terça-feira, 11 de julho de 2017

É PRECISO FAZER UMA VIAGEM PARA O SEU INTERIOR

PADRE JOSÉ GERALDO LHE MOSTRA A DIREÇÃO NA LONGA ESTRADA DA VIDA
(Foto: André Araújo)

(Foto Ilustrativa Google Imagem)

Conheço muitas pessoas que fazem de suas férias um momento muito importante para relaxar, descontrair e ao mesmo tempo viajar. Como é importante viajar, logo sabemos para onde ir, o que fazer, ser autor da própria vida por um instante, pois a frenética capacidade de tirar o foco da sociedade é tamanha.

Como viajar é bom, olhar as paisagens mais belas de nosso imenso país e dar asas ao pensamento. Durante toda viagem vemos também as transformações ao longo do tempo.

Às vezes, pergunto aos agentes de Pastoral, onde irão passar as férias? Logo me respondem: “vamos ao interior”. E assim, o meu imaginário fértil vai dizendo que bom, no interior deve ser muito calmo, belas e grandes paisagens, conhecer novas pessoas, saborear cada momento, degustar cada átimo de segundo, brincar e sorrir sem economias.

(Foto Ilustrativa Google Imagem)

Passar as Férias no interior é sublime e natural, como é bom VISITAR O INTERIOR... Lá, as grandes pedras, a planície, o solo arenoso, o vento que sibila furiosamente, o friozinho para aconchego, ou o escuro de se arrepiar. É lá que vemos a nossa história, nossos fragmentos, nossa completude, nossas lacunas, nossas potencialidades e habilidades, nossa maneira tímida revelando o desconhecimento e a ignorância em busca de clarão... Há se buscássemos nossa infância perdida, nossa adolescência sufocada, nossa ousada juventude, quanto é necessário passar as Férias no interior, sempre com muitas lembranças, desde o baú antigo que nos faz ler muitas coisas novas!

Para se tirar férias é preciso bom senso e bem querer!
Há muitas pessoas que não tiram férias há muito tempo, uma das coisas que vejo como importância, que mesmo sem a imposição do trabalho ou estudo, as férias não nos deixa quietos. Férias desinstalam, quebram a rotina.

Há muitas pessoas que tiram férias de seus empregos, não adentram nas férias, criam justificativas para tudo como por exemplo: trabalho o tempo todo, agora é só para descansar, beber com os amigos, não se preocupar, estou de boa, a minha vida é muito corrida, quando vemos a pessoa não descansou, não tirou de dentro o fardo, o peso, as dificuldades.

De repente a viagem que duraria uma semana não dura mais que dois dias, porque vêm muitas alegações, a internet não pega, preciso falar com meu chefe, pois me esqueci de dar um recado, e, assim... Muitos não querem mais o interior. A rotina nos acompanha! E das F É R I A S, vamos retira o “I” ou pingo o do “I” e vamos nos transformando em FERAS cheios de instintos, para nos defendermos do tempo que cobra a todo o tempo, um tempo no INTERIOR.

(Foto Ilustrativa Google Imagem)

Muitas pessoas não conseguem viajar para o INETRIOR, porque estão condicionadas a tudo, são incapazes de ver o antigo e o novo. Lembrei-me de um carteiro que sonhava com Férias, mas quando chegou o tempo de vivenciá-las, o mesmo acabava acompanhando o substituto na entrega de cartas.

Fico observando como é difícil dar um sentido novo à vida! Reorganizá-la para as Férias no INTERIOR! Tenho entendido que há sonhos, mas alimentamos com o medo, somos tão presos à nossa liberdade que não sabemos viver. Somos tão acomodados, tão congelados em nossa zona de conforto que prejudicamos a viagem, voltamos do meio do caminho, paramos em qualquer lugar, é como fôssemos driblando a nós mesmos, teatralizando nossa existência.

Há muitos que se acostumam não querer sair de casa, se acostuma com qualquer conflitante crítica, a ponto e falar que não vai ao interior porque se encontra do mesmo jeito. E, estamos cientes que nos faz falta uma viagem ao interior, à realidade que interpela não nos dar muito tempo de fazer as pazes com o passado e curar as feridas do tempo.


A viagem ao interior não tem objetivo de matar saudades, mas resinificar a nossa vida para dar sentido a vida das pessoas. Que nossa viagem ao verdadeiro INTERIOR não leve em conta o cansaço da idade que reluta em implicância, no mesmo temperamento que apesar de simples se tornou complexo. Marque urgente a sua viagem ao interior, tenho certeza que se for realmente visitado nos oportunizará as melhores férias das nossas vidas.

Aproveitem a viagem, fantástica viagem em todo o tempo, pois não há mais tempo, caso tenhamos ojeriza ao INTERIOR...



















Nenhum comentário:

Postar um comentário