segunda-feira, 10 de abril de 2017

SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE: QUANDO SERÁ QUE O BRASILEIRO VAI TER ESSE DIREITO?

(Foto: Carlinhos)

(Ficha de Atendimento Geral do Hospital de Trizidela do Vale-MA - Atendimento não realizado: um só médico, bastante pessoas para serem atendidas)

Ontem à noite, domingo (9), eu deixei uma mensagem no Grupo de Whatsapp "Faça Um Bom Negócio", perguntando se havia médico no Hospital Municipal de Trizidela do Vale. Prontamente, Dr. Denis Queiroz me respondeu que o Dr. Alex Viana estava de plantão. Por já conhecer o trabalho profissional do médico, pelo atendimento que já fizera ao meu neto e ao meu saudoso pai, resolvi não trocar o certo pelo duvidoso - fui ao hospital de Trizidela. Fui levar a minha esposa que não estava passando bem. Foi a primeira vez na minha vida que procurei um atendimento médico naquele município, cujo ex-secretário de saúde é meu compadre (Jamil Leitão) e a atual secretária é minha comadre (Arilene Oliveira) e o Gestor Municipal uma pessoa com quem tenho uma relação de respeito (Fred Maia), que no caso aqui que relatarei, eles não têm nada a ver com essa questão, pois no meu ponto de vista, o problema da saúde no Brasil está nas esferas Federal e Estadual, ficando os municípios apenas como vítimas dessa política criminosa que faz a Federação. 

Ainda ontem à noite, eu divulguei essa nota nas redes sociais: Saúde no Brasil já se tornou caso de polícia. Existem dois lugares institucionais que eu evito o máximo frequentar, ir: agência bancária e e hospital. São dois espaços físicos que eu vou só no último caso. Hoje à noite levei minha esposa no hospital de Trizidela do Vale, logo ao saber que o Dr. Alex Viana estava de plantão atendendo. E, confesso, que eu só fui porque na verdade eu queria falar com o médico. Ao chegar no Hospital Geral de Trizidela, vi-o no corredor e não sabia que naquele momento ele estava deixando o plantão. Em seguida, chegou um jovem médico de nome Ítalo, que começou a atender na emergência. O grande problema é que era gente demais precisando de atendimento médico: idoso, crianças, gestantes, acidentados e outros. A demanda é demais para um só médico atender uma população do tamanho da cidade. Os governos das Esferas Federal e Estadual, infelizmente não têm compromisso com a saúde do povo. Conclusão: fiquei com minha esposa por mais de uma hora e voltei sem a mesma ser atendida. 


(Foto: Carlinhos)

(Guia de Atendimento Emergencial de Pedreiras-MA, um atendimento que deixou a desejar) 

Na volta para casa resolvemos arriscar o Hospital Geral de Pedreiras. Minha esposa fez a Guia de Atendimento Emergencial e foi logo para o local que é feito a emergência. Outra demora. Fui vê-la. Estava sendo atendida por uma enfermeira. Perguntei se ela tinha sido assistida pelo médico. Outra enfermeira disse que o médico não estava fazendo consulta, que ele não ia atender. Que minha esposa voltasse no outro dia. Imediatamente liguei para um amigo do governo municipal, ligado à saúde e relatei o caso para ele. A verem que eu estava falando com alguém, sobre o caso, imediatamente mandaram chamar o médico que finalmente apareceu e atendeu a minha esposa. Essa é a Via-Crúcis que milhões de brasileiros estão fadados a conviver nos hospitais do Brasil. No caso de Pedreiras, tenho certeza que o meu amigo prefeito Antônio França não concorda com esse atendimento desumano, e acredito que ele trabalhará para mudar essa realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário