quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Como está o seu bairro?

Trizidela do Vale-MA: a pedido dos moradores, hoje a tarde fomos visitar a Rua Soraia ou Rua da Cerâmica - Bairro Nova Jerusalém

Há dias que os moradores da Rua Soraia, no Bairro Nova Jerusalém, no município de Trizidela do Vale-MA, conhecida também como Rua da Cerâmica, vêm solicitando a presença do Blog do Joaquim Filho, no sentido de ver de perto a realidade que hoje está a referida rua. E, finalmente, nessa tarde de quinta-feira, 22, por volta das 17h, nos dirigimos até o local. 


Percorremos de moto, de ponta a ponta da rua, e o que realmente presenciamos é justamente o que alguns moradores têm postados nas redes sociais e principalmente em grupos de "Whatsapp": buraco, lama, água empossada, esgoto a 'céu aberto', mato, umidade, enfim, muita precariedade e ausência de infraestrutura naquela comunidade.  

Destarte, nossas imagens não são nenhuma novidade, pois já é do conhecimento da população, assim como da Administração Pública Municipal de Trizidela do Vale, pois tão logo constatamos "in loco" a situação da rua, fizemos contato com o prefeito Fred Maia, que nos atendeu com muita atenção e procuramos saber dele o que o gestor tinha a dizer sobre essa situação. 


Conversamos com alguns moradores, principalmente com os que residem no final da rua, a parte que recebe o nome de Rua da Cerâmica, onde a situação é mais crítica. Conversamos com a comerciante - Comercial Macêdo - Aldaires Fernandes de Macêdo, residente na casa 26, que segundo a mesma, já está morando na rua há 3 (três) anos. 

Disse-nos que quando chegou na rua, era tudo limpo, asfaltada e dava gosto morar! Mas ultimamente a coisa está muito feia, muita lama, buraco, mato etc. Disse que até uns dias atrás, à noite, era uma escuridão total, mas o rapaz da iluminação pública passou lá e trocou as lâmpadas, tranquilizando mais ainda os moradores dos malfazejos. 

A senhora Aldaíres disse que estava se utilizando do blog do Joaquim Filho para ver se sensibilizava as autoridades e olharem mais para a rua, pois está muito difícil morar lá, nessa situação. Fez questão de dizer que não está criticando ninguém, está apenas reivindicando o direito de morar com dignidade. 


Outro morador que falou à nossa reportagem foi o senhor Júnior Chaves, que também mandou um recado para a Administração Pública, olhar para aquela rua com mais amor, para lembrarem que ali moram pessoas dignas, principalmente velhos e crianças. 


Como dissemos, nós fizemos contato com o prefeito Fred Maia, que falou sobre essa triste realidade
(Prefeito de Trizidela do Vale Fred Maia/Foto: Carlinhos Filho)

"... Já estou com o dinheiro guardado para colocar o asfalto ..."


- Blog do Joaquim Filho: Boa tarde, senhor Fred Maia! A pedido dos leitores trizidelenses, em especial os moradores da Rua da Cerâmica, o Blog do Joaquim Filho visitou hoje a tarde a Rua Soraia ou Rua da Cerâmica e ouviu alguns moradores que fizeram reivindicações quanto a infraestrutura da referida rua. O senhor tem algo a falar sobre a real situação daquela comunidade? Quando esses problemas serão solucionados? O senhor tem conhecimento dessa realidade?

- Prefeito Fred Maia: Joaquim Filho, essa Rua Soraia foi a primeira rua que foi feito a medição ara ser colocado o asfalto. O asfalto era para ter vindo para cá, no dia 4 de novembro. Aí, quando o Vinicius media lá a rua com o vereador Nanô do Povo, ficou tudo agendado. Assinei o convênio, o convênio está assinado. Certo? Agora, quem bloqueou o asfalto da Trizidela do Vale foi o Simplício. Ele mandou o Marcílio ir falar comigo, que eu tinha que ir a São Luís falar com ele para poder colocar o "Mais Asfalto". Eu disse que não ia, porque eu não conheço ele como deputado. Eu conheço ele como secretário. E, por causa disso, ele conseguiu bloquear o asfalto. Então, resultado: não foi colocado o asfalto da Rua Soraia, por causa disso, assim como também da Rua São Rafael, Rua Gabriel Ferreira, Rua Cândido Nunes, Rua Planalto, Rua Joaquim Dino, Sérgio José e todas as ruas que são para ser recuperadas. Porém, asfalto é muito caro e eu não estava podendo. O que eu fiz?: Peguei... o Vinicius colocou, fora a indicação de 4km do "Mais Asfalto", ele colocou mais 500 mil de emenda parlamentar para asfalto também. Vim, assinei o convênio, tudo bem direitinho. Mas também não foi pago. Eu dependo desse asfalto. Quer dizer, estava dependendo. O que eu fiz: com a projeção que a gente vai melhorar de captação de recursos, eu me antecipei, aderi a uma ata do Governo do Estado do "Mais Asfalto". Uma ata no valor de um milhão e meio de reais para poder comprar asfalto. Era para ter sido feito agora em dezembro, já estava tudo ok para colocar o asfalto, mas começou a chover...


... Eu sei que a situação da Rua Soraia é crítica, é difícil, como a Rua Cândido Nunes, Gabriel Ferreira, São Rafael (onde o vereador Joãozinho mora). São ruas que não têm mais o que fazer a não ser um recapeamento completo. Mas só que não tem como fazer recapeamento agora no período chuvoso. Você está vendo que o inverno é grande. Vai ter enchente. A Rua Soraia alaga. Daqui há uma semana mais ou menos aquela área vai estar alagada. Então, não tem como colocar asfalto...


... Eu peço até pelo amor de Deus que as pessoas tenham mais essa tolerância. Eu sei que os moradores ficam zangados, chateados, irritados e revoltados. Infelizmente, não tem como a gente fazer uma coisa que não tem como fazer. Não dá para fazer asfalto com chuva. Não tem como. Até porque a Rua Soraia é uma rua que foi feita dentro de um lago. Ali era tudo lago e foi aterrado. A umidade do solo de lá é maior do que em qualquer outro local...


... A gente até tem local que poderia colocar, em ruas que não é lago, como a Rua do Santo Antônio e em outros de morros. Mas a Rua Soraia é lago, aterrado, não tem como colocar asfalto lá. Eu vou mandar passar lá e ver se tem como colocar pedra, piçarra ou qualquer tipo de coisa para amenizar a situação, eu irei colocar. Agora, com essa quantidade de chuva que está aí, é difícil colocar asfalto. Mas garanto que na hora que passar o inverno, quem vai colocar o asfalto sou eu. Quem tem condição de colocar agora sou eu. Eu aderi a ata. Já estou com o dinheiro guardado para colocar o asfalto. Peço mil desculpas aos moradores da rua, mas será feito. Ano passado eu não tinha condições de fazer, mas esse ano eu tenho, por causa da questão dos Royalties do Gás que vai ajudar eu investir na cidade. Como todo mundo sabe, eu gosto de construir e fazer as coisas. Então, vai ser melhor porque eu vou poder fazer cada vez mais."










Nota: O blog de forma livre, democrática e imparcial está abrindo espaço para quem quiser se pronunciar no caso de se sentir ofendido e ter sido citado na matéria. 

Fotos: Joaquim Filho


















Um comentário:

  1. Infelizmente todos os inverno é assim não estou aqui pra defende ninguém não sou de trizidela do Vale estava aqui vendo a matérias.mais infelizmente todos Nois sofremos na época de chuvas. Parabéns pelo prefeito deu a resposta a sociedade. Porque onde morro o prefeito e uma meda faz nada

    ResponderExcluir