sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Câmara Municipal de Pedreiras-MA, Sessão Ordinária de 06.12.2019.

Na Sessão Ordinária de hoje o espaço foi aberto para a FETRACSE-MA: Gelilson Gonçalves de Lima Sousa (Presidente) e Dr. Mendes (Assessor Jurídico).

(Vereadores Filemon Neto, Dr. Bruno Curvina e Didi Motos/Foto: Joaquim Filho)

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pedreiras tinha tudo para ser uma daquelas bem rápidas, pois, na Ordem do Dia, somente um Projeto de Decreto nº. 018/2019/Parecer nº. 038/2019 do Poder Legislativo para ser lido e aprovado pelos vereadores, que "Concede o Titulo de Cidadania ao Senhor Iltaner Paiva Júnior", caso não tivesse recebido as presenças ilustres do senhores Gelilson Gonçalves de Lima Sousa, presidente da FETRACSE-MA e do Dr. Mendes, assessor da FETRACSE-MA, que tinham como cicerones Ana Roberta e Miguel, presidente e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras, que de forma gentil e democrática, tiveram vez e voz, e usaram a Tribuna da Câmara para fazerem uma demonstração de como está a situação do Processo referente aos recursos do Fundef, dizer que a luta continua e que estavam ali no sentido de buscarem apoio aos vereadores de foma institucional.

Sobre este assunto, nós ainda falaremos nesta matéria, mais adiante. 

Pequeno Expediente
(Vereador Buno Curvina/Foto: Joaquim Filho)

Por volta das 8h40, nessa data, o presidente Bruno Curvina fez a abertura dos trabalhos do Legislativo Municipal, solicitando da assistente de plenário a leitra da ata da sessão passada. Em seguida, o presidente informou que sobre a ideia de convocar o proprietário da empresa que vem prestando serviços para o município na infraestrutura, segundo informação que teve, é que município e empresa chegaram a um entendimentos e que alguns detalhes já foram acordados, por essa razão, não merecia mais alongar com essa história. 

Grande Expediente
(Vereadores de Pedreiras em atividade/Foto: Joaquim Filho)

No Grande Expediente, abriu-se uma discussão sobre a Ação Federal e a Ação da AL que aconteceram recentemente no município de Trizidela do Vale, no qual, cada vereador deu a sua opinião: 

Segundo o vereador Totinho Sampaio, nada do que foi falado nas ações Federal e na da AL vai acontecer.  Disse que tudo ali é só politicagem. Afirmou, que semana passada um Senador veio dizer que vai trazer uma ponte para Pedreiras, que tudo isso é promessa e não passa de conversa, pois há coisas que esse mesmo político vem prometendo quando vem à Pedreiras e nunca cumpre. 

(Vereador Elcinho Gírio/Vídeo: Joaquim Filho)

O vereador Elcinho Gírio também comunga da mesma opinião do seu nobre colega Totinho Sampaio, também não acredita e nem bota fé em muitas coisas ali prometidas. 

(Vereador Elcinho Gírio/Foto: Joaquim Filho)

Além de se mostrar sem confiança, esperança e muita credibilidade em muitas lideranças que estiveram na Ação da AL, afirmou que os "Medalhões" da política local estavam lá mais no sentido de fazerem mídia e continuar com o seu espaço com as velhas práticas, sem o mínimo de respeito com os novos que começam a surgir, em uma luta desigual e desonesta. Ainda mais sobre essa questão o nosso leitor poderá constatar no vídeo na fala do vereador. 


(Vereador Gard Furtado/Vídeo: Joaquim Filho)

O vereador Gard Furtado usou da palavra para se solidarizar com o povo e fazer uma séria reclamação aos serviços de atendimento que o Banco do Brasil, agência de Pedreiras, presta aos seus clientes. Acompanhe no vídeo do que o vereador está reclamando. 

(Vereador Gard/Foto: Joaquim Filho)

Ainda na sua fala, sobre as Ações Federal e AL que foram desenvolvidas no município de Trizidela do Vale e a opinião que os dois vereadores (Totinho e Elcinho) têm das lideranças federais e estaduais que lá estiveram, o Vereador Gard Furtado não concorda e vê isso com muita tristeza e preocupação. 

"...Ora, se eu estou vereador, na função de político, representante do povo, eleito para lutar e melhorar a vida no campo e na cidade, como que eu nessas condições vou perder as esperanças e passar uma realidade negativa para as pessoas. Eu tenho mais é que acreditar e lutar para essas promessas serem cumpridas. No dia que eu não acreditar mais na política, eu chego aqui e entrego a minha cadeira e vou cuidar de outras coisas..."



(Vereador Filemon Neto/Vídeo: Joaquim Filho)

O vereador Filemon Neto, como um representante da classe artística na Câmara, pelo menos tem sido bastante atuante quando o assunto é cultura, lembrou que a data de hoje se lembra a partida do imortal compositor, o Maranhense do Século XX, João do Vale, que há 23 anos nos deixava para se eternizar na história.

Sobre a polêmica e as opiniões diferentes das Ações Federal e AL acontecidas na Trizidela do Vale, o vereador Filemon Neto também não vê dessa forma que veem os vereadores Totinho e Elcinho. Ele disse que é preciso ter muita cautela. E questionou: 

"Como um vereador usa da palavra na Tribuna para desqualificar a mesma classe que ele está inserido, a política? Isso é o que eu não entendo. Que segurança e credibilidade passa um vereador para o povo quando pensa assim?" Acompanhe o vídeo da fala do vereador. 



(Vereador Robson Rios/Vídeo: Joaquim Filho)

Vereador Robson Rios também dá sua opinião sobre as Ações que foram realizadas na Trizidela do Vale. O experiente vereador de dois mandatos disse que esse discursos de político falar mal de político é muito perigoso. É preciso que se tenha bastante cautela, na opinião do Edil. Robson acha que a esperança de dias melhores não podem morrer. Não podemos matar no povo a ansiedade de um novo tempo. "Vamos acreditar", disse o vereador. 



(Vereador Dr. Bruno Curvina - Presidente da CMP/Vídeo: Joaquim Filho)

O presidente Dr. Bruno Curvina hoje em sua fala destacou vários assuntos. Começou parabenizando ao prefeito Fred Maia pela realização no município de Trizidela do Vale da Ação da AL, pelo apoio e a presença do gestor, por ser organizado e diferenciado em tudo que faz naquele município. 

Depois destacou as presenças das diversas autoridades e lideranças políticas que compareceram durante a realização da Ação da AL, disse que isso é muito importante, pois é de movimentos como estes que vêm os projetos, as ações, embora algum vereador, imprensa ou quem quer que seja critique, mas as pessoas têm que colocar na cabeça que existem obras que jamais uma prefeitura irá realizar se não tiverem as parcerias do Estado ou da Federação. Essa Ação, segundo o vereador Bruno Curvina, foi uma oportunidade que tivemos para mostrar aos deputados a realidade de nossas cidades. 

O vereador falou ainda que aproveitou a oportunidade para mostrar a realidade do Bairro Maria Rita, como aquele espaço habitacional fica quando acontece uma chuva. Disse que foi orientado pela coordenação da Ação a apresentar um Plano de Saneamento Básico para que investimentos nesse sentido possam ser aprovados. O vereador até se perguntou: - "Será se tem Plano de Saneamento Básico no município de Pedreiras?" 

Relatou a triste realidade dos moradores da Piçarreira com a questão da falta de água. Falou que nesse bairro um projeto que ele esteve a frente, orçado em 40 mil reais e que a Caema de Pedreiras teria toda estrutura para resolver, só não foi solucionado por causa da perseguição política que existe, pois um segundo ele, um secretário foi a São Luís e disse para não mexerem com isso que o município iria receber uma verba para solucionar todos os problemas. Até hoje isso nunca saiu do papel. 

Voltou a alertar que a população de Pedreiras está bebendo água com amianto, um produto químico que é encontrado nos canos que são usados há vários anos no abastecimento de água para as casas. Segundo o vereador, amianto causa câncer e se têm muitos casos em Pedreiras provocados por essa substância química. 

Questionou sobre o Hospital Regional de Pedreiras: disse que não basa só construir um prédio e dar o nome de hospital. Citou como exemplo o hospital de Bernardo do Mearim que está jogado, cheio de mato e com atendimento limitado. Falou que a Câmara precisa exercer o seu papel de se preocupar e saber que tipo de especialidades vai ter nesse hospital que ora está sendo construído. 



(Vereador Zezinho do Amor/Vídeo: Joaquim Filho)



(Gelilson Gonçalves de Lima Sousa/Vídeo: Joaquim Filho)

A convite do presidente vereador Dr. Bruno Curvina, o jovem Gelilson Gonçalves de Lima Sousa, na qualidade de presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado do Maranhão - FETRACSE-MA, fez o uso da palavra e colocou a par para os vereadores e aos presentes a realidade da luta dos professores em busca dos seus direitos em relação ao Fundef. 

(Gelilson Gonçalves/Foto: Joaquim Filho)

(Dr. Mendes/Foto: Joaquim Filho)


Na sequência, quem também falou foi o assessor jurídico da FETRACSE-MA, Dr. Mendes, que de uma forma bem técnica e com um vasto conhecimento jurídico de causa deu uma explanação de como está essa questão, mas que o objetivo mesmo era conscientizar a Câmara Municipal de Pedreiras que a mesma tem respaldo institucional para fazer valer o direito dos professores no município, pedido esse que foi ouvido atentamente por todos os vereadores da casa, ficando para uma discussão mais aprofundada no sentido que o Poder Executivo dê o seu aval. 

(Professores e Professoras na Galeria assistindo atentamente à Sessão/Foto: Joaquim Filho)

(Vereador Jotinha Oliveira/Foto: Joaquim Filho)


O blog do Joaquim Filho teve acesso a essa nota técnica e traz na íntegra para você ficar mais bem informado!  





Palavra final sobre a visita do presidente e assessor jurídico da FETRACSE-MA.

(Vereador Bruno Curvina/Foto: Joaquim Filho)

Após a Sessão Ordinária o blog do Joaquim Filho conversou com o presidente Bruno Curvina para saber dele o que ele achou da ida dos representantes da FETRACSE-MA à Câmara. Veja o que disse o vereador:

- "Joaquim Filho, na realidade, a gente já vinha conversando com a Ana Roberta e a Dra. Bianca há algumas semanas a respeito do direcionamento desse recursos do Fundef, que é uma coisa que ainda não está no município, mas tem a previsão de vir, e é um recurso bastante vultuoso na casa dos 140 milhões. O sindicato está reivindicando que 60% desse montante seja repassado para os professores devido às quebras salariais que os mesmos tiveram nos anos de 1998 a 2004, se não estou enganado. Bom, eles vieram solicitar que a Câmara fizesse uma Lei Autorizativa que contemplasse essa percentagem de 60% dos contratados. No entanto, a ideia que nós colocamos é que eles procurassem, hoje eu já mandei um ofício para o líder do governo, para agendar uma reunião para a próxima semana com o prefeito para que esse projeto pudesse vir do Executivo. Uma vez que ele venha do Executivo, ele tem mais força, pois as Câmaras que já aprovaram e o próprio Ministério público e o Tribunal de Contas, eles recomendam que a Câmara pode ser que não tenha a responsabilidade disso. Mas segundo o advogado lá, esse recurso já foi ganho em algumas cidades artindo da Câmara. Como a gente sabe que pelo Executivo fica mais fácil, nós vamos dar essa oportunidade do prefeito fazer isso. Na sexta-feira nós vamos apresentar o projeto vindo do Executivo ou Legislativo." 

   


















Nenhum comentário:

Postar um comentário