domingo, 16 de janeiro de 2022

PEDREIRENSES PELO MUNDO: Coluna do Professor Marcus Krause

 Crônicas de uma viagem dos sonhos.

É o sonho de muitas pessoas conhecerem as praias de Porto de Galinhas e Maragogi, locais que são verdadeiros paraísos. 

Para aquelas que pretendem visitar estes lugares vou relatar, com base na experiência que tive durante minhas férias, algumas questões e dicas necessárias para um bom passeio em família. 

Porto de Galinhas na verdade está localizado no município pernambucano de Ipojuca, onde estão  localizadas muitas praias paradisíacas, dentre elas a praia de Maracaipe, praia de Muro Alto, praia de Cupe, praia de Serrambi, dentre outras.

 

Chegando à cidade o acesso a algumas praias é feito a pés, uma vez que, hospedado em algumas das centenas  de pousadas do centro, fica bem fácil chegar à praia. 

Outras praias podem ser acessadas contratando-se serviços de algumas empresas de turismo existentes na cidade, mas não se preocupe, em vários pontos da cidade você encontra correspondentes e representantes turísticos oferendo serviços de translado, mergulhos e passeios turísticos. 

Existem também muitos passeios de bugre, onde dezenas deles podem ser encontrados nas praias e caso deseje agendar os passeios eles vão lhe buscar no hotel. Os roteiros são diversos e a depender da sua disponibilidade de tempo e recursos poderar conhecer várias ou todas elas em um dia, pois existem os passeios de 2 horas, 4 horas e 6 horas, sendo o valor mínimo de R$ 300,00 para duas horas de passeio.

 

A noite a cidade possui uma mega feira de artesanatos, centenas de lojas, quiosques, bares e restaurantes espalhados pelas ruas e calçadões do centro. A quantidade de frequentadores é surpreendente, muitos turistas brasileiros e estrangeiros circulam pelo local. 

É possível encontrar muitas lojas de artesanatos com produtos personalizados para você guardar de lembrança ou presentear alguém que ama. 

Em relação à hospedagem a cidade dispõe de muitas pousadas e hotéis com preços variados, desde os mais  simples aos mais luxuosos.

 

O que muito me impressionou foi a questão da segurança pública. Não  percebemos, durante os 4 dias  que passamos no local, nenhum caso de furtos ou roubos, nem na cidade nem nas praias. A cidade é toda monitorada por câmeras de alta definição e as pessoas trafegam livremente com seus celulares pelas ruas sem se incomodar. Por questão de segurança,  ao chegar ao hotel perguntei a uma funcionária  se poderíamos ir a pés para a rua a noite e ela informou que não tinha nenhum problema que era muito tranquilo, e realmente foi.

 

Uma outra opção ao viajante que deseja conhecer a região é hospedar-se em  Recife e durante o dia ir a Porto de Galinhas para os passeios turísticos, contratando  as empresas de turismo que promovem os passeios diários, uma vez que a capital fica a distante apenas 50 quilômetros de Porto de Galinhas. 

Por fim, não dá para ir em Porto de Galinhas sem ir também a Maragogi, no vizinho estado de Alagoas. O local é um verdadeiro paraíso, com maravilhosas piscinas naturais que nos deixam encantados.

 

Portanto, para quem pretende ir conhecer estes lugares paradisíacos não se esqueça de levar aquele bronzeador e o protetor solar e prepare o bolso, pois o que é salgado por lá não são apenas as águas do mar.

Da Academia Pedreirense de Letras - APL, Servidor do Ministério Público Estadual, Professor, Poeta e Escritor. Presidente da ONG Toda Criança Feliz. 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário