicona já usava calças num tempo em que isso era para homens, ia na escola como mãe solteira nas reuniões de mães, falava alto, debatia com a diretora etc... e eu já a admirava a distância daquela época.
Quando entrei na política tive a grande honra de conviver de perto com ela e conhecer a grande figura humana que era Dona Francisca. Alegre, amava Pedreiras, apaixonada por Raimundo Louro, simples, informada, cheia de amigos, uma lutadora e tanto, cheia de histórias impressionantes para contar. Escolhemos nossa marca: uma bitoca na boca que fazia todos rirem era nosso cumprimento.
Final de semana triste. Eu estou de luto. Pedreiras perdeu parte de sua alegria e de seu patrimônio político e protagonismo histórico do papel da mulher na sociedade!
Viva a Chicona e sua alegria e grandeza!
Allan Roberto Costa Silva,
cidadão pedreirense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário