terça-feira, 24 de setembro de 2019

Uma cena do passado no presente!

Uma lancha ancorada no Porto da Rampa de Pedreiras-MA? Ah! Isso eu vou ter que registrar e contar para o povo!

(Foto: Bethe Theago)

Esse fim de semana, uma cena que no passado era tão comum e que há mais de duas décadas se tornou rara, voltou a ser motivo de atração e alegria para os pedreirenses saudosistas, aqueles que em um passado tão distante, tinham o hábito de ver todos os dias e com muita frequência, uma lancha ancorada à margem do nosso querido e sagrado Rio Mearim, principalmente no Porto da Rampa, que um dia já foi o ponto mais movimentado e mais frequentado da cidade de Pedreiras. Era por ali que chegava e saia tudo que era produzido na região. 


(Foto: Bethe Theago)


As imagens foram feitas pela cinegrafista e fotógrafa Bethe, a filha do saudoso Theago Costa, que por muitos anos mora na Rua Coronel Messias da Costa - a Rua do Tamarindo - e sua residência fica no lado da Trizidela do Vale, em frente à Rampa. Desde criança, Bethe tem visto essa paisagem todos os dias da sua vida. Nasceu, cresceu e até hoje, ao abrir a porta da sua residência, a primeira vista é a rampa e o sagrado Rio. 

Emocionada, a artista da fotografia resolveu fazer essas imagens e enviar ao blog do Joaquim Filho e relatar a sua emoção de presenciar essa cena que se tornou rara nos dias de hoje. 

(Bethe com o saudoso pai/Foto: Blog Pedras Verdes)


"Olha aí, meu amigo Joaquim Filho, imagens raras, lembre-me de você! Fazia muitos anos que eu não via uma imagem dessa aqui na porta de casa. Por isso fiz para eu guardar no meu arquivo, pois faz muitos anos que nosso Porto aqui no Mearim não parava uma lancha assim. Como dizia meu pais: 'mais de 20 anos é coisa rara...' Quando vi, lembrei-me de você. Sei que você é uma pessoa que dá importância a essas riquezas culturais e históricas da nossa cidade. Por isso, quis compartilhar com você desse momento raro. Era uma lancha lotada de pessoas, homens. passaram toda a tarde do sábado ancorados aqui. A noite, eles subiram sentido à Barra do Corda."

Da nossa parte ficam os questionamentos: Quem eram eles? Qual seria a finalidade da aventura fluvial e espetacular? De onde vinham? Por onde estão agora? Lamentamos não termos visto e fazermos uma matéria mais informativa. Ma valeu a intenção da nossa amiga Bethe Theago. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário