quarta-feira, 20 de julho de 2022

DIÁRIO DE UMA VIAGEM DE MOTOCICLETA

 Pedreiras/Brasília/Pedreiras

(09 a 19.07.2022)

(Catedral de Nossa Senhora Aparecida em Brasília/DF)

MARANHÃO

Por várias vezes fomos à Brasília: avião, carro próprio e ônibus. A ideia desafiadora de realizar uma viagem para a Capital Federal, pilotando uma moto (ida e volta), confesso, que era um sonho, mas um desejo cheio de questionamentos, tais como: devo mesmo fazer isso? Devo ir só ou convidar um amigo? E os perigos que se corre no trajeto como assalto ou acidente!? Não vai ser cansativo? E se bater o arrependimento? Tudo isso e muito mais, nos faziam ficar na indecisão se desveríamos arriscar ou não. Arriscamos! Fomos e voltamos incólume e com a proteção das mãos divinas de Deus. 

(No momento da partida fui até ao Bar do Índio falar com o meu amigo Raimundo Aleixo)

Então, assim do nada, de repente, resolvemos ir depois de uma conversa com nossa esposa que já estava lá há dias, esperando o nascimento de Cecília, nossa neta que nasceria dia 14 de julho do ano em curso.

(A primeira imagem da viagem, em frente a nossa residência)

A nossa saída de Pedreiras se deu no dia 09.07.2022, às 12h12, pela MA (estrada) passando pelas cidades Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Esperantinópolis, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra até Barra do Corda, onde aguardamos por quase duas horas, esperando os Índios Guajajaras liberarem a estrada que estava interditada desde quinta-feira, dia 7.

(Meu primo Cícero Cavalcante "Pintão", com quem morei por vários anos em São Paulo)

Nossa primeira parada foi em Poção de Pedras para visitar um primo, Cícero Cavalcante, conhecido por todos por todos naquela cidade pela alcunha de "Pintão". Aproveitamos para almoçar uma carne de bode já que passava das 13h. Em seguida, pegamos a estrada. 

(Poção de Pedras, bairro Alto Brilhante)

(Poção de Pedras/Foto de Joaquim Filho)

(Poção de Pedras/Foto de Joaquim Filho)

Ao chegar na Barra do Corda uma fila quilométrica de caminhões, carretas, ônibus e carros de passeio estava formada e os caminhoneiros aguardando a liberação da estrada. 

(Passando pela a cidade de Esperantinópolis. Segunda a nossa Confreira Emanuelly Carneiro, nesse prédio funcionou a primeira Prefeitura da cidade/Foto de Joaquim Filho)

(Esperantinópolis/Foto de Joaquim Filho)

(Esperantinópolis/Foto de Joaquim Filho)

Tivemos informações que a Polícia Rodoviária Federal tinha se dirigido para as aldeias. Então, resolvemos avançar e ir até o local da barreira, no qual tivemos a oportunidade de fazer imagens do momento da liberação da passagem pela área da reserva indígena, em Jenipapo dos Vieiras, que fica entre os municípios de Grajaú e Barra  do Corda.

(Pôr do Sol na Reserva Indígena na BR em Jenipapo dos Vieiras-MA/Foto de Joaquim Filho)

No percurso, no município de Jenipapo dos Vieiras, na reserva indígena, uma fila quilométrica e sem fim de caminhões, carretas, ônibus, vans e carros de passeios todos estacionados na margem direita da MA. Pela esquerda, já que estávamos de moto, conseguimos chegar até a zona de conflito, ou melhor dizendo ao local onde estava montada a barreira. 

 

(Vídeo de Joaquim Filho)

(Vídeo de Joaquim Filho)

(Vídeo de Joaquim Filho)

No caminho encontramos um grupo de mulheres prestando solidariedade aos caminhoneiros, distribuindo quentinha e refrigerante. Conversamos com uma senhora por nome Fátima, que falou desde o dia que os índios interditaram a BR que o grupo feminino prestaram essa ajuda humanitária aos caminhoneiros, pois a região fica bastante aglomerada e os restaurantes não ficam superlotados. O blogueiro que vos escreve essa matéria também foi contemplado com uma quentinha e um copo de refrigerante.

(O amor e a solidariedade cabem em todo lugar, a qualquer hora, até em momentos de conflitos/Vídeo de Joaquim Filho)

Após passar pela reserva indígena chegamos a Grajaú por volta das 7h30, jantamos e pernoitamos na cidade, no Hotel Esperança.

(Grajaú/MA)

No domingo, dia 10 de julho de 2022, levantamos bem cedo para organizar a bolsa para seguir viagem. Às 6h já estávamos de pé. Depois da higiene pessoal realizada, fomos para o refeitório do hotel para o café da manhã. Na recepção acertamos o pagamento da estadia. 

(Vídeo de Joaquim Filho)

Fizemos contato com a nossa família e alguns amigos. Amarramos a bolsa na garupa da moto e seguimos viagem exatamente às 7h. 

(Ao passar no Posto de Fiscalização da cidade de Estreito-MA fizemos um vídeo sobre um momento vivido aqui com o meu amigo saudoso Brandinho)

TOCANTINS


Na cidade de Estreito, a última cidade do Maranhão, divisa com o Estado do Tocantins, ao passar em frente ao posto de fiscalização, uma lembrança nos veio à mente: um momento que vivemos na companhia do saudoso amigo Brandinho, fiscal da receita estadual, que há uns 20 anos, eu passava a trabalho pela cidade, ele me recebeu no alojamento em que ele ficava nos dias que estava de serviço. Ali fiz refeição a noite, pernoitei e tomei café da manhã. Para contar essa história nós paramos em frente ao local e fizemos um vídeo.



(Araguaína/TO)



(Deusa do Asfalto/Foto de Joaquim Filho)

GOIÁS


Dia 11 de julho de 2022, no terceiro dia de viagem adentramos ao Estado do Goiás. Quem for viajar por esses dias na estrada Belém - Brasília deve ter muita paciência, pois desde a cidade do Gurupi até chegar à Capital Federal umas 5 (cinco) praças de pedágios estão sendo construídas, pois isso significa que futuramente viajar vai ficar mais caro com tanto pedágio que o condutor de veículo vai ter que desembolsar. 


(Uma parada de quase uma hora aguardando a liberação da estrada nos locais onde estão sendo construídas praças de pedágios)

(Antes de chegar em Uruaçu-GO)


(Essa foto foi feita pelo senhor Pedro, um cidadão goiano que estava auxiliando no controle do trânsito na BR Belém - Brasília. Durante o tempo que ficamos esperando, conversamos bastante. Ele, um sujeito de paz e bem, muito comunicativo. Que Deus possa sempre abençoá-lo. Na volta, não olhei mais o senhor Pedro.)

(Foto/Pedro)

Imagens da BR no Estado do Goiás


O homem só é livre quando aprende a trilhar caminhos com os seus próprios passos.
Joaquim Filho



BRASÍLIA-DF.
Por volta das 16h nós adentramos em solo brasiliense, mas somente às 17h chegamos ao condomínio em que moram meu filho Wellington e sua esposa Thais, que me aguardavam na companhia de Deusa Helena. Kilometragem percorrida de Pedreiras à Brasília-DF de 1.746. 


(Penso que merecemos uma janta especial preparada pela minha nora Thais Lopes, depois de uma longa viagem cansativa e cheia de perigos e aventuras)

(Um brinde com o meu filho Wellington, o tesouro da minha vida)



Terça-feira, dia 12 de junho de 2022, uma circulada pelo centro industrial e comercial de Taguatinga na companhia da esposa Deusa Helena. 









Quarta-feira, dia 13 de julho, uma circulada pela esplanada dos Ministérios, Catedral, Palácio do Itamarati, Palácio da Alvorada, Conjunto Nacional e Quartel General do Exército para visitar o Tenente Sérgio Rodrigues, ex-chefe de instrução do Tiro de Guerra 08.008 de Pedreiras-MA.

UMA CIRCULADA PELO CENTRO DE BRASILIA/DF.




Visita ao nosso amigo Tenente Sérgio Rodrigues, ex-chefe de instrução do TG. 08.008, de Pedreiras-MA., nos anos 2018 e 2019. Uma pessoa do bem, leal e amigo, que deixou boas impressões humanas e de civilidade ao povo de Pedreiras. Fomos até ao Quartel  General do Exército nos encontrar com esse extraordinário militar do Exercito Brasileiro. Na oportunidade, aproveitamos para fazer um vídeo e uma foto com o amigo. 

(Tenente Sérgio Rodrigues, Quartel General do Exercito - Brasília/DF)

Brasília/DF é uma cidade que por mais que a gente conheça, não tem como ir lá e querer dar uma circulada pelo Planalto, passear no centro do poder da nação, não pelos políticos que ali circulam, mas pela beleza da arquitetura que tem a cidade que foi projetada. 

(Raquel Honorato, repórter Globo News)

(Equipe de jornalismo da Globo News: Raquel, Fernando e Débora)



























Dia 14 de julho de 2022, por volta das 6 horas da manhã nasceu a minha neta Cecília, uma das razões principais de termos realizado essa aventura de viajar de moto até Brasília. Cecília é a primeira filha do meu filho Wellington, que já mora há 6 anos em Brasília-DF.

(Cecília)

(Cecília)

No período da tarde, por volta das 15 horas, nós levamos a moto a uma autorizada Honda para troca de óleo, calibragem dos pneus verificação, verificação e ajuste na transmissão.



A noite fomos a um barzinho na companhia do nosso filho Wellington comemorar o nascimento de Cecília, regado a cerveja, assistindo ao jogo de São Paulo e Palmeiras.


Dia 15 sexta-feira passamos no Hospital Anchieta em Taguatinga para visitar a nossa netinha Cecília. Depois fomos dar um passeio no shopping JK.

OUTRAS IMAGENS




VISITA À CECÍLIA NO HOSPITAL ANCHIETA EM TAGUATINGA














Dia 16 de junho de 2022, sábado. Hoje é o aniversário de minha irmã Joselita. Levantamos cedo, tomamos o café da manhã e depois fizemos um vídeo parabenizando minha irmã. 

(Vídeo de parabéns para minha irmã Joselita)

Das 8 às 10 horas nossa atenção foi para ouvir o Canto da Princesa especial a Samuel Barrêto, dois anos da sua viagem fora do combinado, que estava sendo apresentado por Ruth Barrêto e Raquel Barrêto.

(Em Brasília, acompanhando o programa Canto da Princesa, edição 257, pelo aplicativo da Rádio FM Cidade de Pedreiras - 101,5)

(Novo visual em Brasília, através da tesoura mágica de Marcos, da Barbearia Nobre, em Taguatinga)





RETORNO - SAÍDA DE BRASÍLIA DOMINGO, DIA 17.07.2022, ÀS 5H DA MADRUGADA









(Hotel Paraíso da Serra)

(Figueirópolis-TO)

(Parada para abastecimento na cidade de Figueirópolis-TO)

UMA PARADA ÀS MARGENS DO RIO TOCANTINS 18.07.2022













PARADA EM BARRA DO CORDA-MA
18.07.2022




PERNOITE EM PRESIDENTE DUTRA-MA







CHEGADA A PEDREIRAS-MA

Quilometragem percorrida de 3.581 KM




























Nenhum comentário:

Postar um comentário