segunda-feira, 14 de junho de 2021

Francisco Calheiro de Marinho - O "Chico Bil".

 Blog do Joaquim Filho presta reconhecimento relevante em memória ao maior doador de sangue da história de Pedreiras - Maranhão - Brasil.

(Foto Arquivo da família Calheiro Marinho)

14 de junho Dia Mundial do Doador de Sangue!

Na verdade, nós na chamada dissemos o maior doador de sangue de Pedreiras-MA, mas na verdade, olha lá se não for um dos maiores doadores de sangue do Planeta, pois não se sabe com precisão alguém que tenha doado tantos litros de sangue no sentido de salvar vidas humanas como o saudoso Francisco Calheiro de Marinho, que por muitos anos trabalhou na profissão de guarda municipal, além de nas horas vagas também exercer outras profissões para aumentar a sua renda e levar o pão de cada dia para sua família. 

(Dona Luizinha Marinho, esposa de "Chico Bil"/Foto retirada do Facebook em 14.06.2021, às 14h52)
Sua alcunha popularmente conhecida era a de "Chico Bil", homem respeitado e se fazia respeitar pela sua postura autêntica. Segundo as filhas Izete e Cristina, o pai é natural de Açú, município do Estado do Rio Grande do Norte. Nasceu em 10 de agosto de 1939 e faleceu na cidade de Pedreiras, Estado do Maranhão, onde morou por muitos anos, em 16 de outubro de 2005. 

(As irmãs Marinho: Cristina e Izete/Foto retirada do Facebook, em 14.06.2021, às 14h49)
Para provar o que o blog está a noticiar sobre esse homem que merece todo o nosso respeito, e que sua memória jamais deverá ser esquecida, tivemos acesso a alguns documentos que estão no poder da família, ainda com informações em datilografia, que comprovam esse feito de amor, solidariedade e humanidade do saudoso "Chico Bil", quanto à doação de sangue. 

(Documento imagem arquivo da família, enviado por Cristina Marinho)

(Fernando Marinho, neto de "Chico Bil"/Foto retirada do Facebook em 14.06.2021, às 14h56)

Como se vê, Francisco Calheiro de Marinho chegou até receber certificado de doador de sangue, expedido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí, além de declarações que provam suas doações em várias cidades do Maranhão e nas capitais São Luís e Teresina/PI. 

(Dr. Felipe Marinho, Neurocirurgião, neto de "Chico Bil". Foto de Joaquim Filho)

Recentemente, um dos seus netos, Dr. Felipe Marinho, Neurocirurgião, pedreirense, esteve participando do programa radiofônico Canto da Princesa, e na oportunidade, o jovem médico falou do saudoso avô com uma saudade e ternura nos olhos, e destacou o seu avô como um dos grandes doadores de sangue da humanidade. 

(Documento imagem arquivo da família, enviado por Cristina Marinho)
Disse que por naquela época os registros de doações de sangue serem muito precários, e por não poder provar conforme exige o Guinness Book, uma espécie de livro que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremo da natureza, seria impossível requerer esse reconhecimento ao seu avô Francisco Calheiro de Marinho.       

(Documento imagem arquivo da família, enviado por Cristina Marinho)

Portanto, nesse dia de hoje, Dia Mundial do Doador de Sangue, o reconhecimento ao nosso saudoso Francisco Calheiro de Marinho, o "Chico Bil", a quem nós tivemos o prazer de conhecer desde a nossa infância e depois ter tido a honra de ser seu vizinho logo que me casei com minha esposa Deusa Helena. Foi justamente como vizinhos que nasceu a nossa amizade pela família Calheiro Marinho. 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário