sexta-feira, 24 de setembro de 2021

PEDREIRAS: UMA RUA, UM POEMA.

 Poeta e Escritor Marcus Krause lançou mais uma obra literária.

(Foto de Joaquim Filho)

Realizado no início da noite dessa sexta-feira, dia 24 de setembro de 2021, no auditório do Parque João do Vale, com início às 18h, o mais novo livro de poemas do professor, poeta, escritor e servidor do Ministério Público Estadual, Marcus Krause, que também é membro da Academia Pedreirense de Letras - APL, cadeira n. 20, cujo Patrono é a saudosa professora Janoca Maciel.

(Foto de Joaquim Filho)

"Pedreiras: Uma rua, Um poema" é o título do livro do poeta Marcus Krause, que teve a brilhante inspiração de escolher como forma de homenagear a sua cidade natal, falando em versos, prosas, métricas e rimas das ruas da cidade e seus nomes que homenageiam grandes saudosas personalidades - de diversos setores da sociedade - que fizeram a história de Pedreiras e continuam vivas em nossas lembranças, graças ao legado que as mesmas nos deixaram.

(Foto de Sandro Vagner)

Pedreiras: uma rua, um poema é uma obra literária de 126 páginas, primeira edição, com impressão totalmente independente, gênero poesia, com digitação e revisão gramatical do próprio autor. O livro está bem prefaciado pelo poeta e escritor Filemon Krause, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras - APL, que como se denota pelo sobrenome, é primo do autor. "... Além das poesias que dão vida ao miolo do livro, com versos livres e de fácil interpretação, fiquei deveras impressionado com o sugestivo título da obra: "Pedreiras: Uma rua - Um poema", onde o autor, com o seu espírito de enxergar "a vida sob o seu olhar", fez um verdadeiro passeio turístico sobre os logradouros de Pedreiras, não deixando de fazer uma parada obrigatória na parte baixa da Rua Maneco Rêgo, constantemente banhada pelas águas barrentas do Rio Mearim, onde nasceu o poeta Marcus Krause..."

(Foto de Joaquim Filho)

Presentes ao evento de lançamento estavam algumas pessoas da sociedade, assim como algumas autoridades como: Raphael Branco, Presidente da FUP; Filemon Krause, da Academia Pedreirense de Letras; Vereadora Iaciária Rios; Ana Roberta, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras; Maurício Monteiro, Diretor de Turismo e Alyne, Diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite. 

(Foto de Joaquim Filho)

Segundo o poeta Marcus Krause, na sua apresentação do livro, ele deixa registrado e justifica que a sua obra poética, ora lançada, vem de uma forma bem criativa, falar sobre as ruas da cidade de Pedreiras, narrando fatos históricos, culturais e Hilários, que deram origem a muitos nomes de logradouros públicos. O autor acrescenta que apresenta, ainda, uma singela homenagem a muitos cidadãos e cidadãs que residirem ou residem em muitas ruas e avenidas de Pedreiras.

(Foto de Sandro Vagner)

O autor, Marcus Periks Barbosa Krause, é natural de Pedreiras, nascido em 06/05/1978, professor da rede pública municipal de ensino e servidor do Ministério Público; e Educação Especial/Inclusiva e mestre em Ciências da Educação. É membro da Academia Pedreirense de Letras, cadeira 20, que tem como patrono a professora Janoca Maciel, membro das Academias de Artes, Ciências e Letras do Brasil, Academia Intercontinental de Artistas e Poetas e Academia Internacional de Literatura Brasileira. É articulista do Jornal Pensar a Educação em Pauta da Universidade Federal de Minas Gerais, colunista do jornal ROL de Sorocaba e colunista do blog do Joaquim Filho. Possui 4 publicações de livros (A vida sob o meu olhar, Memória e história da Educação de Pedreiras, Educação, Inclusão Digital e Empatia e este que hoje está sendo lançado. É co-autor em diversas Antologias Nacionais e internacional, publicada pela editora Red Nemésio, em espanhol no livro Voces Poéticas, no México, ano 2021. Possui artigo publicado na Revista Jurídica Juris Itinera do Ministério Público do Maranhão, ano 2018, e artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Básica. 


Na contracapa do livro o leitor poderá ler o poema Pedreiras, suas ruas nos inspiram, que narra:
Pedreiras,
Suas ruas, becos e avenidas
Dão brilho aos nossos versos,
Encantam nossos visitantes,
Inspiram nossos artistas,
Acolhem aos retirantes.

Pedreiras, suas ruas inspiram o poeta:
Na prosa,
Na rima,
No verso.

Dão vida aos desenhos do artista plástico,
Em cada traço,
Em cada cor,
Em cada tela.

E iluminam o compositor
Em cada coro,
Cada refrão,
Cada estrofe.

Encantam na voz do trovador e Dão
O ritmo,
O tom
E a melodia.

(Poeta Filemon Krause/Foto de Sandro Vagner)

Quem adquirir o livro do poeta Marcus Krause e colocá-lo como deleite de uma leitura rica e saudável, "Pedreiras: Uma rua, Um poema", indubitavelmente, vai poder fazer um passeio pelas ruas que nos viram nascer, crescer e correr livre e solto como os poemas do poeta. 














(Pelezinho e Jane Gleb/Foto de Joaquim Filho)

(Luiza, Ana Roberta e Penha Krause/Foto de Joaquim Filho)





(Celma Souza)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário