segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

COLUNA DO JOAQUIM FILHO: EU VOU FALAR

 RE-VIVER VIRTUAL

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagem, em 4.1.2025, às 13h20.

Há dias que nós vínhamos pesquisando, coletando, buscando nos nossos alfarrábios digitais e catalogando em um HD externo: áudios, fotos, vídeos e textos que marcaram a história de Pedreiras, na nossa contemporaneidade.

Concluímos nessa noite de sexta-feira, dia 3 de janeiro de 2025. Ficamos impressionados com tanta informação que existe, todas elas de diversos segmentos: antiguidades, cortejos fúnebres, comunicação (rádio e TV), cultura, datas comemorativas, desfiles dia 7 de setembro, educação, eleições municipais, enchentes do Mearim, eventos diversos, festivais de música e poesia, lançamentos de obras literárias, logradouros públicos, personalidades, política, religião, segurança pública, shows, viagens etc.

Um trabalho que exigiu tempo e paciência, pois, uma vez que era localizada uma informação, no sentido de manter uma organização, foram criadas pastas renomeadas de acordo com a data, local e o conteúdo de cada temática, para no futuro facilitar as buscas de pesquisas de alunos, acadêmicos, historiadores, pesquisadores e curiosos.

Nós, ao término desse trabalho, compartilhamos a nossa alegria e satisfação com o amigo e orientador em comunicação, Klebinho Branco, diretor-geral do grupo Carvalho Branco, que tem como uma das empresas a Rádio FM Cidade de Pedreiras 101,5.

Então, logo que Klebinho Branco recebeu a nossa informação e, até chegou a ouvir um áudio seu do período que estava vereador, entrevista feita por nós, ele deu a ideia da criação de um MUSEU VIRTUAL DE PEDREIRAS, sugestão muito precisa que recebeu da nossa parte, elogios e aprovação.

Tão logo ele retorne a Pedreiras, pois se encontra em São Luís-MA, sentaremos para conversarmos e partiremos para a prática. Pensamos que termos uma plataforma virtual como essa, indubitavelmente, será de suma importância, pois servirá de fonte de conhecimento e pesquisa acerca da nossa riqueza histórica para as presentes e futuras gerações.

Quando o MUSEU VIRTUAL DE PEDREIRAS estiver pronto, funcionando a contento, usaremos os meios de comunicação para dar a boa-nova e, de já, saiba que qualquer pedreirense, mesmo estando morando hoje em outra cidade, vai poder colaborar, enviando seu material virtual.

Quero Viver Pedreiras!
Joaquim Ferreira Filho
Da Academia Pedreirense de Letras (APL).

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Feliz 2025 com Cristo!

COLUNA DO CONFRADE DR. ALLAN ROBERTO COSTA SILVA 

*O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.*

*João 15:12*

Por    *Allan Roberto, médico cristão* 

Toda a velha, extensa, violenta e complexa lei moisaica dos judeus foi quebrada, mudada, reformada e trocada por essa única e simples NOVA LEI introduzida pelo Cristo, o Messias prometido para redimir o mundo, vir e salvar o que está perdido: o AMOR!

Jesus não disse que seria fácil cumprir e viver essa simples e nova lei, que inclui perdão, “dar a outra face”, acolhimento ao irmão que erra, amar quem nos faz mal, abdicar e renunciar de primazias e regalias e outros sacrifícios e renúncias.

Ele SÓ DISSE QUE SERIA *POSSÍVEL E É NECESSÁRIO*!!!

Mohandas GANDHI, o Mahatma, líder hindu pela libertação da Índia da Inglaterra de forma pacifista, um NÃO CRISTÃO, disse uma vez: *SE OS CRISTÃOS, QUE SÃO TÃO NUMEROSOS NO MUNDO, SE PELO MENOS APENAS A METADE DELES, RESOLVESSEM PRATICAR O ÚNICO MANDAMENTO QUE SEU MESTRE DEIXOU, NOSSO MUNDO NÃO PRECISARIA DE TRIBUNAIS E JUÍZES, POLÍCIAS E PRISÕES.*

Em Israel, terra de Cristo, Ele não é reconhecido como divindade ou como Filho de Deus, o Redentor - é apenas um foco para atrair cristãos e ganhar dinheiro com o turismo religioso. Para os judeus, o  Messias ainda está por vir.

No Japão uma flor de cerejeira é mais divina que Jesus! Na China, Nepal, Polinésia, Indonésia, Hong Kong e Taylândia, Buda é mais importante como divindade que Cristo!

Na Índia uma vaca, um macaco ou até mesmo uma formiga é “mais deus” que Jesus.

Na realidade religiosa dos dos muçulmanos do Islã, religião mais poderosa e que mais se expande, infiltra-se, populariza-se e tem a maioria dos fiéis no mundo, ser cristão autoriza os adeptos do Islã a crucificar os cristãos homens, estuprar coletivamente suas esposas  em público e leiloarem suas filhas como escravas sexuais. Maomé e Alá são maiores que Cristo e ser cristão é pedir para morrer!

Mas nós, que tivemos a graça de conhecer o Cristo histórico e o Jesus divindade, Filho de Deus; de ser alcançado por sua verdadeira mensagem, conhecer e reconhecê-Lo como nosso único e verdadeiro Senhor e salvador e acreditar no poder redentor de nossas vidas por seu sangue derramado na cruz por TODOS NÓS, sabemos e nos alegramos porque Ele é nosso único caminho, verdade e vida!

Alegremo-nos! Avancemos e cresçamos na chama da ESPERANÇA verdadeiramente cristã! Cristo é que nos é VIDA e vida em abundância (João 10,10). O resto é como a Bíblia nos ensina em Eclesiastes 1, 2-11: VAIDADE, TUDO É VAIDADE.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

SANTUÁRIO SÃO BENEDITO PRÉ-FESTA DO PADROEIRO

 MISSA DOS POETAS

Na noite de ontem, domingo, dia 10 de setembro de 2024, a Igreja Matriz de São Benedito acolheu uma celebração especial que encheu o coração de encanto e gratidão: a Missa dos Poetas, Músicos, Escritores e Compositores. 

Na 10ª noite da Pré-Festa de São Benedito, em meio ao brilho da devoção e da arte, honramos aqueles que, com palavras, notas e versos, exaltam a beleza da fé e do amor ao nosso Padroeiro São Benedito.

Foi um tributo aos dons que Deus confia a cada artista e poeta que, com mãos e corações generosos, transforma seu talento em oração e celebração.

Acompanhe alguns registros fotográficos deste momento memorável, onde as vozes e os corações se uniram para ecoar louvores ao céu. Que São Benedito continue abençoando todos aqueles que usam seus dons para iluminar os caminhos da nossa cidade.




































"MEARIM: SECULAR, FORTE E ROMÂNTICO"

PEDREIRAS: DIA DO RIO MEARIM FOI MARCADO POR AÇÃO DE LIMPEZA EM SUAS MARGENS

Foto de Glênio Mesquita - Da Assessoria de Comunicação do Município de Pedreiras-MA

Por: Joaquim Filho
Imagens de Glênio Mesquita e Joaquim Filho


A Prefeitura Municipal de Pedreiras através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da equipe da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, representantes do Conselho do Meio Ambiente, do Comitê de Bacia, imprensa e de demais pessoas da sociedade, realizaram na manhã desse domingo - segundo do mês de novembro - uma ação bastante louvável, que foi a de fazer um mutirão de limpeza nas margens do nosso Rio Mearim. 

A iniciativa se deve pela passagem do dia do Rio Mearim, nesse domingo, dia 10 de novembro. Tudo teve início com um delicioso e farto café da manhã na praia da areia, do lado da saída pela Rua Manuel Trindade. 

Após o café da manhã aconteceram as falas das autoridades que lá se encontraram presentes, conforme o leitor pode constatar através das nossas imagens. 

Blog do Joaquim Filho, a convite do vereador eleito Natan do Povo, esteve presente e cobriu de forma livre, democrática e voluntária. 

Em seguida, foi feito um passeio de reconhecimento dos locais nos quais seriam necessárias a ação da limpeza. 

Depois seguiu-se com a realização da limpeza feita por colaboradores desses referidos órgãos e demais voluntários. 

Para celebrar o dia com chave de ouro, após o dever cumprido, seguiu-se em passeio em barcos até certa altura do Mearim. 

No retorno, foi servido uma deliciosa feijoada debaixo dos pés de tabocas, em frente a casa dos pais do vereador eleito Natan do Povo, na Rua da Golada. 

Vereador de Trizidela do Vale, Ricardo Maia


Vicente Camilo e Henrique Pedras Verdes

Francisco Cantanhêde - "Farias", servidor público federal FUNASA

Aldeclei Farias, Secretário de Meio Ambiente

Erika, Bombeira Civil

Glênio Mesquita, da assessoria de comunicação PMP

Rai Brito, Coordenador da Defesa Civil de Pedreiras

Henrique Pedras Verdes, Bioquímico e Blogueiro

Nilda Rocha, da Secretaria de Meio Ambiente de Pedreiras

Vereador eleito Natan do Povo

Dedê, um dos voluntários na ação. Um eterno amante do Rio Mearim. Curte essas águas e vive intensamente uma paixão pelo Rio