quinta-feira, 18 de maio de 2023

BLOG DO JOAQUIM NA ROTA DA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA

FOTOS E VÍDEOS DE UMA VIAGEM INESQUECÍVEL/PEDREIRAS - JACAREACANGA - PEDREIRAS.

EXPEDIÇÃO SELVA AMAZÔNICA - PERÍODO: 28/04/2023 A 12.05/2023.

O nosso ousado sonho de conhecer a região da Amazônica, viajar pela Rodovia Transamazônica, conhecer o ouro lado do Brasil, pessoas, novos lugares e culturas diferentes, sempre foi algo que nos moveu para uma realização.

E, eis que um dia chegou essa oportunidade através de dois amigos: o senhor Luiz da Farmácia (que já mora na região há 40 anos) e o Raimundo Aleixo, o popular Índio do Bar, que por já ter sido garimpeiro, conhece muito bem aquela região de garimpo e selva fechada. Sonhamos.

Fizemos planos. Programamos tudo direito para esse dia. Há quem não acreditava que faríamos, mas fizemos, com a graça de Deus e a bondade do senhor Luiz da Farmácia que nos recebeu e nos deu total apoio durante esses 15 (quinze) dias de aventura.

Valeu a pena, Joaquim Filho? Eu digo que sim, valeu. Faria outra vez, poeta? Faria com todo prazer e hei de fazer novamente um dia, se possível, indo mais longe ainda, adentrando mais e mais a floresta amazônica. Saímos de Pedreiras no dia 28 de maio de 2023, às 11h30.

Em Peritoró pegamos um ônibus da empresa Quaresma sentido Itaituba/PA. Chegamos em Itaituba no dia 30 de maio por volta das 11h.

Lá já estava nos esperando o senhor Luiz da Farmácia, na rodoviária, que de lá nos levou para uma de suas residências na referida cidade. Pernoitamos e somente na segunda-feira, dia 01 de maio foi que viajamos para a cidade de Jacareacanga, chegando no mesmo dias às 16h30.

Sem dúvida, uma longa viagem, cansativa, mas prazerosa para quem gosta de uma aventura. Uma vez que chegamos até o destino, os dias foram de novos conhecimentos dos costumes e da cultura do local.

Sem delongas, a melhor forma da nossa narrativa sobre essa expedição à região da Amazônia são as fotos e os vídeos que fizemos em todo o percurso, que compartilhamos com os nossos leitores.

Travessia na balsa do Rio Xingu.

Travessia na balsa no Rio Tapajós.

Chegada em Itaituba/PA em 30 de abril de 2023, às 15h30.

Viagem de Itaituba à Jacareacanga na companhia do senhor Luiz da Farmácia, Índio e Marcos Soares.

Chegada em Jacareacanga/PA em 01 de maio de 2023, às 16h30.

Visita à fazenda de Edivaldo, um pedreirense que há quase 40 anos mora em Jacareacanga/PA.

Um giro pela cidade de Jacareacanga/PA.

Viagem de barco de Jacareacanga ao Porto Rico, região de garimpo, pelos rios Sonrisal, Tapajós e Pacú.

Porto Rico/À, já na região de garimpo.

Vídeos da Expedição Rodovia Amazônica.