quinta-feira, 30 de julho de 2020

Prefeito Jailson Fausto no Tribuna 101

Entrevista com Jailson Fausto, prefeito de Lima Campos, no programa Tribuna 101, na Rádio FM Cidade de Pedreiras-MA.
(Foto Tribuna 101)

Entrevista realizada quinta-feira, 30 de julho de 2020, no estúdio da FM Cidade. Fotos enviadas por Klayrton Sousa.

As entrevistas que a Rádio FM Cidade de Pedreiras, estado do Maranhão, Brasil, segue realizando dentro do programa Tribuna 101, tem sido de grande importância para esclarecimentos e deixar bem informada a população da região, acerca do que se passa nas administrações públicas municipais e no mundo político da Região do Médio Mearim. 
Hoje, 30, na bancada esteve o bem avaliado e conceituadíssimo prefeito da cidade vizinha de Lima Campos, Jailson Fausto, gestor de dois mandatos consecutivos, que chega ao término do seu mandato com uma boa nota, bem elevada no que se refere ao seu trabalho como prefeito naquela cidade. 
Mais uma vez a entrevista foi bem conduzida pelo diretor-geral da emissora, o empresário da comunicação Klebinho Branco, que segundo ele, essas entrevistas estão apenas iniciando, a intensificação dar-se-á mais ainda quando do registro das candidaturas dos agora pretensos candidatos ao Executivo de várias cidades da região. 

Educação e o retorno às aulas dia 3 de agosto!

Klebinho Branco iniciou a entrevista com o prefeito Jailson Fausto abordando a questão da educação a nível de Estado e Municípios, da preocupação do retorno às aulas que estava previsto para o dia 3 de agosto, uma determinação do Governo do Estado, mas que devido o problema da pandemia ainda persistir, como o prefeito Jailson Fausto iria administrar esse problema.
O prefeito Jailson Fausto falou que o retorno às aulas é algo muito preocupante nesse momento. Disse que realmente, está preocupado com essa situação. Falou que mesmo com todos os cuidados e cumprimento das determinações da OMS, esse retorno para o dia 3 de agosto, não tem como acontecer. Citou que o perigo continua. Que teve um dia dessa semana que em Lima Campos teve 19 casos positivos. Pensa que esse aumento se deu em função de liberação de alguns setores como bares e restaurantes. Comentou que preocupado com a volta do aumento no seu município, pediu que fosse feito um levantamento em que setores têm aumentado esses casos, isso para fazer um raio x da situação.
Ainda sobre a educação, Klebinho Branco perguntou se volta ou não no dia 3 de agosto. Citou como exemplo, a determinação do secretário de educação Chico da TV, de Trizidela do Vale, que já disse que pela vida dos alunos e profissionais de educação, não voltará agora.
Jailson Fausto voltou a dizer que isso é muito complicado, uma decisão da volta. E confirmou que já decidiu que não vai voltar com as aulas presenciais nesse momento. Segundo o prefeito, o município está realizando o possível no combate ao Covid-19. A educação está fazendo aulas virtuais, mas não no geral.

O problema da falta de água no município!

O entrevistador Klebinho Branco tocou no assunto do problema da falta de água. Segundo ele, há muitas reclamações de Lima Campos, na sede, do problema da falta de água. Perguntou ao prefeito Jailson Fausto o que está havendo.
O prefeito Jailson Fausto afirmou categoricamente que o problema de falta de água em Lima Campos, na sede, é de inteira responsabilidade CAEMA. Segundo ele, tudo que pudesse ser feito para que não tivesse esse problema, a prefeitura, na sua gestão, fez. Disse que além de já ter um poço, mandou fazer mais outro justamente para não ter esse problema. 
"A CAEMA precisa dar uma resposta e dizer o que está acontecendo, pois existe água nos poços em abundância. A CAEMA já realizou um trabalhou de pesquisa e fez bastante testes. Ela sabe que tem a água, mas não está chegando na rede. Ela não encontra o problema. E o município tem cobrado, quer uma solução. No sentido de resolver esse problema, já doamos o terreno para o Estado para a criação de um reservatório no bairro do Aeroporto. Agora é com o Estado." 

Klebinho Branco comentou que em Pedreiras, não que tenha resolvido o problema, mas amenizado, a CAEMA tem colocado carros pipa. E perguntou se em Lima Campos não tem essa ação da CAEMA. 

O prefeito Jailson Fausto disse que não. Que a CAEMA vem fazendo um sistema de manobra e foi aí que melhorou um pouco, mas não resolveu. Disse que caminhão pipa ainda não tem entrado em ação no seu município.

Será como está o serviço de saúde em Lima Campos? Esse foi outro questionamento do entrevistador Klebinho Branco!

Jailson Fausto ao responder essa pergunta, o radiouvinte deve ter percebido a sua satisfação em dizer as seguintes palavras:
"A saúde de Lima Campos, na nossa gestão, está em primeiro lugar como destaque da nossa administração. Não tenho medo de dizer e afirmar que ela se destaca. Temos cuidado com o nosso povo. Nossos profissionais de saúde são capacitados. Temos enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, medicamentos, equipamentos, enfim. Temos nos destacado nesse setor. Só para você ter uma ideia, temos cadastro com nomes e telefones de todos. Durante essa pandemia, montamos uma estrutura fora do hospital com tenda para evitar a propagação da doença. Temos túnel de desinfecção. Exames diversos. Psicólogos." 

E a infraestrutura, senhor prefeito, como está?

"Agora há pouco, nós falávamos da falta de água na sede. E deixei bem claro que a culpa é da CAEMA. Já na zona rural, não tem esse problema. Água na zona rural no município de Lima Campos tem em abundância. Pagamos, damos manutenção, fazemos limpeza e cuidamos das 28 redes que existem. A despesa com os produtos químicos para o tratamento da água também é por nossa conta. Temos uma equipe que cuida direto dessa parte, e temos até bomba de reserva para eventuais problemas. Meus mandatos foram com compromisso com o povo e principalmente da zona rural. Aplicamos recursos próprios em poços. 90% dos povoados têm asfalto. Vamos asfaltar os 10% até o fim do nosso governo. Isso é importante para a diminuição de doenças respiratórias. Vá nos povoados e veja as pessoas fazendo as suas caminhadas. O Projeto Gás continua. Temos praças nos povoados iguais as praças da sede. Temos duas frentes de trabalho melhorando estradas vicinais, colocando piçarra." 

No sentido de dar uma cutucada na administração de Pedreiras, Klebinho Branco comentou que aqui a cidade não se destaca e ninguém vê para onde vai o dinheiro dos Royalties. Mas já em Lima Campos e Trizidela do Vale, é notório a aplicação desses recursos.

Jailson Fausto falou que em Lima Campos a oposição também alega para onde vão esses recursos. Disse que é normal a crítica. Jailson disse que em Lima Campos esse dinheiro que vem desse recurso do gás, é bem aplicado no combate às desigualdades sociais, pois lá, no seu município, há o vale gás, onde ais de 2 mil famílias são cadastradas e recebem o seu gás. Foi um projeto que o prefeito disse ter conseguido com planejamento. Embora receba as críticas da oposição ser um programa eleitoreiro, o projeto segue ajudando as pessoas, pois 80% das famílias da zona rural são ajudadas. As famílias tem o seu cartão magnético e recebem o caminhão do gás  na porta. E tem mais, estamos construindo 120 kits sanitários. 

Eleições 2020

"Nosso trabalho e o apoio que temos nos dar segurança e certeza de elegermos a nossa sucessora. Lidero nas duas campanhas. Elegi 9 vereadores e mantenho. O nosso aliado nos respeita, não tem esse negócio de estar do lado por pressão tudo livre e democrático."

Por que o vice-prefeito Estevinho saiu do grupo?

Klebinho Branco o que eu vou lhe dizer é a mesma coisa que digo sempre. Entre eu e estevinho nunca aconteceu nada. Não temos problema algum. Conversamos numa boa e nos respeitamos, enfim. Mas a política tem isso. Ele resolveu buscar outro caminho. Natural da política. Ele quer se lançar a prefeito, e eu quero lançar e eleger a minha sucessora. Só isso!










Nenhum comentário:

Postar um comentário