terça-feira, 6 de dezembro de 2016

JOÃO DO VALE E A SUA RELAÇÃO COM OS ARTISTAS DE PEDREIRAS

ERA DE UM PIRATTA O CANTO DA EMA NO MAIOBÃO


Dia 13 de outubro de 2010, fiz uma viagem a São Luís do Maranhão, com o objetivo de fazer uma pesquisa de campo, junto a cantores que pudessem falar da obra e da pessoa de João do Vale. Nesse mesmo dia, numa tarde de quarta-feira, entrevistei o cantor e compositor pedreirense Paulo César Felizardo da Silva, 48 anos de idade, conhecido popularmente pelo nome artístico de Paulo Piratta; proprietário na época da casa de show Canto da Ema, um espaço cultural que foi um ponto de cultura e de encontro dos cantores de São Luís onde o compromisso maior era a divulgação da música do Maranhão. Perguntei ao cantor Paulo Piratta o que ele tinha a dizer de João do Vale, e o mesmo falou:

(Foto retirada do Google Imagem)

“Conheci João do Vale na década de 90, mas antes de conhecê-lo pessoalmente já ouvia muito falar dele e o via pelas ruas e nos bares de Pedreiras. Fui apresentado oficialmente para João em um dia que eu estava no bar da Luiza, numa roda de artistas. João chegou e foi apresentado a todos. Lembro-me muito bem que Luiz Guide, seu empresário, estava presente e eles estavam em Pedreiras para a festa da inauguração da Rádio FM Cidade de Pedreiras juntamente com Rogério Du Maranhão, Milena, Julinho do Acordeom e Chico Viola. Luiz Guide pediu que fizéssemos uma música para homenagear o João, e fizemos a canção que foi tocada no dia da inauguração da Rádio. A música se chamava João, você nunca morrerá. Essa relação com João do Vale foi muito marcante para mim porque foi através dessa música que eu apareci pela primeira vez em público e dava início a minha carreira. Para provar o que eu estou dizendo, guardo comigo fotos desse momento. Depois passei a estar nos lugares onde João estava e frequentava, cantando e tocando violão para ele e seus amigos. Certo dia tive um momento de decepção com João. Pensava que pelo fato de ter feito uma música para ele, o mesmo iria ser grato comigo e ser gentil quando me visse. Estava havendo um Especial João do Vale na Churrascaria Brisa, que ficava localizada na Rua das Laranjeiras, no Bairro do Goiabal, em Pedreiras. Quando João entrou no recinto comecei a cantar a música “Pisa na Fulô”. Quando terminei de cantar, fui até João e me aproximei dele e ele de forma brusca me empurrou. Fiquei morrendo de vergonha, chateado, mas depois fui analisar que aquela atitude dele poderia ser reflexos da sua doença. Confesso que aquela atitude dele não fez morrer a minha admiração que eu tinha e ainda tenho por ele.” (ENTREVISTA COM SILVA, 2010).

Uma pausa, Paulo Chama sua esposa Maria Vita e lhe pede para servir um café, uma água ou mesmo um lanche ao entrevistador. Brincadeiras e piadas à parte, risos... A conversa que tive sobre João do Vale com o cantor Paulo Piratta, viu a tarde se despedir e a noite chegar muito bela na Ilha do Amor. Em seguida, para a alegria e a grande satisfação desse momento histórico, eis que chegou ao recinto, o empresário, poeta e compositor Paul Getty que presenciou uma parte da conversa que se teve com Paulo Piratta.

Paulo Pirata abraçado ao seu violão, bandana na cabeça, garrafa de café sobre a mesa e uma enorme xícara com a sua foto, prosseguiu falando de João do Vale:

“Lembro-me que o ano era 1994, João ganhou o Prêmio Sharp de melhor CD, e passava pela Rede Globo de Televisão, numa quinta-feira à noite, no mesmo dia em que o Armazém Paraíba festejava um dos seus aniversários na Brisa, com fogos e muita animação. João do Vale estava presente, sentado num canto, sozinho, jogado. Cantei uma música de João e depois perguntei se alguém ali sabia se João do Vale havia recebido o Prêmio Sharp. Convidei a todos os presentes a cantar parabéns para João. Percebi que muita gente não gostou da minha atitude, pois sei que ofusquei um pouco a festa do Armazém Paraíba. Depois fui para a casa do empresário David Oliveira que ao saber que João estava na Brisa, imediatamente mandou buscá-lo. Quando João já estava na casa de David Oliveira, cantei uma música para ele de Chico Buarque; ao ouvir, chorou como uma criança. Foi a última vez que vi João do Vale. Para a minha felicidade de artista aquele momento foi importante para a retirada da má impressão que eu tinha por ele.” (ENTREVISTA COM SILVA, 2010).

Fonte: Trecho da Monografia defendida na FAESF no curso de Letras em 2010 - Joaquim Filho 




Nenhum comentário:

Postar um comentário