sexta-feira, 3 de maio de 2019

Veja o que aconteceu passo a passo na Sessão Ordinária da CMP

Câmara Municipal de Pedreiras votou na Sessão de hoje o Projeto de Lei nº 004, de 05 de abril de 2019: Como disse o vereador Jotinha Oliveira, "aos 45 minutos do segundo tempo!"

(Uma sessão dentro da Sessão Ordinária, para decidir se colocava ou não em pauta o projeto que institui o plano de carreiras, cargos e salários e de valorização dos profissionais da educação básica.../Foto: Joaquim Filho)

(Foto: Joaquim Filho)

Hoje, 03/04, quando nós chegamos na Câmara Municipal de Pedreiras, por volta das 9h20, existia uma dúvida pairando no ar, se haveria a Sessão Ordinária ou não, pois até aquele momento ainda não havia a quantidade suficiente de vereadores para que desse quórum. Mas logo em seguida chegou a vereadora Ceiça, permitindo que o Vice-presidente Filemon Neto desse início à Sessão, já que o presidente Bruno Curvina naquele momento dava entrevista na Rádio FM Cidade no programa Tribuna 101. 

 (Vereadores interromperam a Sessão por alguns minutos para discutirem reservadamente sobre a questão do Projeto de Lei nº 004 não está na pauta do dia. Veio a pergunta: Coloca para votação, ou não?/ Foto: Joaquim Filho)

(Foto: Joaquim Filho)

Com a chegada do presidente Bruno Curvina, que logo articulou com os colegas um entendimento acerca do Projeto de Lei nº 004, que dispõe sobre a alteração da redação da Lei nº 1.286/2009, que institui o plano de carreias, cargos e salários da educação básica, no âmbito do poder executivo do município de Pedreiras e dá outras providências. Depois de ouvir a opinião de todos, chegou-se a um consenso que por se tratar de um projeto que visa a beneficiar uma classe que merece respeito e reconhecimento, o projeto deveria entrar na pauta do dia. E, assim, de forma democrática, depois de ouvir os colegas da Casa, colocou o projeto na pauta do dia.  

(Professoras e professores na Galeria aguardando o resultado dos senhores Edis, pois para eles)as), até então, era uma grande surpresa esse projeto não está na pauta do dia/Foto: Joaquim Filho)

Blog do Joaquim Filho conseguiu ter acesso a uma cópia do projeto com Dr. Rodrigo Cruz, assessor jurídico da CMP

- folha 01-


- folha 02 -

- folha 03 -

- folha 04 -

Na Sequência a assistente de plenário Gissele fez a leitura da Ordem do Dia, com base no Regimento Interno da Câmara Municipal de Pedreira, no seu art. 81, relacionaremos a pauta da Sessão Ordinária no dia 03 de maio de 2019. 

(Gissele/Foto: Joaquim Filho)

Indicação de nº  048/2019, de autoria do vereador Didi Motos, que "Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, a proceder com a Implantação da Camada Asfáltica na Rua Raimundo Araújo, bairro Vila das Palmeiras."

(Mesa Diretora/Foto: Joaquim Filho)


Moção de Aplausos 2019, de autoria do vereador Filemon Neto, "Aos cantores, músicos e compositores que participaram no Show Canta, Pedreiras, realizado no Teatro Arthur Azevedo, em São Luis, no dia 30 de abril, encerramento das comemorações dos noventa e nove anos de criação da cidade de Pedreiras, a eterna Princesa do Mearim, terra do saudoso compositor João do Vale." 

Moção de Pesar 2019, de autoria do vereador Elcinho Gírio, "Pelo falecimento da Senhora Leonilda Teixeira Alves, ocorrido no dia 01 de maio de 2019."

Moção de Pesar 2019, de autoria da Mesa Diretora, "Pelo falecimento da Senhora Tânia Maria de Sousa Santos, ocorrido no dia 02 de maio de 2019."

Acompanhe agora o que falou cada vereador na Sessão Ordinária do dia 03/05/2019

(Vereador Jotinha/Foto: Joaquim Filho)


Uma das finalidades do projeto é unificar as matrículas dos professores sem prejuízos de salários e carga horária de trabalho


O vereador Jotinha Oliveira, relator da Comissão de Legislação, Justiça e redação Final, responsável para entregar à Casa Legislativa em tempo hábil, o Projeto de Lei dos professores, justificou que o mesmo só chegou em suas mãos na segunda-feira e, que mesmo com um tempo escasso, deu toda atenção ao projeto, pois sabia que se tratava de algo sério, que visa a reparar perdas salarias e a valorização de uma categoria tão sofrida e desvalorizada, que é a classe de professores. Usou da palavra ainda para ser gentil e retribuir ao colega vereador Gard Furtado, que na Sessão de hoje o elogiou, pela competência e seriedade que o vereador Jotinha Oliveira vem dando dentro daquela Casa Legislativa. Depois que viu o presidente Bruno Curvina colocar o projeto para votação e ser aprovado, agradeceu a todos os colegas e, emocionado, disse que as pessoas deveriam acompanhar mais o trabalho dos vereadores, que muitas pessoas falam e escrevem nas redes sociais muita coisa, acusa e condena o vereador sem saber do que se passa na Câmara. Disse que o projeto deve ser aplaudido e ter um olhar diferenciado, pois só aconteceu nos 45 minutos de jogo. Disse que mesmo a contratempo, o projeto foi lido, analisado, debatido com o jurídico da Câmara e nada foi encontrada de ilegalidade. Sobre as obras que foram inauguradas no dia do aniversário de Pedreiras e que já estão aparecendo problemas, como reclamações de mal feitas, colocou-se a disposição com os demais vereadores para na próxima semana fazerem uma fiscalização. 

(Vereador Bruno Curvina/Foto: Joaquim Filho)

"Depois desse vídeo que circulou nas redes sociais da chuva na obra do calçadão do Paraíba, precisamos fazer uma visita técnica nessas obras."

O vereador Bruno Curvina ao chegar na Câmara para presidir a Sessão, encontrou uma grande dúvida e preocupação por parte dos companheiros pairando no ar, pois já que o projeto dos professores não estava na pauta do dia e existia um prazo que já estava se expirando, e além do mais, uma presença de um bom número dos profissionais de saúde na galeria, o presidente que não está mais na categoria de marinheiro de primeiro viagem, deu uma de mestre, imediatamente fez uma sessão dentro da sessão oficial e colocou aos edis a questão do projeto e esperou a opinião de todos que foram unânimes em dizer que se tratava de um ato de legalidade, pois era um direito da classe. E, assim, o presidente voltou para a Mesa Diretora, voltou a dirigir os trabalhos e colocou na pauta para a votação. Disse que na Câmara para se aprovar as coisas de última hora é muito complicado, mas como se tratava de algo justo e diferenciado, não tinha problema. Elogiou uma das pautas do salário na questão salarial, pois disse que o salário dos professores já não é tão alto, e se for para prejudicar os os mesmo, melhor que votemos e façamos justiça. Sobre as inaugurações de obras, disse não ter participado de nenhuma. Pensava, segundo ele, que essas obras pudessem repercutir de forma positiva, mas depois desse vídeo de uma chuva em que o teto da obra do calçadão do Paraíba mostra aquele vazamento, é preciso que nós vereadores possamos averiguar e convoco os vereadores para uma visita técnica nessas obras nessa próxima semana. 


(Vereador Robson Rios/Foto: Joaquim Filho)

O vereador Robson foi favorável ao projeto em favor dos professores, disse que não onera os cofres do município, é só uma forma de manter justiça e dá-lhes o seu direito merecido. "Até me causou estranheza esse projeta não ter entrado na pauta do dia, só depois foi que veio para votação!" Criticou veementemente as obras inauguradas no dia do aniversário de Pedreiras, a do beco do Paraíba e a do Bosque Seringal. Questionou esse negócio do governo dizer que inaugurou o Bosque Seringal. Falou que o Bosque Seringal já existe há vários anos. Segundo o vereador Robson Rios, o que foi inaugurado foi uma galeria muito mal projetada, mal feita e que está incompleta. Disse que não é engenheiro, mas sabe que ali foi tudo feito pelas coxas, superfaturamento, muito dinheiro para pouca coisa de péssima qualidade. Disse que até o letreiro BOSQUE SERINGAL foi de mal gosto, uma falta de respeito com o povo, feito de isopor, pois com as primeiras chuvas já foi para o espaço, o vento levou...! Voltou a criticar a situação precárias das estradas vicinais. Disse que no interior as pessoas não estão mais indo sepultar os seus ente queridos porque a estrada não tem como trafegar. Os alunos estão deixando de ir às escolas, os ônibus escolares não entram para buscá-los e levá-los de volta.  

(Vereadora Ceiça/Foto: Joaquim Filho)


A vereadora Ceiça em sua fala falou da Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Tânia Maria de Sousa Santos. Deu uma ênfase ao dia do trabalho, homenageou a trabalhadora e o trabalhador pedreirense e lembrou o dia 30 de abril como dia das mulheres. Foi mais uma que também reclamou da situação precária das estradas. Disse que já cansou de falar e pedir ao poder Executivo, mas não vem nenhuma resposta em ação e citou o descaso como uma irresponsabilidade do governo em não melhorar a trafegabilidade das estradas vicinais. Repudiou veementemente os últimos ataques que sofrera nas redes sociais nesses últimos dias. Citou de mente doentia pessoas fracas que querem manchar a integridade sua e de seu irmão, o  médico Humberto Feitosa, segundo colocado nas eleições passadas. A vereadora falou na tribuna da câmara que sempre em vésperas de eleições é normal aparecer irresponsáveis que querem chegar ao poder e já começam rasteiro, fazendo ataques pessoais, pisando e querendo derrubar os outros. Ainda na sua fala a vereadora repudiou a atitude irresponsável e sem ética de "blogueiros" sem nenhum escrúpulos que cedem espaço para loucos desequilibrados sair detonando os outros de graça, sem ter provas do que dizem e escrevem. "Esses "blogues" e seus "blogueiros" não têm nenhum compromisso com a verdade.", disse a vereadora.

(Vereador Zezinho do Amor/Foto: Joaquim Filho)

O vereador Zezinho do Amor usou a Tribuna para dizer que está solidário com a causa dos professores. Disse que votou a favor por ver que o projeto é viável e que essa classe já tão judiada não pode deixar de ter o seu apoio enquanto ele for vereador do povo. Mais uma vez cobrou do Executivo trabalho de infraestrutura em algumas ruas que ainda precisam de melhoria. Disse que já falou com o secretário Sérgio sobre a situação da rua por trás do colégio Corrêa de Araújo, que segundo ele, precisa ser olhada com mais dignidade. Sobre o Bosque Seringal, eu fiz um requerimento pedindo uma pista para práticas esportivas e até agora nada. Quero dizer que não participei de nenhuma inauguração, eu estava ocupado, correndo para cima e para baixo ajudando o povo, principalmente família que perderam seus ente queridos. "Por outro lado, quero destacar as inaugurações dos novos postos de saúde, vejo que a saúde está melhorando", disse o vereador. 

(Vereador Gard/Foto: Joaquim Filho)

O vereador Gard da tribuna fez menção de agradecimentos e destacou os postos de saúde que foram inaugurados nos povoados São Raimundo, Alto de Areia e Marianópolis. Justificou dizendo que não basta só ter uma estrutura física bonita e organizada, é preciso colocar bons profissionais e aparelhar esses postos para que amplie os serviços de saúde. Dirigiu-se aos professores e disse que em momento algum os vereadores pensaram em não votar o projeto da unificação de matrículas, eles apenas precisavam de um tempo para estudar e fazer a coisa com mais responsabilidade. 

(Vereador Filemon Neto/Foto: Joaquim Filho)

O vereador Flemon Neto em sua fala destacou o trabalho da presidente da FUP Francinete Braga, parabenizando-a pelos eventos culturais realizados durante a festa dos 99 anos de Pedreiras e o encerramento com o Show Canta, Pedreiras 99 anos, realizado no Teatro Arthur Azevedo, dia 30, em São Luis. Justificou a Moção de Congratulações e Aplausos que ora concede a todos os artistas envolvidos nesse projeto. 

(Vereador Adonias Quineiro/Foto: Joaquim Filho)

O vereador Adonias Quineiro reconheceu a luta e o empenho do seu colega vereador Jotinha Oliveira em ter interesse em colocar o projeto dos professores na pauta do dia. "Esse sua atitude mostra que você luta pelo povo de Pedreiras." disse Adonias, que ainda cobrou melhorias na rua 03 do Parque Henrique. 

  
 


 










































2 comentários:

  1. com uma matéria bem feita assim será se num tem contrato poeta? rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Quem disse que não tem contrato? Tem contrato, sim, com os anunciantes, que pagam para ter retorno em ver suas marcas aliadas à matérias com qualidade.

    ResponderExcluir