sexta-feira, 26 de maio de 2017

ENTREVISTA COM PE. JOSÉ GERALDO SOBRE O GRANDE BINGO DA TERNURA

CAFÉ COM JOAQUIM FILHO
(Padre José Geraldo Teófilo, Reitor do Santuário São Benedito)

Como administrador de um blog que tem levado as informações ao povo de Pedreiras e do mundo, tenho me perguntado o seguinte: o que falta esse Padre generoso e incansável fazer diante dessa grande missão que é o trabalho de evangelização no Santuário de São Benedito aqui na cidade de Pedreiras? No sentido de que a Palavra de Deus seja forte no coração desse povo, sua vida teológica não se dar só dentro de um Santuário rezando com os fieis, mas partindo para a prática e vivendo o amor de Cristo. Depois do grande Bingo realizado nesse sábado, tão logo retornamos de Brasília, onde fomos cobrir as manifestações, o blog do Joaquim Filho, distante das confusões e pieguices locais da política, resolveu visitar o Padre nessa manhã de sexta-feira e ter uma conversa com o mesmo no quadro “Café com Joaquim Filho”.


BLOG DO JOAQUIM FILHO: Padre José Geraldo, Bom dia! Há quatro anos o Santuário vem surpreendendo com um Trabalho Social e de Promoção humana. Qual a razão do sucesso?

PE. JOSÉ GERALDO: Que bom, acreditamos que nesse momento em que estamos vivendo uma crise de valores éticos, o Santuário mostra o sentido do bem! Despertar a felicidade das pessoas é arte! Gosto muito de um pensamento do filósofo Gabriel Chalita que diz: “Ser feliz é uma “condenação” da qual nenhuma pessoa deve ser “absolvida”, sob pena de não entender o que faz no mundo”. É necessário fazermos uma reflexão de nossas ações no Cotidiano. A igreja é portadora da Mensagem de Jesus e acolhendo as reflexões dos Padres Antigos, podemos vislumbrar o que disse Santo Irineu no século II: “A gloria de Deus é ver o homem vivo”. Por isso é o desejo de nosso Santuário, apoiado pela Ética a Nicômaco, o completo tratado que o filósofo grego Aristóteles dedicou ao próprio filho traduzido em pequenos gestos que deveríamos ensinar e ré ensinar aos nossos políticos: fazer o bem, agir com moderação, saber escolher, praticar as virtudes, viver a justiça, valer-se da razão, valer-se do coração, ser amigo, cultivar o amor e, finalmente, ser feliz.


BLOG DO JOAQUIM FILHO: PADRE, COMO SURGIU ESTA EXPERIÊNCIA DO BINGO DA TERNURA?

PE. JOSÉ GERALDO: Sem muito rodeio, nós sabemos que a maior alegria da Igreja Católica desde os primórdios é transmitir o Evangelho de Jesus Cristo, tanto em Ações, como em Palavras. O desejo da igreja é possibilitar meios e situações para que as pessoas procurem a felicidade como um bem. Para isso, precisamos mostrar gestos que visualizem bem, esse BEM que é e vem do próprio Deus. E o bingo SURGIU PARA AGREGAR, CELEBRAR, PROMOVER, pode até parecer beneficente, mas é uma maneira de trabalhar o bem, tanto pessoal como coletivo. Sabemos que muitos procuram ser felizes com receitas onde o orgulho, o egoísmo, têm sido ingredientes que não garantem o almejado. Chamo a atenção de todos que a vida é cheia de carências principalmente a material, por isso a luta predadora para TER e menos SER. As pessoas não têm tempo mais para viver momentos agradáveis, amar e ser correspondido, ter sucesso nas ações que desenvolve. Vejo esse evento que fazemos como um momento de parada para acertar os ponteiros com a vida para e reinventá-la sem ferir a sua história. No Bingo da ternura não esquecemos que todos são irmãos, além da celebração Eucarística a confraternização.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: QUAIS FORAM OS PRÊMIOS E COMO FOI EXECUTADA A DISTRIBUIÇÃO DAS CARTELAS?

PE. JOSÉ GERALDO: Os Prêmios foram: uma geladeira, um fogão a gás, um tanque de lavar, uma bicicleta, uma cama box, um forno micro-ondas, um celular, um sofá e uma moto Titan, fora 37 prêmios intermediários. O bingo se dá na visita de nossos Agentes de Pastoral que entregaram as cartelas, primeiro convidando a família se integrar nesse projeto do Santuário. O bingo é para todos. E o trabalho exitoso resultou no sábado dia 20 em um momento belíssimo com várias religiões existentes do nosso município.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: PADRE SE OS MILHÕES ROUBADOS EM NOSSO PAÍS PUDESSEM SER DESTINADOS PARA AÇÕES EM PROL DO POVO, NÃO TERÍAMOS TANTOS PROBLEMAS.


PE. JOSÉ GERALDO: Verdade, Joaquim Filho. O valor das pequenas coisas nos ajuda a aprender a ser feliz. Vejo que a política tem muito a contribuir coma valorização e o crescimento do ser humano. Pois a política pressupõe que a felicidade pode ser conquistada com a prática repetida de ações honradas, de modo que a virtude se torne um hábito de toda uma comunidade. É bom lembrar que virtude, neste caso, significa ação – com equilíbrio, bom senso, sabedoria, justiça e simplicidade. Sem isso, só teremos confrontos de ódios, mentiras, delações e decepções. É necessário uma reflexão cristã para semearmos o bem. Eis a nossa vocação, fazer o bem. Todo mundo tem o direito de vencer. Os desafios não são poucos, mas não podem usar pessoas como tábuas, fazendo do ser humano de atalho. O que vemos pelos gestos dos maus que pisam, agridem, maltratam... são como sociopatas, se acham cada vez mais imunes.
 
BLOG DO JOAQUIM FILHO: PADRE, O SENHOR É UM SONHADOR? MAS NÓS O ACOMPANHAMOS AQUI MUITOS SONHOS FORAM FRUSTRADOS.

PE. JOSÉ GERALDO: Verdade. Aprendi que o ser humano que não sonha já morreu... (rsrsr) Interessante que as pessoas às vezes dizem que sonhar não enche barriga, que não dar resultado, que não é racional, é penas emocional. O que significa sonhar é colocar metas racionais para que esse sonho se realize. Eu não só sonho, mas alimento os sonhos dos outros, é meu papel de cristão e padre. Quantas vezes não alimentei o sonho de nossos jovens que queriam ser médico, enfermeiro, juiz, delegado... (alguns sonhos já foram realizados) como fomentamos seus sonhos de ser padre, sonho de casar, sonho de ter filho, sonho de encontrar um amor para dividir uma história. Vejo assim, que esses sonhos são racionais e emocionais ao mesmo tempo. Agora tenho medo dos equívocos de algumas pessoas que não sabem fazer uma diferenciação, confundindo desejo de vingança com sonhos. Isso não tem nada a ver com sonho. Gente que passa a vida querendo se vingar de alguém que lhe fez mal, gente querendo que alguém que a abandonou e está com outra pessoa ou que tem outra história, de repente que essa pessoa se der mal na vida. É como se dissesse eu sonho destruir essa pessoa, sonho que ela passe o sofrimento que passei... Isso não tem maior sentido, isso não é sonho... A exemplo de Jesus de Nazaré, surgiram tantos e tantos sonhadores que nos ensinaram que mesmo diante dos vales de lágrimas, vale a pena ir pelo caminho certo, vale a pena ser bom, vale a pena ser correto, não vale a pena desperdiçar a nossa vida com quem nos critica, com quem nem nos conhece e não gosta da gente. Sonhar torna-nos vivos.


BLOG DO JOAQUIM FILHO: PADRE, O SENHOR NÃO TEM MEDO QUANDO FAZ ESSES EVENTOS GRANDIOSOS? O SENHOR SABE QUE NINGUÉM CONHECE NINGUÉM... PEDREIRAS VIVE UM PROBLEMA POLÍTICO MUITO GRANDE. E AI?

Graças a Deus que tenho medo. Para quem não sabe, o medo tem uma questão interessante, nos protege (rsrsrs). Às vezes, as pessoas têm vergonha de ter algum tipo de medo. Eu não cultivo essa vergonha. A psicologia nos diz que os medos são importantes. Como padre, me deparo todos os dias com vários tipos de medos. Elevado número de pessoas que vem e me falam que tem medo de falar em público, medo do envelhecimento, medo da morte, medo de barata, enfim, cada um tem um tipo de medo. O medo é atávico, não tem como você não ter medo. Gosto muito de um filosofo chamado Aristóteles que nos ajuda a refletir que a questão não é ter o medo, mas o que se faz com o medo que você tem. Olha, preciso de coragem porque medo não falta! (rsrsrsrs) Agora é preciso não dar autorização para que o medo o paralise. Para que o medo traga uma coisa ruim para você. Que o medo seja um instrumento a ponto de você refletir sobre as suas ações. A ausência de medo não é uma coisa boa. Veja quando um jovem não tem medo da morte, ele é capaz de andar numa velocidade impressionante, numa moto, num carro, colocando em risco a vida das pessoas, porque não tem consciência, não tem medo da morte dele. Um médico que não tem medo do que pode acontecer numa sala de cirurgia, ele pode esquecer um bisturi, ou um instrumental dentro do paciente. O medo faz parte da vida.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: PADRE, A QUEM O SENHOR AGREDECE NO TOCANTE AO BINGO?

PE. JOSÉ GERALDO: A JESUS CRISTO, que nos ensinou a fazer o bem, as Promotoras do bem que assumiram o Projeto comigo, aos patrocinadores dos prêmios maiores e dos prêmios menores. A prefeitura Municipal nas pessoas do Prefeito Antônio Franca e Everson Veloso que nos ajudaram muito. Ao povo que compareceu. A equipe que preparou o altar da Ternura com muita simplicidade e beleza, aos músicos e aos cantores que animaram a Celebração Eucarística.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: PADRE, A IGREJA AO LONGO DOS TEMPOS TEM VOLTADO MAIS PARA OS POBRES. O QUE O SENHOR TEM A DIZER?

PE. JOSÉ GERALDO: Quando a Igreja se volta para Jesus Cristo, automaticamente se volta para os excluídos. A inclusão social é mandamento de Jesus. Quem ama a Deus e não ama seu irmão - diz o texto bíblico - é mentiroso. Nós não estamos fazendo proselitismo não. Nós estamos cumprindo a ordem de Jesus anunciar a Boa Nova. Quando a Palavra de Deus passa a ser primordial em nossa vida, tudo será acrescentado.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: HÁ PADRES CONSERVADORES QUE CRITICAM ESSA AÇÃO SOCIAL DA IGREJA, QUE O CERTO É SÓ REZAR, CELEBRAR MISSA, O RESTO DEVE SER POR CONTA DOS GOVERNANTES. O QUE O SENHOR NOS TEM A COMENTAR?

PE. JOSÉ GERALDO: Nossa Igreja é Católica, com a multiplicidade de dons e carismas que a tem, vai transformando vidas em todos os sentidos. Nem todos têm carisma para cuidar de pobre, mas tem carisma de cuidar da vida de oração e celebração. Respeitamos as diferenças de metodologia, temos certeza que unindo a oração dos que só rezam e a prática daqueles que se sentem motivados para isso, faremos a Igreja de Cristo crescer. Exupéry dizia: “Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”. Quando todos conhecerem a Doutrina Social da Igreja, entenderá que ninguém veio a este mundo para não marcá-lo com boas obras! A ação Social da Igreja não é para dar relatórios ao Governo ou a sociedade, mas para continuar a ação de Cristo no mundo, promovendo vida com plenitude. Nossa vocação é a felicidade. E, para isso, é preciso que não haja barreiras na relação com o outro: Cor, raça, etnia, credo, gênero. Nós somos o tamanho do que pensamos e sonhamos.

BLOG DO JOAQUIM FILHO: PADRE, NOSSOS LEITORES QUEREM SABER O QUE O SENHOR NOS FALA NESSE MOMENTO ATUAL.

PE. JOSÉ GERALDO: Todos nós estamos diante de um quadro critico da ética na politica. Vejo que nossos políticos (não generalizando) não guardaram consigo as lições de casa: “Para onde você vai? “De quem é essa caneta?” “Onde achou esse relógio?” “Quem é esse novo amigo?” “Por que não foi à aula?” “Por que não pediu licença, desculpe, por favor/” Parece bobagem desse padre “véio” (rsrsr) não é? Agora diante de tudo isso, não podemos parar de trabalhar, de ter esperanças, ter confiança. Não podemos parar de entender que nós temos condições de vencer os obstáculos. Precisamos trabalhar sem esses ódios, de um lado ou de outro lado, mas ter essa serenidade em busca da verdade mesmo. O Brasil merece ter uma postura mais correta, dos governantes e dos governados. Quando a gente luta na política, temos que ter essa convicção de que a ética não só acontece só nas figura dos governantes, eles não caem de outro planeta, eles nascem da família, nascem das escolas, nascem da sociedade. Nós imaginamos que este país possa ser melhor. Precisamos formar a população para ter essa consciência do que cada um pode fazer para que o país cuide melhor dos seus filhos. O Brasil merece uma politica completamente diferente. Precisamos instigar o jovem para o comando da sua história, o comando do coletivo. Se esperarmos que a classe politica venha solucionar nossos problemas ficará muito difícil. Mas já o jovem participando da política, criticando, debatendo, olhando para dentro de si mesmo e vendo potencial, conseguirá fazer uma política bem melhor.










2 comentários:

  1. Nosso padre é um exemplo de bondade com o próximo, generoso, alegre e tem ajudado bastante nosso povo tão carente de tudo principalmente carentes da palavra de Deus uma missa maravilhosa obrigado padre José Geraldo ...bela intrevista Joaquim 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. So faltou eu ter ganhado um prêmio, mas quem sabe da próxima eu ganho kkkkkk

    ResponderExcluir