sexta-feira, 10 de maio de 2019

Nota de Passagem

A comunicação de Pedreiras está de luto. Lamentamos comunicar o falecimento do senhor João Floriano
(João Floriano/Foto: Joaquim Filho)

É com muito pesar que comunicamos a parentes e amigos o falecimento do nosso companheiro de comunicação, o senhor João Floriano, que por muitos e muitos anos foi o locutor oficial dos festejos de São Benedito, responsável por levar ao ar a VOZ DA PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO, que sempre no período do festejo em honra ao Santo Padroeiro da cidade, entrava em atividade.

O corpo está sendo velado no Centro Comunitário do Alto São José, em Pedreiras-MA. O falecimento do comunicador ocorreu na noite de ontem, 9 de maio.


Quem foi João Floriano?


PEDREIRAS, SUA HISTÓRIA E SUA GENTE...

“SEU” JOÃO FLORIANO, A VOZ DA PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO. UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE PEDREIRAS.  


“Estamos falando da voz da Paróquia de São Benedito, nesse quarto dia de festa em honra a São Benedito, esse ano de 2016, com o tema: Em Jesus Cristo, encontramos no Santuário uma porta aberta nos conduzindo à misericórdia de Deus Pai! Estamos trabalhando com o patrocínio especial do seu Armazém Paraíba, sucesso em qualquer lugar. Ouviremos agora a leitura do Evangelho do dia feita pela nossa irmã Raimunda Gama.”

Quem na cidade de Pedreiras não conhece ou nunca ouviu falar desse homem? Eu creio que todos, desde as crianças aos mais velhos, sabem da história e da luta de vida do senhor João Floriano.

Hoje (21), andando por aí, à toa, pelas ruas da cidade, eis que o encontrei justamente no patamar da Igreja de São Benedito. Ele estava na companhia de um dos seus filhos. Sentei ao lado dele e começamos a conversar.

O senhor João Floriano, para os nossos leitores de outras cidades, é locutor, é a pessoa responsável há mais de 50 anos pelos programas sonoros e religiosos da Paróquia durante o festejo de São Benedito.


Ele hoje está com 80 anos de idade e, segundo o filho dele, tudo começou ainda na época de Monsenhor Gerson, foi quando ele iniciou a fazer programa sonoro na Paróquia.

Por muitos e muitos anos, “seu” João tinha uma voz no alto São José. Eu me lembro de muito bem que quando vinha, à tardinha, do colégio Corrêa de Araújo, sempre ouvia a voz de João Floriano informando à toda população dos acontecimentos que ocorriam na cidade, assim como nota de falecimento, publicidade e nota de utilidade pública.


Apesar de ser um comunicador com o microfone na mão, mas pessoalmente é muito calado e muito tímido. Arrancar informações sobre a vida pessoal dele, é muito complicado. Ele fala que não gosta dessas coisas e fica encabulado.

Um homem simples, humilde e que durante todos esses anos de vida sempre procurou viver de forma correta, dando exemplo à família e a nós, seus conterrâneos, que temos o orgulho de dizer que Pedreiras tem mais um João que nos enche de orgulho – o comunicador de voz rouca que o povo aprendeu a ouvi-lo, amá-lo e respeitá-lo.
























Um comentário:

  1. Bom dia, meus pêsames aos familiares e amigos...
    Mais um João que deixou um legado ao povo pedreirense...
    Assinado:Antoniel e família.

    ResponderExcluir