sexta-feira, 3 de junho de 2022

QUERO VIVER PEDREIRAS!

ANTÔNIO GOMES DE SOUSA: Uma história de trabalho e amor com o Mercado do Engenho
Foto de Joaquim Filho

A partir de hoje, dia 3 de junho de 2022, o blog do Joaquim Filho passará a levar aos seus leitores e seguidores virtuais um pouco da história da cidade de Pedreiras através de pessoas ilustres que fizeram e fazem a história, através de contos e causos, e também de cousas e lugares que ainda resistem e continuam de pé fazendo com que vivamos um pouco de um passado de glória. Nossas reminiscências precisam ser provocadas e contadas para que a geração do presente saiba da riqueza cultural e histórica que tem a nossa "Princesa do Mearim."
(Antônio Gomes de Sousa/Foto de Joaquim Filho)

"...Nem marchante e nem magarefe; eu sou talhador de carnes..."

Há dias que sempre que passamos pelo Bairro do Engenho, nos nossos passeios ciclísticos, ao cair da tarde, algo tem nos chamado a atenção e em seguida nasceu a ideia de tirar um tempinho para colocá-la em prática. A temática seria o Mercado do Engenho: contar um pouco da sua história; quando ele foi construído e em qual administração municipal e estadual?

(A honra de poder ser ladeado por esse grande homem honesto e trabalhador: Antônio "Carlota")

Nessa manhã de quinta-feira, dia 2 de junho, finalmente, dispusemos de um tempo para visitar o Marcado do Engenho e, lá, encontramos o senhor Antônio Gomes de Sousa, conhecido por todos na cidade como Antônio "Carlota", que de forma educada e muito gentil para com a nossa pessoa, e isso não é de hoje, colaborou com algumas informações acerca do logradouro em pauta. 


Placa de inauguração ostentada na parede do Mercadinho do Engenho

"...Aqui no Mercado do Engenho a reforma quem faz sou eu mesmo..."


O mais importante dessa matéria é que a mesma teve como finalidade não só falar do Mercado do Engenho, mas de forma natural e espontânea, sem cunho político e ideológico, também da pessoa e um pouco da história do senhor Antônio "Carlota", que há vários anos trabalha naquele local. Sobre o Mercado do Engenho, o senhor Antônio "Carlota" nos informou que o mesmo foi construído no ano de 1969, no governo estadual de José Sarney e no municipal o saudoso ex-prefeito Dr. Josélio Branco. 

(Carne de qualidade disponível a vendo no Mercado do Engenho/Foto de Joaquim Filho)

QUEM É ANTÔNIO "CARLOTA" E QUAL A SUA ORIGEM?

Não há nada mais proveitoso e enriquecedor em respeito à busca do conhecimento e da sabedoria do que conversar com as pessoas com mais anos de vida do que nós. O tempo e a idade fazem os sábios. A parte da história da cidade que não é escrita e que as vezes perdemos, está justamente nessas pessoas, assim como Antônio "Carlota", pois é a verdadeira fonte de pesquisa e estudo. 
Natural de Brejo Santo, no Estado do Ceará, chegou a Pedreiras em julho de 1968. Atualmente está com 79 anos e nunca parou de trabalhar um só dia desde que pisou nesse solo abençoado. É talhador de carne e desde o dia que o Mercado do Engenho foi inaugurado que ele ali trabalha no referido logradouro público. Hoje tem a companhia dos filhos que o ajudam. Segundo ele, todos que ali iniciaram com ele já faleceram. 


É casado com a senhora Terezinha Bonfim, oriunda de Crateús-CE, com quem tem os filhos: Lucélia, Tonivaldo, Emerson e Lívia que já lhe deram bastante neto. Reside há vários anos na Avenida Abílio Monteiro, em frente a Igreja de Nossa Senhora das Graças. Um homem manso, humilde, muito conhecido e querido pelo povo de Pedreiras-MA. 

 
























4 comentários:

  1. Parabéns meu amigo, pela belíssima matéria.

    ResponderExcluir
  2. MILLENA FIGUEREDO DE SOUSA3 de junho de 2022 às 13:44

    Orgulho de vc meu avô e de toda sua história

    ResponderExcluir
  3. Homem de fibra e batalhador, esse é meu avô carlota, orgulho de ser sua neta. 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns Joaquim Filho pela iniciativa. 👍🏻

    ResponderExcluir
  4. Sr. Antônio Carlota, um grande homem, digno de honestidade e trabalho

    ResponderExcluir