segunda-feira, 19 de junho de 2023

SESSÃO FOTO-LINGUAGEM

 "... MAS HÁ OS QUE LUTAM TODA A VIDA E ESTES SÃO OS IMPRESCINDÍVEIS."

(Foto de Joaquim Filho, em 19.06.2023, às 9h30)

Hoje, segunda-feira dia 19 de junho de 2023, por voltas das 9h30, ao passar pela Rua Frederico Bulhão, eis que nós encontramos o "Chiquim". Não estamos falando de qualquer "Chiquim". Estamos nos referindo ao "Chiquim da Sucam", que na verdade fora batizado pelo nome de Francisco das Chagas Sousa, oriundo da cidade de Santa Quitéria do Maranhão. 

Ex-servidor público federal aposentado da SUCAM, chegou a Pedreiras em agosto de 1958, com 13 anos de idade. "Chiquim" é um dos poucos ex-atletas de Pedreiras que teve a honra de participar de uma partida de futebol entre as equipes pedreirenses Atlético e Palmeiras, que contou com a participação do gênio jogador saudoso Garrincha, um dos maiores jogadores do mundo de todos os tempos.

Na verdade, o que nos chamou a atenção e nos fez parar para conversar com ele, foi justamente a camisa a qual "Chiquim" estava vestido, com a estampa frontal dele com o saudoso jogador Garrincha. Sobre essa experiência única na sua vida, de ter participado de uma jogo que contou com o Garrincha, veja o que ele nos contou:

(Imagem retirada da Internet do site Globo Esporte em 19.06.2023, às 13h49)

- Joaquim Filho, o Garrincha naquela época realizou um projeto de jogar em várias cidades do Brasil, era uma forma de conseguir dinheiro para sustentar as oito filhas que ele tinha. No Maranhão ele passou em Bacabal, Barra do Corda, Codó, Pedreiras e São Luís. Aqui em Pedreiras, ele chegou em um dia de sexta-feira, ficou no hotel, eu fui visitar ele, conversei com ele... Naquela época eu jogava no Atlético que realizou um jogo com o Palmeiras que teve a participação especial do Garrincha, que veio com uma comissão de 5 (cinco) pessoas que organizavam tudo: ficava na porta, vendia os ingressos e todo o dinheiro era para ele. Joaquim Filho, no dia desse jogo, veio gente de várias cidades. O estádio não coube todas as pessoas que vieram das cidades de Esperantinópolis, Poção de Pedras, Lago da Pedra, Igarapé Grande e São Bernardo... Então, teve o jogo e eu fiquei na missão de marcar ele, coisa quase que impossível. O Garrincha foi o um craque. Ele era muito habilidoso, rápido, driblava como ninguém. Rapaz, ele fez um gol e falta no Pompeia muito lindo, coisa de craque. Foi um bom jogo, dia inesquecível na história do futebol de Pedreiras. O Garrincha tratou a todos com educação. Todos os jogadores gostaram dele. Isso foi em agosto de 1973. 































Um comentário:

  1. Boa tarden, Eu sou Sid Tempest , cantor , e
    Leitor desta página. Gostaria de dizer da minha felicidade de
    de saber sobre as curiosidades da minha querida cidade Pedreiras. Falo minha por sentir filho desta terra que amo e sou amado também . Es aqui que eu sempre encontro matérias muito importante para todos que gostam de saber mais sobre fatos de relevância para a história da cidade .
    Parabéns ao Joaquim e a todos que fazem esse trabalho de manter viva a cultura.

    ResponderExcluir