sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Coluna do Carlos Augusto Martins Netto

 Alô, alô, Marciano!

Por Carlos Augusto Martins Netto - Servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Farmacêutico, Escritor e Poeta.

Planeta Terra, Sistema Solar, Via Láctea, 26 de agosto de 2021.

O planeta, há mais de um ano, está passando por uma séria pandemia causada por um vírus chamado SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19. Esse vírus está causando um verdadeiro pandemônio aqui no planeta, já ceifou mais de quatro milhões de pessoas ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, em menos de dois anos, já matou mais que toda a Guerra do Vietnã, que durou quase duas décadas. Muitas famílias foram completamente dizimadas em questão de dias. Simplesmente desapareceram. A dor é generalizada, mas a falta de informação também.

Por aqui está ocorrendo de tudo, desde uma esmagadora maioria sedenta por alguma esperança até uma minoria egoísta que, se valendo do princípio de liberdade, rejeita a maneira mais plausível, pelo menos até agora, de controlar todo o horror pelo qual estamos passando com esse maldito vírus. Essas pessoas que estão recusando a vacina estão sendo responsáveis por mais uma onda da doença, renovando todo o sofrimento e adiando o retorno à normalidade — se é que algum dia consigamos retomar esse estado.

Além disso, há países que achando pouco o sofrimento causado pela pandemia, ainda fabricam seus tormentos próprios. Há poucos dias, um desses países, sofreu um golpe para tomada do poder, sendo o grupo vencedor adepto a um sistema de justiça baseado em textos religiosos que foram escritos no século VII e realizam uma interpretação literal dos textos, sem se preocuparem com a adaptação aos dias atuais. Nunca se falou tanto em direitos das mulheres — e com razão, pois esse mesmo grupo já governou esse país e foi um horror!

E falando de horrores, em um continente chamado América, mais precisamente na parte mais ao sul, há um país lindo, cheio de encantos e belezas que está vivendo um caos. Ele se chama Brasil. Por lá, o Chefe de Estado está travando insana luta pela manutenção do poder e, também, para livrar sua família do alcance da justiça local — alicerçada em leis promulgadas sob os ditames democráticos e que ditam a situação daquela Nação, um Estado Democrático de Direito.

Diariamente, esse país é assolado por vários factoides criados por seu dirigente. Já ameaçou cancelar as eleições vindouras, tentar a todo momento desestabilizar os demais poderes constituídos, incita a população ao armamento e à desobediência civil... para citar somente alguns pontos mais relevantes desse desgovernante.

Sim, o Brasil também está sofrendo todo o horror da pandemia do coronavírus. Por lá, já morreram mais de 577 mil pessoas, quase mil mortes somente nas últimas 24 horas. Um pesadelo! E o desgovernante preocupado com questões de reeleição. Com a única questão que o interessa: o poder. Isso é revoltante!

Senhores Seres Extraterrestres, sempre ouvi que vocês são um povo mais inteligente, portador de aparato tecnológico mais avançado que o nosso e que, há muito tempo, nos ajudaram com questões de organização das sociedades e, também, com tecnologias que propiciaram o avanço das civilizações terrestres. E que, volta e meia, dão uma incerta aqui pelo nosso planeta. Então, acho que esse é um bom momento para nos concederem, novamente, seu auxílio. Estamos precisando, e muito, de tecnologias que nos ajudem ao combate à vários tipos de problemas — e problemas não nos falta! Mas a minha maior esperança é que vocês também possam trazer exemplos concretos de como podemos ser um povo mais voltado para o coletivo do que para o particular. Em como podemos viver em equilíbrio e harmonia com o próximo e com o planeta que nos abriga. Pensem a respeito com carinho e se tomarem a decisão de virem aqui, o Brasil é um bom ponto de partida.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário