quinta-feira, 30 de maio de 2024

COLUNA DO CONFRADE DR. ALLAN ROBERTO


CORPUS CHRISTI- O que significa esse feriado católico que até a maioria dos católicos desconhece???

Membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras - APL

Antes de morrer, Cristo resolveu realizar uma última ceia com seus apóstolos. Essa cerimônia é cheia de simbolismos. Em Lucas 22, 7-20; Mateus 26, 17-30 e João 13, 4-16 podemos ler o Mestre instituindo o que os católicos denominam de dogma da Eucaristia, como também a Missa e o fenômeno da "transubstanciação".

Diz Jesus: "Tomai este pão e comei. Este é o meu corpo que é dado a vós. Tomai este vinho e bebei. Este é meu sangue que derramo por vós. É o sangue da NOVA e eterna aliança. Fazei isso em memória de mim."

Cristo dá a entender naquele momento que aquele pão e aquele vinho sejam seu corpo e seu sangue. Daí os católicos entenderem que ali Ele instituiu a Eucaristia.

Quando Ele pede que façamos aquilo em memória d'Ele, Ele institui a Missa católica, na qual há a consagração de pão e vinho e, pela transubstanciação, a transformação daquele pão e vinho no corpo e sangue de Cristo, que é partilhado aos fiéis presentes. E os evangélicos, em todas as suas denominações, para obedecer ao Mestre, em seus cultos, realizam a Santa Ceia, na qual os fiéis comem pão e tomam suco de uva no lugar do vinho.

Então quando o sacerdote católico, no momento da consagração eucarística, impõe as mãos sobre o pão e o vinho no altar, dogmaticamente ocorre o fenômeno da transubstanciação e aquelas substâncias transformam-se no corpo e sangue de Cristo.

Em meados do século VIII na cidade italiana de Lanciano um jovem padre era assoberbado por dúvidas enormes quanto a esses dogmas e verdades católicas. Ele não tinha certeza de que o pão e o vinho da missa se transformavam realmente em corpo e sangue de Cristo. E vivia uma dúvida íntima cruel. Não tinha paz de espírito. Foi quando numa missa em que iniciou a celebração, ele começou a se questionar sobre isso muito severamente. E, milagrosamente, no momento em que levantou o pão, aquele pão repentinamente transformou-se em carne viva e começou a sangrar!!! E ele, outros sacerdotes presentes e os fiéis caíram de joelhos!!!

Mais estranho ainda é que aquele pedaço de carne com o sangue coagulado foi recolhido e guardado. E os dias passavam e não apodrecia. E a Igreja resolveu investigar aquele mistério através da Ciência. Os mais renomados cientistas europeus da época foram convocados a analisar o material. Anatomistas, histologistas, patologistas...  Resultado: o peso do pedaço de carne é em miligramas idêntico ao peso do sangue coagulado que escorreu da carne.

A análise microscópica histológica da carne revelou ser um pedaço de coração humano. E pesquisas mais modernas de DNA demonstram ser aquele coração de um homem judeu de idade por volta de 30 anos e em stress profundo que viveu na época de Jesus.

Quem explica tanta coisa estranha que a Ciência diz não ter explicação???!...

Eu estive em passeio por Lanciano há aproximadamente 10 anos. Visitei o local do milagre. Uma igrejinha subterrânea que mais parece uma caverna. Visitei e estive há centímetros do pedaço de carne e do sangue coagulado que há 13 séculos está lá sem apodrecer com características de carne fresca.

Esse milagre eucarístico é o que justifica o feriado de Corpus Christi, isto é, do Corpo de Cristo.

Allan Roberto Costa Silva

Cidadão pedreirense.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário