quarta-feira, 14 de junho de 2017

MAGNÍFICOS: a banda que marcou a minha vida!

(Foto: Google Imagem)


Por Joaquim Filho 

Quando eu retornei para a minha querida cidade de Pedreiras nos meados dos anos 90, o forró eletrônico já tinha contagiado o Nordeste e todo o país com suas músicas, nas quais alguns instrumentos típicos do forró autêntico tinham deixado de ser peças fundamentais, e nem sequer eram coadjuvantes.

Com a inovação do forró, a inclusão do termo eletrônico, eis que surgem alguns instrumentos que são usados nas músicas das bandas de Rock e outros ritmos mais frenéticos, fazendo com isso, a denominação de forró eletrônico: bateria, guitarra, contrabaixo, percussão etc. 

A moda pegou, e pelo visto veio para ficar de forma definitiva, pois há mais de vinte anos esse ritmo vem sacudindo o Brasil de Norte a Sul, o qual por onde passa e a cada momento, mais e mais bandas vão aparecendo, mantendo esse gosto musical.

Como tudo que é novo causa polêmica e rejeição, sem dúvida que o forró eletrônico também passou por esse processo de muita crítica e intolerância por parte de alguns intelectuais e entendidos do assunto; pois, lançar um ritmo novo no mercado fonográfico, que viesse contrariar o forró de raiz, o pé-de-serra, como se diz, seria uma grande afronta para a cultura nordestina. 

Polêmicas a parte... eu só sei que nesse período surgiu uma banda que seria diferenciada das demais. Bom, isso é no meu ponto de vista. Questão de gosto e preferência. Diferenciada, digo, por trazer em seu repertório músicas em ritmo de forró legítimo, que falava a linguagem do nosso sertão, do nosso povo e da nossa verdadeira identidade como nordestinos. Essa banda seria a MAGNÍFICOS, a banda que marcou para sempre a minha vida, com suas músicas, as quais a presença da poesia, do belo e do romantismo é latente e presente em cada nota musical. 

Uma doce lembrança que eu tenho da banda Magníficos foi quando ela veio realizar pela primeira vez uma festa aqui em Pedreiras (naquela época a gente chamava festa. Hoje é show), no CRESSUPE, no ano de 1998, que sem dúvida deixou uma ótima impressão pelo profissionalismo e talento dos seus músicos. Depois, eu pude revê-la há alguns anos passados uma apresentação sua no município de Trizidela do Vale-MA.
  
Nessa quinta-feira, dia 15, mais uma vez a banda Magníficos estará de volta à nossa região. Dessa feita será na cidade vizinha de Benardo do Mearim-MA e, se tudo der certo, eu quero ir lá ver de perto a banda que marcou a minha vida.














Nenhum comentário:

Postar um comentário