Em Tempos de Pandemia nossa Homenagem aos verdadeiros heróis do combate à Covid-19 no município de Pedreiras Maranhão.
(Foto retirada das redes sociais do colunista)
Aos TRABALHADORES do Sistema Único de Saúde - SUS.
Fonte: http://craal.org.br
Texto adaptado por: Francisco Rogério.
Fonte: http://craal.org.br
Texto adaptado por: Francisco Rogério.
O Brasil e o mundo enfrentam uma das piores crises da história! Ao contrário das guerras mundiais, o inimigo agora é invisível aos olhos, um vírus milimétrico que chegou de repente em nossas vidas e alterou planos, sonhos, projetos e mudou a rotina de milhões de pessoas. O novo coronavírus (COVID-19), é rápido, forte e altamente letal em grupos de risco como pessoas idosas ou com comorbidades.
Na última segunda-feira, 29 de junho, dia de São Pedro, em Pedreiras, as mortes chegaram precocemente às famílias de 33 pessoas conhecidas por todos nós, já o número de casos confirmados ultrapassa 1.235. A boa notícia é que 859 delas estão curadas. Isso mesmo! Cerca de 70% se recupera da doença sem a necessidade de tratamentos especiais.
Para garantir a recuperação e o bem-estar desse imenso público, um grupo de pessoas está na linha de frente dessa guerra, os nossos verdadeiros heróis, servidores públicos e profissionais dos diversos setores de saúde que, dia e noite, dobram plantões para salvar a vida das pessoas afetadas por este vírus na Terra do Poeta João do Vale.
Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de laboratório, técnicos em Raio X, porteiros, maqueiros, agente de limpeza e outros tantos profissionais que estão em zona de combate, expondo as próprias vidas em nome da saúde pública. São pessoas que abriram mão do próprio convívio familiar para amparar a vida daqueles que estão em um estado mais crítico.
E eles fazem de tudo, de tudo mesmo! Inclusive, muitos precisam comprar o próprio equipamento de proteção individual (EPIs), para continuarem a trabalhar. Esses combatentes se viram como podem em hospitais as vezes sem recursos, sem estrutura e sem condições mínimas para oferecer os insumos básicos de segurança. No início do mês de junho foi inaugurado pelo Governo do Estado, o Hospital de campanha para atender Pedreiras e região, que traz o nome do saudoso Dr. Kleber Carvalho Branco, médico pedreirense que prestou relevantes serviços para a saúde de toda região do Médio Mearim.
E o que falar daqueles profissionais que, embora não sejam da área da saúde, mas trabalham para garantir a boa gestão (administradores hospitalares), a limpeza dos hospitais (faxineiros), o atendimento (recepcionistas), a segurança (vigilantes e brigadistas), entre outros? Todos eles estão nessa luta contra a Covid-19 para evitar que eu, você, nossas famílias e amigos sejam as próximas vítimas dessa doença miserável.
Em meio ao caos, a única forma conhecida, até o momento, de mitigar o avanço dessa pandemia é: FICAR EM CASA. Quem pode, deve manter-se em isolamento social, pois é a forma de evitar a transmissão do vírus, achatar a curva de contágio e evitar que os hospitais pereçam com a superlotação.
Parabéns a TODOS os profissionais da área. Vocês que, a cada dia, saem de suas casas dispostos a fazerem o melhor para salvar a vida de tantos doentes. Em meio a tantas incertezas e pressões, esses servidores superaram o medo e tem feito da luta diária um compromisso de vida.
Os nossos guerreiros não vestem capas ou têm superpoderes, pelo contrário, eles usam capotes, jalecos brancos, e até mesmo sacos de lixo para trabalhar silenciosamente, mas com muita dedicação, garantindo e resguardando a vida de muitos de nós. E isso nos lembra o convite feito pelo Papa Francisco: “olhem para os verdadeiros heróis que vêm à luz nestes dias. Não são aqueles que têm fama, dinheiro e sucesso, mas aqueles que se oferecem para servir os outros.”. Tudo isso vai passar e quando acabar, vamos sair dessa crise mais fortes, sobretudo, com mais humanidade.
A todos os profissionais de saúde de Pedreiras e região, o nosso pleno reconhecimento e a nossa eterna gratidão!
Prof. Francisco Rogério Sousa
Servidor Público Municipal;
Licenciado em História;
Discente em Ciências Sociais - UEMA.
Inclusive plágio nesse texto do Rogério, fazendo mudanças em algumas letras. Pra um professor ta descendo o nível da classe. Parte desse texto pertence ao CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE ALAGOASCRA-AL. Desculpe o comentário, mas como professor e pesquisador eu não poderia deixar de comentar
ResponderExcluirParabéns pra esse jovem com sábias palavras
ResponderExcluir