quarta-feira, 19 de abril de 2017

QUAL A PROCEDÊNCIA DA CARNE QUE NÓS COMEMOS?

PARA UMA REFLEXÃO, ANÁLISE E DEBATE ACERCA DA PROCEDÊNCIA DA CARNE QUE COMEMOS NA CIDADE DE PEDREIRAS

(Foto Ilustrativa retirada do Google Imagem)

Um pequeno texto que nasceu de uma observação que aconteceu agora há pouco, nessa noite de quarta-feira, dia 19 de abril, em um ponto qualquer, bastante movimentado da nossa cidade de Pedreiras.

Analisávamos que para fazer as cousas funcionarem dentro das leis aqui em Pedreiras, é muito difícil. Mas por ser difícil, isso não significa que seja impossível, pois basta querer, ter força de vontade e fazer valer aquilo que se coloca no papel, que são as leis, para que venham beneficiar a municipalidade.
Nosso questionamento é o seguinte: Qual a procedência da carne que nós comemos? Para endireitar a cidade de Pedreiras é necessário “cortar na própria carne”, ou em outras palavras, começar o exemplo de casa.

(Foto Ilustrativa retirada do Google Imagem)

Presenciamos, por acaso, nesse início noite de quarta-feira - como já citamos acima - um determinado frigorífico de nossa cidade, recebendo uma carne para comercialização de uma maneira que nós, na qualidade de leigos no assunto, temos certeza que não é a forma correta para lidar com um alimento que vai chegar até à mesa das pessoas. A carne do animal abatido, que não se sabe onde, estava sendo transportada em um veículo não apropriado, sobre umas palhas de palmeira babaçu, carregada na cabeça de uma pessoa que usava um pano enrolado na mesma, nu da cintura para cima, suado, enquanto os demais se posicionavam sobre a carne para fazer o auxílio do trabalho.

(Foto Ilustrativa retirada do Google Imagem)

Os questionamentos que ficam são os seguintes: Qual o local que o animal foi abatido? Algum veterinário examinou o animal antes do abate e constatou por escrito que o “bicho” não oferecia riscos à saúde dos consumidores? A Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Pedreiras acompanha esses trabalhos? Quem fiscaliza essa tarefa? O órgão competente ou a pessoa que responde pela Pasta, tem conhecimento de como é feito o abate e a comercialização das carnes que são vendidas nos frigoríficos de Pedreiras?

Se alguma pessoa ligada a algum órgão municipal, estadual ou federal, ou mesmo qualquer pessoa ligada à saúde, se quiser se pronunciar quanto a essa nossa matéria, o blog do Joaquim Filho está aberto para quaisquer explicações sobre essa nossa observação.

(Foto Ilustrativa retirada do Google Imagem)

A matéria não se trata de perseguir, prejudicar ou maldizer o trabalho de quem quer que seja, mas de contribuir para que a cousa seja feita de forma certa, no sentido de que todos possam ter sucesso: os frigoríficos vendendo carne de procedência e nós, consumidores, conscientes de estarmos levando para nossas mesas uma carne de qualidade.


2 comentários:

  1. Boa matéria
    O problema desse blog é que não tem coragem de postar os comentários
    Desse jeito o leitor deixa de visitar o blog e deixar sua opiniao

    ResponderExcluir
  2. Uma excelente matéria que deveria ser discutida com mais ênfase. Cadê a prefeitura através das secretarias de meio ambiente e vigilância sanitária que estão caladas? Vamos se mexer gente.

    ResponderExcluir