segunda-feira, 1 de maio de 2017

CANTOR BELCHIOR PASSOU POR PEDREIRAS REALIZANDO SHOW

UM SHOW INESQUECÍVEL NO CLUBE ESTAÇÃO CIDADE
(Belchior/Foto: Júnior Bernardo)

Domingo (30), as redes sociais divulgaram em primeira mão a morte do cantor e compositor Belchior. A primeira pessoa a me dar essa informação foi o meu amigo vereador Hebel Cavalcante, da cidade de Lima Campos. Eu e Hebel fomos companheiros de Rádio e, sabia muito bem da admiração que eu tenho pela obra musical desse gênio da MPB. 

(Belchior, Júnior Bernardo e Aritana/Foto: Arquivo JR Produções)

Mas a título de informação para os nossos queridos leitores, queremos deixar bem claro que o cantor e compositor Belchior já esteve realizando um show aqui na cidade de Pedreiras, a data nós não estamos lembrados, mas foi no ano de 2005, de acordo com os autógrafos que foram dados pelo artista naquela oportunidade. 

 (Foto: Arquivo JR Produções)

O show aconteceu no Clube Estação Cidade, naquela época de propriedade do Grupo Carvalho Branco. Foi produzido pelo Agente de Cultura Júnior Bernardo, proprietário da JR Produções, responsável pela organização de grandes shows na cidade de Pedreiras.


Apesar de ter sido um show cuja iniciativa era privada, mas teve o apoio total da Prefeitura Municipal de Pedreiras e da Fundação Pedreirense de Cultura - FUP, que não mediram esforços para que a cidade, até então, administrada pelo ex-prefeito Dr. Lenoilson Passos - fã de carteirinha do cantor - pudesse ter o orgulho de um dia ostentar em sua história cultural uma página contando a passagem do cantor Belchior na terra do poeta João do Vale. 


Foi um grande show? Sim. Não foi um evento de massa. Não foi um evento de casa lotada, mas foi um espetáculo para aqueles que ainda estão tentando salvar o que nos resta de bom na nossa literatura musical. E, Belchior, representa para a música, para a poesia e até mesmo para a nossa Língua Portuguesa, um intelectual que falou do amor e da liberdade através de uma linguagem culta e muito erudita. 

 (Belchior, respeito e reverência aos fãs pedreirenses/Foto: JR. Produções)

O show foi apresentado pelo radialista Ribinha da FM, porém, antes, nós fizemos um preâmbulo, no qual falamos um pouco do cantor, da sua carreira e da nossa satisfação de tê-lo conhecido na antiga gravadora Continental Discos, em São Paulo, empresa fonográfica a qual mantinha contrato profissional e gravava seus discos. 

(Belchior e seu empresário. Chegada e recepção na casa do ex-prefeito Dr. Lenoilson Passos, no Conjunto Seringal/Foto: JR. Produções)

As minhas andanças pelo mundo me proporcionaram a sorte e o privilégio de conhecer o cantor Belchior de perto, em São Paulo, no ano de 1991. Eu trabalhei por 3 anos na Gravadora que ele gravava os seus discos, a Gravadora Continental Discos. E, foi lá, que o vi por várias vezes e cheguei certa vez a subir o elevador da empresa com ele. Tivemos uma conversa muito rápida, mas ainda deu para dizê-lo que era filho da terra de João do Vale. 


Anos depois, o destino o trouxe para Pedreiras através de Júnior Bernardo para realizar um show que ficou marcado. E, aqui, eu pude ficar mais à vontade e conseguir uns autógrafos em um disco vinil e um CD que guardo com muita carinho desse genial poeta da composição. 


 (Meu crachá de funcionário da Gravadora Continental Discos. Obs: Três pedreirenses trabalharam na Gravadora: Cantor Chico Viola, Dida da Trizidela do Vale e Joaquim Filho)
(Relíquia de um ingresso de um show de Belchior)


Descanse em Paz! 

3 comentários:

  1. Que o senhor lhe guarde em seu Reino ...

    ResponderExcluir
  2. Um grande artista cantor que deixou lembranças aqueles que prestigiavam suas músicas, um dos seus fãs era Sebastião Lago Sarmento Filho (Boel)

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Joaquim Vale lembrar a todos que este inesquecível Show foi também realizado com a participação total do Sistema Cidade de Comunicação parceira dos grandes eventos de nossa cidade.

    ResponderExcluir