Júnior Meneses, mais um jovem que pretende ocupar espaço na vida política de Pedreiras-MA.
(Foto retirada do perfil do "Facebook", por Joaquim Filho, em 17,01.2020, às 13h44)
Como já dissemos em uma matéria que publicamos aqui no blog do Joaquim Filho, sobre a educadora Katyane Leite, que o blog estaria abrindo espaço para novos nomes que estão surgindo e que pretendem pleitear uma vaga no Poder Legislativo e na vida pública de Pedreiras, eis que hoje estamos de volta, trazendo mais um nome, que se trata do jovem músico e ativista social e cultural, Júnior Meneses, que fez contato conosco e expressou o desejo de ter um espaço livre e democrático, para que pudesse se apresentar à comunidade e transmitir aos munícipes a boa-nova que ora está pré-candidato a vereador por Pedreiras-MA.
Júnior Meneses, quer sim, disputar uma vaga para a Câmara Municipal de Pedreiras nessa eleição de 2020. Quer ocupar espaço na vida política da cidade, pois na vida pública, ele já tem a sua marca, o seu conceito e, embora ainda muito jovem, muito já contribuiu para a vida da cidade em vários segmentos, sendo o que mais se destaca, é o da música.
Ontem, 16, por volta das 10h, em uma das salas do Palácio Municipal, estivemos conversando, e nessa oportunidade, Júnior Meneses nos disse "que o ato de tomar uma decisão importante na vida, requer pensar bastante, e que na hora de torná-la pública, mais ainda, portanto, procurar um canal de comunicação na linha do blog do Joaquim Filho é muito salutar para selar a credibilidade e dar seriedade no projeto que ele quer apresentar", disse Júnior
Então, dissemos ao jovem Júnior Meneses, pré-candidato a vereador, que ele pudesse ficar a vontade, que nós não íamos fazer uma entrevista, que durante a nossa conversa, ele pudesse abrir o seu coração e externar as suas ideias e o que teria a dizer para os pedreirenses que nós iríamos elaborar o texto da sua narrativa.
"Joaquim Filho, primeiramente eu quero lhe agradecer pela sua disponibilidade em poder atender ao nosso pedido e nos dar um espaço no seu blog. Confesso-lhe que depois de refletir bastante sobre uma possível candidatura a vereador e tomando consciência de que é um caminho árduo e tempestuoso, cheguei à conclusão de que podemos construir uma política diferente e que ela possa de fato ser a solução de vários problemas em meio à sociedade. Ainda não me dou por satisfeito em chegar até aqui e saber que fizemos muito, pois tenho o entendimento que ainda é pouco, contudo, afirmo que neste momento sou pré-candidato a vereador em Pedreiras para mostrar que o jovem é protagonista de sua história e tem capacidade de renovar consciências e fomentar ainda mais as leis e as políticas públicas em prol do povo."
Síntese Biográfica
Willame Meneses da Silva Júnior, nascido em Pedreiras-MA, em 31 de julho de 1992 especificamente na antiga Clínica Ana Ramos, filho de Maria Selma de Sousa Silva e Willame Menezes da Silva, concluiu seus estudos no consagrado colégio Corrêa de Araújo.
Vida social, religiosa e cultural
Segundo Júnior Meneses, ele caminha a cada dia com a felicidade e com o orgulho de ser pedreirense, terra de João do Vale e de tantos filhos ilustres que inspiram e continuam a inspirar várias pessoas.
Que bom ver isso em uma pessoa: feliz pela origem do seu lugar - A Princesa do Mearim! Ele é de família simples e honrada, desde pequeno foi educado na fé católica e sempre teve o pensamento de unidade entre todos os que acreditam no criador supremo. Com o passar do tempo foi adquirindo cada vez mais a vontade de fazer algo diferente que normalmente as pessoas não faziam, que se trata da simples atitude de contribuir de alguma forma com o desenvolvimento da sua cidade em todos os aspectos, com um olhar especial no que se refere à promoção humana, ao segmento juvenil e cultural.
Projetos
Ao perguntar ao jovem Júnior Meneses sobre os seus projetos ou quais já esteve inserido, ele nos falou que em 2012 foi criado através da departamento de juventude e cultura do Santuário São Benedito o projeto "Flautas de Benedito", projeto esse que atendeu mais de 150 crianças e jovens de 07 a 20 anos, levando assim o ensino de música através dos instrumentos de Flauta Doce, Violão e Baixo, formando músicos e futuros artistas. Fez parte também da criação da "Banda Marcial Santa Cecília" que tem como objetivo principal oportuniza, semear e desenvolver o gosto pela música em crianças e jovens.
Com a implantação da "Banda Marcial Santa Cecília" vieram os desfiles cívicos municipais, realizados junto ao departamento. O I e o II "Concurso de bandas e Fanfarras", participação total de toda a juventude estudantil, brotado assim reconhecimentos e moções de aplausos pela Câmara Municipal de Pedreiras.
O "Festival de Música", evento que teve a participação da juventude mostrando seus talentos musicais, com premiações e troféus, valorizando assim os nossos jovens. No Teatro Júnior Meneses ajudou a executar junto aos jovens (encenações) e peças teatrais, tais como "O Auto de São Benedito", história do Padroeiro São Benedito, encenada pelos jovens, Pedreiras Feliz a Esperança que se Renova, o nascimento de Jesus um cordel de Natal, história do nascimento de Jesus encenada pelos jovens, o Auto da Compadecida, total apoio e participação na maior encenação do médio Mearim, a "Paixão de Cristo."
Projeto "Cinema para Todos", um projeto que levou mais de 500 jovens da zona rural e urbana ao gosto cinematográfico, foram exibidos filmes e longas, evento como Saint Fest e For All Fest, parceria no Festival 360, festas jovens que promoveram a interação e participação dos mesmos; Projeto "Festival de Dança da juventude", momento de exposição das belas artes corporais; Proporcionou oficinas de Artesanato como a fabricação de Flores e adereços para peças teatrais, muito participativo e proveitoso, no mês das crianças executa-se o projeto denominado Pedreiras criança e criança tua inocência é mais bonita, onde se atende mais de 2000 crianças levando assim brincadeiras e brinquedos e proporcionando um momento de lazer para nossas crianças, no mê do meio ambiente executamos o projeto "Canoa do Conhecimento", que tem a finalidade de levar jovens em procissão fluvial e transmitir palestras voltadas a preservação ambiental.
No período junino Júnior Menezes já participou da "Arraiá da Fé" e o "Arraiá da Juventude", com a participação de grupos culturais juvenis, execução dos concursos de quadrilhas e o projeto "Virada Cultural Juvenil", na valorização dos grupos juninos, criação do "Bumba Boi de São Benedito".
O projeto "Acampamento Jovem" é outro que o Júnior Meneses, visando à troca de conhecimento, proporcionando a coletividade e parceria entre os jovens. Projeto "Impacto Jovem" que é a união dos diferentes tribos (juvenis), neste projeto foi inaugurado o Wi-Fi livre no patamar do Santuário São Benedito, Projeto "Semana Natalina", momento de participação de nossos jovens no resgate do espírito natalino, proporcionamos confraternizações, viagens e encontros para nossos jovens, promovendo assim a interação.
Formação educacional
Júnior Meneses é professor de música e músico multi-instrumentista formado pela Escola de Música Lilah Lisboa do Estado do Maranhão, contendo cursos de metais, trombone e ritmo chorinho pela fundação cultural Monsenhor Chaves, curso de parapsicologia em uma visão interdisciplinar pela ASSPLANEJ, curso de informática básica e artesanato pelo projeto Guri - MT, curso de auxiliar administrativo pelo Senac, reservista série C do TG 08-008, maestro, compositor, escritor com livros não publicados, Diretor da CIA de Teatro Bela Arte, Acólito e músico do Santuário São Benedito. Foi Conselheiro Municipal de Juventude e hoje estar diretor do Departamento de Juventude e Cultura do Santuário São Benedito há 8 anos, com inúmeros projetos concretos que tiveram como foco nossos jovens e os segmentos culturais.
Por que lançar-se a vereador?
Segundo Júnior Meneses, ao longo de sua caminhada, muitos lhe questionaram e continuam a questionar: "por que não concorre a uma vaga para legislativo Municipal? Como sempre diz o seu Padre: "Precisamos fazer muito para entender que não é o bastante." Sem dúvidas precisamos da política como ferramenta para o bem comum, pois a mesma nos possibilita meios para contribuir em uma sociedade justa e igualitária.
"Devemos nos envolver na política porque é uma das formas mais elevadas da caridade, porque ela procura o bem comum", diz o nosso Papa Francisco, digo então que meus caminhos estão feitos por Deus e eu somente caminharei.
Considerações finais
"Agradeço ao amigo Joaquim Filho pelo espaço e o parabenizo pelo novo quadro deste blog, que através da imparcialidade explanará aos leitores as pretensões políticas das pessoas que possivelmente representarão o anseio da população. Estamos sempre à disposição."
Nenhum comentário:
Postar um comentário