terça-feira, 5 de abril de 2022

FORTALEZA-CE: AMIZADES VERDADEIRAS SÃO PARA SEMPRE.

 Jesoaldo Barbosa, um amigo sexagenário!

(Vera Lúcia, Jesoaldo, Joaquim Filho e Deusa Helena, Fortaleza/CE 01 de abril de 2022, às 21h, no Le Giardino Buffet, Rua Cônego Braveza, 526 - Cidade dos Funcionários)

Falar das pessoas que estimamos é uma das cousas que nós, na qualidade de escritor, gostamos de fazer. É como dar uma aula ou proferir uma palestra sobre uma temática que temos conhecimento e segurança no que vamos falar. É a mesma emoção de recitar um poema ou cantar a música que mais gostamos, que no nosso caso, pode ser "Canteiros", melodia do cantor cearense Raimundo Fagner, no poema da poetisa Cecília Meireles. 

No mês de março, fomos surpreendido por Vera Lúcia, esposa de um amigo cearense que atualmente mora em Fortaleza, nos comunicava que o seu esposo no dia 2 de abril de 2022 iria completar 60 anos, e que a família já estava programando fazer-lhe uma festa surpresa e, por sermos amigo dele desde à deca de 80, fizera-nos o convite para estarmos presentes. Então, além de fazer questão da nossa presença, nos fez o desafio de contar um pouco da nossa história, da nossa amizade e alguns detalhes que os longos anos de vida, quase 40 anos depois, não foram capazes de apagar da nossa memória. 

Então, a partir de agora, com a ajuda das nossas reminiscências, falaremos a respeito de um ser humano exemplar que no fragor da sua juventude marcou a história da cidade de Pedreiras-MA. Tivemos a honra de conhecer o nosso amigo sexagenário Jesoaldo Barbosa e sua digníssima família na década de 80. 

Primeiro, pelo fato da família dele ter sido vizinha de uma ex-namorada minha, filha do casal Antônio Sobreira e Rosenilde Davi, uma das irmãs do Padre Davi Silva. Portanto, por nos vermos quase todos os dias, ali surgiu o nosso conhecimento e a nossa amizade, não só com Jesoaldo, mas com toda a sua família. 

Segundo, no ano de 1982 a 1985, nós trabalhamos juntos em uma empresa da cidade a A Melodisc, de propriedade do saudoso empresário José Valdeci Silva. 

(Grupo de Jovens TLC festejando o aniversário da Irmã Custódia, na casa das freiras, em Pedreiras-MA, no ano de 1982)

Terceiro, é que nós fizemos parte do grupo de jovens "Todos Ligados em Cristo" - TLC, da Paróquia e Santuário São Benedito, que tinha como nossa orientadora a freira que nós a chamávamos de Irmã Custódia. 

(Encenação de uma peça teatral sobre a vida, testemunho e vida de São Benedito, que teve a nossa participação e de Jesoaldo)

Além desses três momentos distintos que convivemos juntos e que marcaram nossas vidas e que foram importantes para a construção de uma amizade fiel e sólida, outros, como momentos sociais, religiosos e culturais, também foram preponderantes para hoje na contemporaneidade podermos dizer: nós temos passado, temos história e um legado incólume que nem o tempo apagará. 

(Jesoaldo, na encenação da peça sobre a história de vida de São Benedito, em Pedreiras-MA)

Lembramo-nos muito bem da sua doce e amável família com quem Jesoaldo Barbosa viveu aqui em Pedreiras-MA: Sua mãe, dona Maria, de saudosa memória, senhora gentil e muito educada que não dispensava cordialidade quando nos via; o senhor Antônio, seu pai, embora tivesse um jeito sério, calado e um pouco arredio, tinha no seu olhar a mansidão e a paz dos homens de boa vontade; Terezinha, sua irmã, com o mesmo perfil e personalidade da sua mãe, cordialidade de sobra, sempre com um sorriso no rosto, era uma simpatia em pessoa, uma mulher inteligente, funcionária do Banco do Brasil S/A; o Fred, seu sobrinho, filho de Terezinha, esse era o centro das atenções da prole, todas as luzes, focos, carinhos e atenções eram voltados para o garoto, que por sinal, era um menino agradável, que nós também aprendemos a gostar; sua irmã Yolanda dispensa comentários, embora muito jovem naquela época, cabelos longos e ondulados emolduravam um rosto de sorriso meigo, era muito estudiosa, leitora assídua e amante da música popular brasileira. Certa vez, no ano de 1989, em viagem à Fortaleza-CE, e em visita à casa da família de Jesoaldo Barbosa, que ficava em uma rua por trás da Igreja de São Gerardo, nós, de forma carinhosa e com gratidão, presenteamos a Yolanda com um disco vinil (LP) do cantor Chico Buarque de Holanda; o Edivan, seu irmão, embora tivéssemos pouco contato com o mesmo, também foi um membro da família que ficou marcado na nossa lembrança. 

Depois, com o passar do tempo, Jesoaldo e sua família saíram de Pedreiras e foram morar em Fortaleza, uma metrópole que desde o dia em que a visitamos pela primeira vez passamos a ter um carinho especial, afinal, é a capital do estado do meu querido e saudoso pai, Joaquim Ferreira da Silva. 

Destarte, ter sido lembrado e convidado por sua digníssima consorte Vera Lúcia, para participar do evento que celebra os seus 60 anos de vida, é para nós, uma honra imensa, é como se ele na qualidade de aniversariante nos desse um presente. 

O convite foi nos feito com mais de um mês de antecedência, mas desde aquele momento passamos a contar os dias, ansiosamente. O dia chegou e eis que aqui estamos na terra do escritor José de Alencar e da sua musa inspiradora dos lábios de mel - Iracema. 

Tudo que falamos acima, foi sobre o amigo Jesoaldo quando morou em Pedreiras. Doravante, relataremos com texto e imagens sobre a sua linda e bem organizada festa de aniversário de 60 anos.

Um cenário bem criativo para celebrar os 60 anos de autêntico nordestino, nascido no Ceará, um Estado de pessoas maravilhosas, bem humoradas, felizes e cheias de vida no corpo e na alma. 

Certo dia, bem no início do mês de maio, Vera Lúcia, esposa do Jesoaldo, deixou uma mensagem no meu celular, via "Whats'App, que o seu esposo iria completar 60 anos no dia 2 de abril do corrente ano, e que ela, juntamente com a família, estava programando uma festa surpresa para o aniversariante. 


Apesar de ainda não conhecê-la pessoalmente, Vera Lúcia me falou que gostaria muito que eu estivesse presente, pois ela sabe quem são os amigos do esposo dela, e entre eles, meu nome estava na relação. Disse-a que poderia contar com a minha presença, que eu iria com minha esposa, pois o meu amigo merecia que eu fizesse esse esforço para estar presente.


Então, eu e minha esposa Deusa Helena, nos programamos, e no dia 31 de março saímos daqui de Pedreiras às 3 horas da manhã, com um dia de antecedência, sem pressa, curtindo o trajeto da viagem já que todo o percurso tem muita cousa linda para se vê e registrar através de fotos. 

Ficamos na Pousada Villa Marina, na Avenida Monsenhor Bruno, 104, na Praia de Iracema, onde aproveitamos para passear na cidade, aproveitar o que Fortaleza tem de melhor pra oferecer aos seus visitantes, já que o aniversário só seria na noite do outro dia, primeiro de abril.


No dia e na hora marcada nos dirigíamos para o local do evento, no Le Giardino Buffet, Rua Cônego Braveza, 526, Cidade dos Funcionários, onde tudo já estava pronto para a grande surpresa ao meu amigo Jesoaldo. 


Além da surpresa da festa que foi organizada pela sua esposa Vera Lúcia, a nossa presença também foi para ele uma grande surpresa, pois segundo ele, jamais imagina que nós estaríamos presentes. 


Na oportunidade, levamos uma tela pintada pelo artista plástico pedreirense Pachequinho, que a nosso pedido, pintou uma imagem da Igreja de São Benedito, inspirado em uma foto do blogueiro Henrique Pedras Verdes. Ele simplesmente amou. 


E, assim, foi o que rolou na festa, muita comida e bebidas típicas do Ceará. Uma banda foi contratada para tocar somente forró pé de serra. Um telão foi montado para mostrar algumas imagens da história de vida de Jesoaldo, assim como alguns depoimentos de familiares e amigos. Na oportunidade, deixamos a nossa mensagem ao amigo. Durante o evento, aproveitamos para fazer uma entrevista com o aniversariante que fora enviada o áudio ao blogueiro Sandro Vagner que apresentou o programa Canto da Princesa no sábado dia 2 de abril. 


Nossos sinceros agradecimentos ao amigo Jesoaldo, sua esposa Vera Lúcia, seus filhos, seus familiares e aos seus amigos que nos receberam com muito carinho e cordialidade. 







Imagens da Viagem

Saída de Pedreiras dia 31 de abril às 3h da madrugada. Chegada em Fortaleza às 17h do mesmo dia. Retorno para Pedreiras dia 2 às 13h30. Pernoite na cidade de Frecheirinha. Chegada a Pedreiras dia 3 domingo às 19h. Quilômetros percorridos ida e volta 1.818. 





























































































Nossos anunciantes



























Nenhum comentário:

Postar um comentário