domingo, 19 de março de 2017

BLOG DO JOAQUIM FILHO DESCOBRE UM COFRE HISTÓRICO

COFRE QUE PERTENCEU A UM EX-PREFEITO DE PEDREIRAS É LOCALIZADO NO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOLIDÁRIA AO IDOSO 

(Foto: Joaquim Filho) 

Hoje pela manhã, nesse domingo, 19, o blog do Joaquim Filho realizou uma visita ao Centro de Assistência Solidária ao Idoso, localizado à Rua Carlos Martins, nº 12, no bairro Conjunto Seringal, aqui na cidade de Pedreiras-MA. 

Quando fazíamos algumas imagens na parte interna do Centro dos Idosos - com a permissão da administradora, claro - eis que de repente, observamos um cofre em um cômoda da residência. Até brincamos com a Dona Gracinha, perguntando se era naquele cofre que ela guardava o dinheiro da Instituição. Ela sorriu e disse: "Você nem imagina a quem pertenceu esse cofre! Esse cofre era de propriedade do ex-prefeito de Pedreiras, o saudoso Vicente Benigno. O cofre foi doado ao Centro por uma pessoa da família Benígno. Ele está aqui mais pelo valor histórico, pois dinheiro que é bom, a gente não tem para guardar nele."  Disse essas palavras e sorriu. 

Portanto, pelo amor de Deus, que ninguém pense entrar na Casa dos Idosos pensando que esse cofre guarda dinheiro. É como disse a Dona Gracinha: ele só guarda valor histórico de um grande homem que foi Vicente Benigno. 

(Foto: Arquivo do Joaquim Filho)

Vicente Lima Benigno Magalhães foi prefeito de Pedreiras através do Regime Discricionário, nos períodos: 13/05/1945 a 26/11/1945 - 25/02/1946 a 24/05/1946 e 31/01/1961 a 30/01/1966 através do Regime Constitucional. Contam os mais antigos, que Vicente Benigno, indiscutivelmente, foi o maior e melhor prefeito na história de Pedreiras. Honesto, trabalhador, um administrador nato e que deixou grandes obras que estavam além do seu tempo, obras essas que ainda hoje podem ser constatadas na cidade de Pedreiras. 

(Foto: Sandro Vagner)

Contam também os mais antigos, que esse homem era tão honesto que quando deixou a Prefeitura, ficou dinheiro nos cofres do Município para o novo administrador que o sucedera naquela época, coisa que jamais se vê nos dias de hoje, pois é o contrário, os que saem hoje do poder, deixam uma lista de dívida e rombos para o que entra. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário