segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Coluna do Professor Marcus Krause.

 É hora de retornar às aulas presenciais. Como estão as escolas para receber os alunos ?  

(Graduado em Letras pela FAESF)

No Brasil, o retorno das aulas presenciais está ocorrendo na grande maioria das escolas com revezamento de alunos, ou seja, enquanto parte da turma está na escola a outra parte fica em casa. 

Tal medida, na maioria dos casos,  dar-se-á em razão da estrutura das escolas públicas, que não comportam todos os alunos ao mesmo tempo, obedecendo o distanciamento social exigido pelos órgãos sanitários. 

Uma pesquisa no estado de São Paulo, revelou que apenas 1 de cada 4 escolas da rede estadual tem capacidade para receber 100% dos alunos. (https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/08/02/sp-so-1-em-4-escolas-estaduais-tem-capacidade-para-receber-100-dos-alunos.htm). Ora, se no Estado mais rico do país, essa foi a realidade apresentada, o que dirá das escolas nos demais estados brasileiros. 

As turmas, na maioria das escolas, são pequenas sendo capazes de suportar aproximadamente 15 alunos sentados, com distanciamento de 1,5 metros, que é o recomendado.  Antes da pandemia o que se via era um aglomerado de alunos em salas pequenas e pouco arejadas. Escolas  cujas salas de aulas possuíam 40 alunos matriculados, algo comum no ensino público, e em Pedreiras, não era diferente do restante do país. 

Há anos não se constrói escolas em nossa cidade e o quantitativo de alunos é, naturalmente, crescente a cada ano, porém, o número de escolas não tem acompanhado este crescimento. 

Se antes da pandemia, Pedreiras já necessitava de novas unidades escolares, quanto mais agora, tal realidade se tornou urgente, de modo a ofertar para nossas crianças, um ensino de qualidade e que seja para todos e, acima de tudo, com segurança e garantia de condições sanitárias necessárias para evitar proliferação do Coronavírus.

Professor Marcus Krause é Graduado em Letras, graduando em Pedagogia, especialista em Educação Especial Inclusiva, Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em gramática, mestre em Ciências da Educação, membro da Organização Mundial de Educação Pré Escolar, Membro do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, membro do programa de pós graduação da Escola Superior do Ministério Público.


























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