A Câmara Municipal de Pedreiras, por unanimidade, aprovou o Projeto Lei Dia Municipal Poeta Samuel Barrêto.
(Vereador "Jotinha" Oliveira assinando o Projeto de Lei após a aprovação da Câmara Municipal/Foto de Joaquim Filho)
Um projeto de iniciativa popular, familiares e artistas que encontrou na sensibilidade do Vereador "Jotinha" Oliveira o caminho para a realização de um sonho.
(Foto de Joaquim Filho)
Antes de iniciarmos as primeiras palavras para essa matéria, ficamos a pensar de como poderíamos denominar esse dia de hoje, 22 de setembro de 2021, dia esse em que, por unanimidade, a Câmara Municipal de Pedreiras aprovou o Projeto de Lei nº 013, de 1º de setembro de 2021, de autoria do nobre Vereador José Josias de Oliveira Neto, o "Jotinha", que institui o "DIA MUNICIPAL DO POETA SAMUEL BARRÊTO" a ser comemorado, anualmente, no dia 8 de outubro e dá outras providências.
(Mesa Diretora/Foto de Joaquim Filho)
O Dia Municipal Poeta Samuel Barrêto, uma homenagem mais que merecida, no sentido de transformar a data, que por sinal é o dia do nascimento do vate, em um dia para se relembrar a importante obra literária e musical deixada pelo imortal.
(Vereador "Jotinha" Oliveira/Foto de Joaquim Filho)
O Projeto de Lei foi aprovado na Sessão da Câmara Municipal de Pedreiras, que aconteceu nessa manhã de quarta-feira, 22, na qual, somente o vereador Gard Furtado esteve ausente, mas que foi justificado a sua ausência pelo seu colega o vereador "Jotinha "Oliveira", autor do projeto.
(Historiadora e Agente de Cultura Francinete Braga/Foto de Joaquim Filho)
A Sessão histórica foi marcada com grande emoção por parte dos vereadores como também por todos os presentes, em especial, a classe artística dos diversos segmentos culturais das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, já que Samuel Barrêto representava unanimidade e era bastante querido pelos artistas locais e de todo Estado do Maranhão.
(Ester de Sá Barrêto, fazendo os seus agradecimentos à Câmara de Vereadores/Foto de Joaquim Filho)
Após ser lido pela assistente de plenário; ser colocado para apreciação e votação, sem sombras de dúvida, ninguém questionou, apenas, os 12 vereadores presentes aprovaram, assinaram e na sequência fizeram o uso da palavra dos seus lugares, enaltecendo o projeto lei e a pessoa do homenageado.
(Foto de Joaquim Filho)
Destacamos também as falas de agradecimentos e de emoção da sua irmã Ester de Sá Barrêto; as palavras em nome da arte da historiadora e agente de cultura, Francinete Braga; assim como também as palavras sábias, como sempre, do cantor e compositor Paulo Piratta.
(Cantor e compositor Paulo Piratta/Foto de Joaquim Filho)
Em seguida, Paulo Piratta sugeriu que aquele momento histórico na cultura de Pedreiras ficasse registrado em uma foto: vereadores e artistas, juntos, para demonstrar que o poder público pode e deve andar de mãos dadas em prol da cultura da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário