sexta-feira, 5 de maio de 2017

POETA EDIVALDO SANTOS É HOMENAGEADO NO ESTADO DO PIAUÍ

CAFÉ COM JOAQUIM FILHO 
(Poeta Edivaldo Santos dando entrevista ao blog, no Bar do Índio, no quadro "Café com Joaquim Filho" sobre a homenagem que recebera em Teresina/PI, recentemente/Foto: Rodrigo)

Se existe uma coisa na cidade de Pedreiras que a cada dia cresce e tem colocado o município em uma posição de destaque nacional, a nossa cultura é uma delas, pois pulsionada naturalmente através dos vários segmentos culturais que aqui existem e que já se atenuam como uma realidade. Aqui a poesia é latente e já virou uma mania municipal, pois poeta é só o que nós temos nos quatro cantos da cidade, e, a cada dia mais, amantes da poesia vão surgindo, aumentando o celeiro poético. 

(Poeta Edivaldo Santos exibindo o troféu que recebera e os livros lançados no evento que tem na contracapa uma estrofe de um poema seu que homenageia Luiz Gonzaga, o Rei do Baião/Foto: Rodrigo)

Dentre os inúmeros que aqui temos, já consolidados e reconhecidos pela sua trajetória, o Poeta Edivaldo Santos é um dos que têm se destacado não só na poesia como também na música, pois tem-se mostrado que é capaz de carregar consigo o belo dom da poética, na escrita, no recital e nas suas composições musicais, que não são poucas, muitas delas já campeãs de festivais. E, aos poucos, como quem não quer nada, de forma humilde e discreta, esse vate vem nos representando não só no Estado do Maranhão como também em outros rincões por onde passa e demarca o seu espaço como um artista da palavra.  

(Contracapa do livro/Foto: Rodrigo)

Ao tomar conhecimento do feito, o blog do Joaquim Filho fez contato com o poeta e o convidou para uma participação no quadro "Café com Joaquim Filho", que tem como local e cenário no Bar do Índio, cujo quadro tem a direção artística do Produtor de Cultura Rodrigo do Índio. Entrevista marcada e nessa semana pudemos sentar e conversar com o poeta.
  
(Poeta Edivaldo Santos na festa de homenagens em Teresina/PI)

Blog do Joaquim Filho: Poeta Edivaldo Santos, você por esses dias fora homenageado na cidade de Teresina, Estado do Piauí. Fale aos nossos leitores do que se trata e o porquê dessa homenagem? A que se refere? 

Poeta Edivaldo Santos: Essa homenagem, poeta Joaquim Filho, me foi prestada pelo programa "A HORA DO REI DO BAIÃO". Um programa líder de audiência lá em Teresina na Rádio Cultura FM. Joaquim Filho, é um programa diferente porque o apresentador é um historiador, um pesquisador, seu nome é Wilson Seraine, um intelectual, dono de uma rede de escolas particulares que tem em Teresina. Ele é dono do Anglo. Além de ser um exímio intelectual, ele também é um pesquisador. É uma autoridade em matéria de Luiz Gonzaga e, talvez seja o maior do Brasil. Eu tive a oportunidade de conhecer a casa dele que se trata de um Museu, pois tem um espaço lá reservado só sobre Gonzaga e a cultura nordestina como um todo. Só para você ter uma ideia, Joaquim Filho, ele também é uma das maiores autoridades sobre cangaço (embora seja uma pessoa de paz, risos...) Então, quando eu fiz esse poema que desenvolvi o mote "NINGUÊM  CANTÔ O  SERTÃO DO JEITO QUE ELE CANTÔ", até então, eu não o conhecia e nem ele também me conhecia. 

(Poeta Edivaldo Santos/Foto: Rodrigo do Índio)

Blog do Joaquim Filho: Poeta Edivaldo Santos, como você o conheceu?

Poeta Edivaldo Santos: Ele conheceu o poema através da Revista De Repente, que circula no Piauí e depois ele me procurou, fez contato comigo para perguntar se eu o autorizava usar as estrofes do poema no programa dele. Disse-o que desde já estava autorizado. Então, há mais de 10 anos, ele abre e encerra o programa com estrofes do poema de nossa autoria "NINGUÉM CANTÔ O SERTÃO DO JEITO QUE ELE CANTÔ." Como se tratou de 10 anos do programa nesse último sábado, dia 29 de abril, ele fez uma "baita" de uma festa no Bufê Casa Blanca, lá em Teresina/PI. Convidou umas personalidades e celebridades que queiram ou não, têm uma relação com a música de Luiz Gonzaga e as convidou para homenagear . 



Blog do Joaquim Filho: Quais as celebridades foram homenageadas na festa dos 10 anos do programa "A HORA DO REI DO BAIÃO"?

Poeta Edivaldo Santos: Um neto do Gonzagão, filho do Gonzaguinha; estava o Chambinho do Acordeon, que inclusive já esteve aqui na minha casa, que por sinal até me surpreendi com o Chambinho, quando cheguei lá, ele me reconheceu e veio falar comigo, eu ainda nem o tinha visto e ficou maravilhado quando soube que eu iria receber a homenagem. Então, eu me senti muito honrado em dividir esse momento e esse espaço com essas celebridades. Estava presente também um rapaz por nome de Pedro Sampaio, da Rádio Verdes Mares de Fortaleza; também um estudioso sobre Gonzaga, chamado Paulo Vanderlei, outra autoridade sobre a cultura popular, também foi homenageado. Esse livro foi lançado agora, mês passado."


Blog do Joaquim Filho: Poeta, ele que é o autor do livro? 

Poeta Edivaldo Santos: Na realidade o livro é uma Antologia, uma espécie de pesquisa só sobre Cordéis Gonzaguianos. Dentre as centenas de Cordéis que existem aqui, ele escolheu uma estrofe para colocar na contracapa do livro, e essa estrofe é do meu poema. Então, Joaquim Filho, isso para mim é um motivo de orgulho, motivo de honra.

Blog do Joaquim Filho: Edivaldo, isso é uma honra para todos nós pedreirenses. 

Poeta Edivaldo Santos: Sim, exatamente, e é como disse o historiador Darlan Pereira: "Rapaz, a gente se sente homenageado nesse troféu aqui, é uma vitória nossa também." Quando ele me chamou ao palco para me entregar o troféu, a referência que ele fez foi a de João do Vale. Com isso, eu me senti com mais brilho ainda. Então, além desse livro que é da autoria dele, "A FESTA DA ASA BRANCA", tudo pesquisa dele, ele fez um livro infantil, uma história com pássaros cantados por Luiz Gonzaga. 


"FOI COM MUITO ORGULHO QUE EU TROUXE ESSE TROFÉU PARA DIVIDIR COM TODOS OS PEDREIRENSES."


Edivaldo Santos é Advogado, Poeta, Compositor e exímio Declamador, formado pela Universidade Federal do Maranhão. É sócio-fundador da Academia Pedreirense de Letras e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras. Integra desde a fundação do Projeto Cultural "Da Golado Pro Brasil". Autor de livros de poesias e CD com canções em parcerias. Atualmente é um dos maiores representantes da nossa cultura pedreirense. Agente de Cultura tendo organizado vários eventos na cidade como Encontro de Sanfoneiros e homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário