domingo, 22 de janeiro de 2017

QUEM VAI FAZER CARNAVAL EM TEMPO DE CRISE?

TRIZIDELA DO VALE APTA A CELEBRAR CONVÊNIO PARA O CARNAVAL

(Carnaval de Rua em Trizidela do Vale, 2016/Foto: Sandro Vagner)
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou nesse dia 21/01 na imprensa e redes sociais uma lista com os nomes de 183 municípios maranhenses que estariam impedidos de conveniar com o governo do estado e, desta forma, obter recursos para a realização do período momesco.



Municípios que hoje, segundo o TCE, estão aptos a celebrar convênios: Açailândia, Apicum-Açu, Arari, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Bom lugar, Buritirana, Cantanhêde, Caxias, Cidelândia, Codó, Coroatá, Dom Pedro, João Lisboa, Lago dos Rodrigues, Matinha, Matões do Norte,  Monção, Olho D’água das Cunhãs, Passagem Franca, Pedreiras, Poção de Pedras, Raposa, Ribamar Fiquene, Rosário, Santo Antônio dos Lopes, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São Luís, São Mateus do Maranhão, Timbiras, TRIZIDELA DO VALE, Tuntum e Viana.

(Foto: Sandro Vagner)

Segundo o prefeito Fred Maia, que conversou com o blog do Joaquim Filho nesse domingo (22), à tarde, a razão do município de Trizidela do Vale aparecer na lista dos aptos, deve-se a um trabalho que sua administração vem fazendo de transparência, de todos os dias, instantaneamente, está informando toda a movimentação da administração no portal da transparência fazendo com que isso possa mostrar que a sua administração está fazendo a coisa certa. Segundo o prefeito, manter o portal da transparência sai muito caro, porque você tem que ter uma pessoa 24 horas alimentando o portal; tem que ter uma equipe boa de licitação; ter uma equipe excelente de contabilidade, controle interno para está alimentando todas as informações do município, principalmente as despesas. Toda despesa que é feita com licitação, em 24 horas tem que ser informado, folha de pagamento e tudo. Mas Fred disse que vale a pena porque já vem colhendo os frutos. Em relação aos demais prefeitos, o grande problema de não quererem trabalhar com o portal da transparência é a questão de fazer as coisas erradas principalmente nas licitações, por isso não querem seguir a exigência da lei. Embora as pessoas não deem muita importância para o portal, mas tem sido benéfico para as transações lícitas do município. O prefeito Fred Maia disse que está passando por um grande problema em relação ao Fundeb que não está dando para cobrir as despesas da educação. Então, essa é a razão de não estarmos pagando como deveríamos, mas as pessoas não compreendem e acham que se está fazendo coisa errada. Falou de uma nota pública que a oposição postou nas redes sociais, que o deixou revoltado porque segundo Fred, essas pessoas não sabem do que está passando o município. O prefeito lamenta que educação e saúde no Brasil seja coisa de segundo plano.

PERGUNTAMOS SOBRE O CARNAVAL

“Olha, Joaquim Filho, como você vê, a Trizidela é apta a conveniar. Só que eu não vou nem me animar porque eu tenho certeza que o governo do Estado não tem interesse em me ajudar, pois sabem que eu sou opositor, que tenho coragem de falar e criticar o governo, então, eles não gostam da minha pessoa em si. Se aparecer algum recurso extra até lá, eu até posso fazer carnaval. Se não aparecer, eu vou reavaliar e ver o que posso fazer, um dia de brincadeira com paredão no Major Lucena. Talvez. Para você ver, eu estou apto a conveniar, mas o que adianta se o governo não tem interesse de conveniar com a Trizidela do Vale.

(Foto: Carlinhos Filho)

Sobre a questão de conseguir convênio sabemos que esses recursos são adquiridos através de uma força política e representativa da região. O que o deputado Vinicius Louros tem a dizer sobre esse assunto já que tem sido um parceiro fiel ao prefeito Fred Maia? O deputado terá força e prestígio para junto ao governo conveniar o município, mesmo o prefeito Fred sendo um forte opositor do governador Flávio Dino? O blog do Joaquim Filho tem espaço aberto para o nobre deputado, e ele sabe disso.







Nenhum comentário:

Postar um comentário