segunda-feira, 21 de novembro de 2016

LIVRO DE DR. LOBATO "RIO DOS VENTOS" FOI LANÇADO NA MAÇÔNARIA

Noite de Autógrafo: a Poesia de Lobato

(Dr.a Maria Helena Lobato/Foto: Joaquim Filho)

Aconteceu nesse domingo (20), com início às 20h30, no prédio da Loja Maçônica Renascença de Pedreiras o lançamento do livro “RIO DOS VENTOS” de autoria do Promotor de Justiça e Poeta Antônio Carlos Pereira Lobato, que contou com a presença de poetas, cantores, compositores, empresários, professores e amantes da poesia.

(Foto: Sandro Vagner)

Dr.ª Maria Helena Lobato em seu discurso fez uma retrospectiva da vida do esposo nos 14 anos que viveu na cidade de Pedreiras. Falou dos momentos que viveram e de tudo que juntos fizeram pela cidade e pelo povo no período que viveram por aqui. Falou da grande enchente de 1974 e dos prejuízos que o Poeta teve como empresário em seus negócios, como posto de gasolina e gráfica. Citou os feitos e as criações do esposo que ainda hoje estão por aí: Hino da cidade, Brasão do Município, logomarca da loja Armazém Paraíba, Igreja Nossa Senhora das Graças, Obelisco na Praça Cinquentenário e outro.

(Prof.ª Rita Pereira/Foto: Sandro Vagner)

Foi uma noite agradável e muitas pessoas da área da poesia falaram sobre o poeta Lobato e sua atuação como promotor e cidadão aqui em nossa cidade.

(Dr.ª Maria Helena Lobato e Baby/Foto: Joaquim Filho)

ENTREVISTA COM DR.ª MARIA HELENA LOBATO

(Foto: Sandro Vagner)

Blog do Joaquim Filho - Dr.ª Maria Helena Lobato, qual a emoção de poder realizar o grande sonho que é publicar e agora fazer o lançamento do livro “RIO DOS VENTOS” de autoria do seu saudoso esposo, Dr. Antônio Carlos Pereira Lobato?

Dr.ª Maria Helena Lobato - É uma emoção muito grande, viu Joaquim Filho. Eu nunca pensei em minha vida que eu iria conseguir publicar essas poesias dele, pois já estavam catalogadas, até com o índice do livro já tinha. Aí, foi que eu dei para a irmã dele, porque ela também é poetisa, faz parte da Academia de Letras de Pinheiro. Então, propus a ela até pagar a publicação, mas não foi possível realizar o projeto naquela época.  Com a minha vinda à Pedreiras, naquela viagem, lembra, que eu vim com minhas irmãs, depois de mais de 30 anos, eu conversando com Samuel Barrêto, eu disse-lhe que tinha vontade de publicar o livro do meu esposo. Então, Samuel Barrêto deu-me a palavra que iria me ajudar a publicar o livro. E, assim, o fez. Já fizemos o lançamento em São Luís que foi feito pela editora. Com isso, pensei que também deveria ser lançado em Pedreiras, porque foi aqui que ele deu tudo dele para Pedreiras.

Blog do Joaquim Filho - Dr.ª Helena Lobato, ele é tão abençoado que o lançamento estava marcado para ontem (19), sábado, e choveu, mas está acontecendo hoje, no domingo!

Dr.ª Maria Helena Lobato - Sim. Está acontecendo hoje. Eu acho que foi ele que mandou aquela chuva, sabe por quê? No dia que ele morreu choveu a noite todinha. E, hoje está nascendo o filho dele.

Blog do Joaquim Filho - Dr.ª, qual a lembrança mais forte a senhora tem dele?

Dr.ª Maria Helena Lobato - Ah! Todas as lembranças que tenho dele, são fortes. Eu nunca o vi triste. São 32 anos dessa ausência. Eu pensei, Joaquim Filho, que eu nunca fosse me recuperar dessa falta do meu esposo. Pensei que não fosse mais sorri. Deus é tão bom que ele ajuda a gente a não esquecer, pois todas as noites eu rezo para ele.


ENTREVISTA COM O POETA SAMUEL BARRÊTO


(Foto: Sandro Vagner)

Blog do Joaquim Filho – Samuel Barrêto, gostaria que você falasse da publicação do livro “RIO DOS VENTOS” já que você é o produtor do mesmo.

Samuel Barrêto – Bom, eu quando estive com a Dr.ª Maria Helena pela primeira vez aqui em Pedreiras já a conhecia somente das redes sociais e conhecendo pessoalmente passei a ter uma relação de amizade mais próxima com ela, e a gente conversando sobre Dr. Lobato, ela me enviou um poema para a minha monografia o poema intitulado Pedreiras. Então, eu passei a imaginar: ‘o cara que fez o hino de Pedreiras e esse poema Pedreiras, com certeza poderia ter muitas poesias. Então, perguntei para ela sobre isso. Ela me disse que tinha uma pasta verde e que estava com a irmã dele para ser publicadas as poesias, e nunca tinha acontecido. Foi aí que ela me fez a proposta de me entregar a pasta que já estava bem andado para a publicação, pois tinha sumário, dedicatórias e toda a cronologia de um livro. Passei a digitar com Valéria minha esposa, com muito cuidado, pois Lobato é um poeta muito refinado, bebe em todas as correntes literárias. Com isso eu fui me aproximando e aí está o livro, publicado pela Editora Ética de Imperatriz-MA.  

(Foto: Sandro Vagner)

(99) 98110.3668 




Nenhum comentário:

Postar um comentário